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Inscrições prorrogadas: Turmas em Nazaré Paulista/SP e Porto Seguro/BA

24 de junho de 2021 Por Paula Piccin

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Até 07 de agosto às 17:00, as inscrições estão abertas para o processo seletivo das suas turmas do Mestrado Profissional da ESCAS em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.  

A turma São Paulo conta com duas bolsas de estudo – uma integral e outra semi-integral – ambas vinculadas ao WWF (EUA) via o Programa Russel Train/Education for Nature (EFN). Já a turma Bahia tem o valor das mensalidades parcialmente subsidiado pelos parceiros: Instituto Arapyaú e Veracel.

EDITAL PORTO SEGURO (BA)

EDITAL NAZARÉ PAULISTA (SP)

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IPÊ leva conhecimento ambiental a jovens atletas do Red Bull Bragantino

24 de junho de 2021 Por Paula Piccin

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*Com informações de Red Bull Bragantino

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho), o IPÊ foi convidado para um encontro virtual com os jogadores do Sub-14 e Sub-15 do Red Bull Bragantino, time da cidade de Bragança Paulista. 

O objetivo principal do encontro foi proporcionar aos atletas uma reflexão acerca das relações humanas com os recursos naturais do planeta, a partir de um entendimento prévio, que foi compartilhado pela Magda Andrade, assistente social do Massa Bruta e Andrea Pupo Bartazini, coordenadora de projetos de educação ambiental do IPÊ,sobre a importância da preservação e conservação ambiental, sustentabilidade e reciclagem.

Já no início da conversa, os meninos foram questionados sobre o que passava na mente deles quando o assunto era Meio Ambiente, e as reações foram muito positivas, ditando o ritmo da conversa. Na sequência, Andréa mostrou uma apresentação sobre a Mata Atlântica, bioma predominante na região de Jarinu. 

“Nosso objetivo com as atividades educativas é contribuir na conscientização acerca do papel individual e coletivo dos adolescentes/atletas com o ambiente, pois consumimos recursos naturais o tempo todo. E, com essas ações, esperamos gerar atitudes mais conscientes e responsáveis na relação com a natureza”, ponderou, Magda Andrade.

Durante todo o encontro, a participação e o interesse da garotada chamaram a atenção das mediadoras, e ao final, foi possível notar o entendimento por parte dos jovens jogadores acerca do tema, como foi o caso de Arthur Ribeiro, do Sub-15:

“Eu gostei bastante da atividade, me ajudou muito a ter uma visão diferente sobre o assunto. Algumas coisas que eu não sabia que faziam mal ao meio ambiente e agora eu pude aprender, trazendo coisas boas à minha mente”. 

A conversa terminou falando um pouco sobre o papel de todos na conservação da Biodiversidade e o que cada um pode fazer para ajudar a diminuir o impacto ecológico.  Para Andrea Pupo, o papo foi bem agradável e proveitoso.

“Foi muito interessante, porque eram meninos de 13, 14 e 15 anos muito atentos e participativos. Uma coisa que me chamou muito a atenção e foi o fato de os meninos terem chamado familiares para assistir a apresentação e isso me deixa muito feliz, é um sinal que as pessoas estão sensibilizadas, querem ouvir falar sobre Meio Ambiente, querem aprender mais e eu espero de verdade que os meninos possam ser exemplos de pessoas e futuros atletas que possuem esse olhar sensível para a conservação ambiental”. Finalizou coordenadora de projetos de educação ambiental do IPÊ.

Essa não foi a primeira vez que o Red Bull Bragantino se juntou ao IPÊ em ações para a conscientização sobre o meio ambiente. Em outubro de 2020, o clube promoveu uma ativação social no Twitter, arrecadando mudas para o reflorestamento de uma área localizada no Sistema Cantareira. https://www.redbullbragantino.com.br/noticia/red-bull-bragantino-enfrenta-as-queimadas-da-regiao-em-jogo-promovido-no-twitter 

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ESCAS-IPÊ traz Carlos Klink em Aula Magna gratuita. Inscreva-se agora!

24 de junho de 2021 Por Paula Piccin

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Inscreva-se para a Aula Magna gratuita sobre Mudanças Climáticas, com Carlos Klink, professor convidado do Mestrado Profissional e da Pós-graduação Lato Sensu da ESCAS e um dos principais especialistas no tema. Klink possui 30 anos de experiência nos temas uso da terra, mudança do clima, financiamento verde e capacitação, em parceria com instituições públicas, privadas, acadêmicas e ONGs, no Brasil e no exterior. Foi Secretário Nacional para Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente/MMA e Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente.

A Aula Magna é iniciativa é da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ.

“Neste ano, no final de abril, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden convidou as principais lideranças políticas, econômicas, científicas e da sociedade civil mundiais para um summit on climate. A pauta é clara: como as maiores economias do planeta podem e devem fortalecer sua ambição no combate aos efeitos da mudança global do clima. O objetivo já está definido: limitar o crescimento do aquecimento global a 1,5° C até o fim do século. O desafio é certamente monumental e requer uma concertação de esforços: planos de ação, mudanças econômicas e tecnológicas, negociações políticas e jurídicas; já se nota em muitos países engajamento da sociedade civil, da academia, das empresas, dos bancos, e dos governos. E no Brasil, para onde iremos?”, comenta Carlos Klink. 

Programe-se! Interessados receberão certificado de participação. 

CLIQUE AQUI E PARTICIPE

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IPÊ, ELTI and UFSB provide free course to professionals in southern Bahia

10 de novembro de 202223 de junho de 2021 Por Paula Piccin

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Until September, about 20 professionals working in southern Bahia will participate in the  Environmental and Productive Adequacy in Rural Properties course, with 90 hours of duration.

The initiative seeks to empower people to develop low-impact agriculture. It is the result of a network construction between ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (School of Environmental Conservation and Sustainability), IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas (Institute for Ecological Research), ELTI – Environmental Leadership & Training Initiative, of the Yale University School of Forestry, and Federal University of Southern Bahia (UFSB).

“Nowadays, it is very necessary to increasingly stimulate the creation and development of leaders in the agricultural extension field, which is something of great importance for the country, especially if carried out with agroecological bases,” says Simone Tenório, who coordinates the initiative with researcher Maria Otávia Crepaldi, both from IPÊ.

The course aims to expand the knowledge necessary for agricultural extension in the present times and foster the sharing of knowledge, bearing in mind the implementation of practical actions in the region. Because of the pandemic, the course is online, but its program has been designed towards practical exercises. Students have a strong performance in the region, which also has the potential to strengthen networking.

“In addition to the students of NEA – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agroecologia e Produção Orgânica Pau Brasil (Center for Studies and Research in Agroecology and Organic Production), from the Federal University of Southern Bahia (UFSB), we invited some participants who work in the region as extensionists, technicians or even analysts in the agriculture, forestry or environmental fields, that were recommended by the following institutions: Programa Arboretum (Arboretum Program), Rede de Povos da Mata Atlântica (Atlantic Forest Poeples Network), Instituto Floresta Viva (Living Forest Institute), Ciclos, Secretaria de Agricultura da Bahia (Bahia’s Department of Agriculture), IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Institute of Forestry Research and Studies), Instituto Mãe Terra (Mother Earth Institute) and Instituto Arapyaú (Arapyaú Institute). For extension students of UFSB, the course integrates the pedagogical project of Residence in agroecological practices and counts as credit”, adds Maria Otávia.

Key topics discussed are: Climate, agriculture, agroecology and public policies to encourage rural producers; Environmental planning and adequacy; Agricultural extension and participatory planning; Agroforestry systems; Silvopastoral systems, Native forestry; Ecological restoration and monitoring; Biodiversity conservation; Certification (carbon and organic); Rural business management; Practices in environmental and productive adequacy.

The opening of the course featured the master class with Carlos Klink, a reference in land use, climate change, green financing and partnerships.

Partnership for sustainable development in southern Bahia

ELTI operates in Brazil, Colombia, Panama, the Philippines and Indonesia, through a network of partnerships with civil society organizations. The new partnership with ESCAS-IPÊ and UFSB is an innovation for all organizations, and brings together the expertise and the the purpose of taking education on rural techniques and sustainability to more and more people in various parts of Brazil. “I thank everyone involved in this project. This is a new course for us as well, developed within this new phase of partnerships”, commented Eva Garen, director of ELTI.

Biologist Saskia Santamaría, associated with the Neotropics Training Program, ELTI/Panama, highlighted the importance of adding varied knowledge. “This is our 26th course, through which we aim to align the theoretical components with application in the field. We have partners that help us adapt their knowledge according to each reality. In addition to the courses, we also provide technical support and mentoring for the effective implementation in the field of what has been learned”.

More than 8,100 leaders have already participated in the courses developed by ELTI along with its partners. The Yale Initiative has an open library with more than 800 publications in the field of tropical restoration in Portuguese, English, French and Spanish.

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IPÊ é parceiro do Proteja: biblioteca virtual sobre áreas protegidas no Brasil

18 de junho de 2021 Por Paula Piccin

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O Portal Proteja (www.proteja.org), que chega com o compromisso de constituir a maior biblioteca virtual sobre áreas protegidas do Brasil, será lançado em 24 de junho, às 16h, num evento on-line que reunirá representantes de entidades civis, governamentais, acadêmicas e universitárias e demais pessoas interessadas no tema da conservação ambiental. Inscreva-se aqui.

Com uma plataforma digital robusta e eficiente, o Proteja é uma iniciativa multiatores que conta com a participação de 16 organizações socioambientais e engloba outras ações, como o Proteja Talks – uma série de palestras inspiradas no TED Talks destinada a promover o debate, dar voz aos diversos atores e mostrar diferentes perspectivas de entendimento do tema – e podcasts que apresentam as ameaças e pressões sofridos por esses territórios, assim como as mais recentes e inovadoras ações para protegê-los.

A iniciativa busca o engajamento de novos parceiros como organizações não governamentais, associações comunitárias, universidades e institutos de pesquisa atuantes em todo o país. A intenção é que essas entidades possam utilizar o portal como fonte de informações para campanhas de sensibilização, estudos, pesquisas, projetos e, ao mesmo tempo, contribuam na produção de conteúdo com base em suas atividades ligadas às áreas protegidas. 

O objetivo do Portal Proteja é facilitar o acesso a dados confiáveis e informação de qualidade de forma organizada sobre áreas protegidas para subsidiar o trabalho dessas organizações, auxiliar nos processos de tomada de decisão e facilitar a compreensão do tema. A finalidade é ainda colaborar para o fortalecimento dos profissionais e das instituições comprometidas com a defesa, conservação e desenvolvimento sustentável das áreas protegidas do Brasil através do diálogo e ações coletivas. 

O Proteja oferece acesso gratuito a todos os interessados e é gerido por meio de parceria das mais respeitáveis instituições socioambientais da sociedade civil. 

Entidades parceiras do Portal Proteja: Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Fundação Vitória Amazônica (FVA), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Instituto Floresta Tropical (IFT), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Instituto Socioambiental (ISA), Associação de Defesa Etnoambiental (Kanindé), The Nature Conservancy (TNC), Wildlife Conservation Society (WCS) Brasil , Woodwell Climate Research Center e World Wild Fund for Nature (WWF) Brasil. 

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Rede pública de ensino em Nazaré Paulista terá Escolas Climáticas gratuitamente por meio do IPÊ

18 de junho de 2021 Por Paula Piccin
Educadora mostra experimento sobre infiltração da água da chuva no solo

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As ações de educação ambiental em Nazaré Paulista/SP ganharam um novo impulso agora com o novo projeto “Escolas Climáticas do Cantareira”, uma iniciativa promovida gratuitamente às escolas do município pelo IPÊ  em parceria com o IAMAR – Instituto Alair Martins, braço social do Grupo Martins. Mais de 1.000 estudantes serão beneficiados, das séries finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. 

O projeto visa a implementação de cinco medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas em cinco escolas do município, localizado na região do Sistema Cantareira. Cisternas para armazenar água da chuva, hortas e canteiros agroflorestais, ponto de coleta seletiva de resíduos sólidos, produção de mudas e plantio de árvores nativas estão entre os exemplos de equipamentos de educação para a sustentabilidade com potencial de instalação nas escolas climáticas.  

“Trabalharemos com a formação de coletivos envolvendo as comunidades escolares (estudantes e responsáveis, professores, funcionários)  que participarão de oficinas de capacitação. Em conjunto, vamos planejar, implementar e monitorar as medidas em resposta aos desafios das mudanças climáticas nas escolas”, explica Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental do IPÊ. 

A aproximação de empresas com as Escolas Climáticas também está contemplada no projeto. “Vamos envolver colaboradores/voluntários de empresas – localizadas nas regiões provedora e beneficiada pela água do Sistema Cantareira e também do Sistema Martins – em ações realizadas nas escolas. Tivemos experiências nesse formato em propriedades rurais que superaram as expectativas de todos os envolvidos. Esse intercâmbio de conhecimentos e experiências intergeracionais têm o potencial de somar esforços com os desafios das escolas da região e de revelar novas perspectivas para os colaboradores”, pontua a educadora. 

O projeto “Escolas Climáticas do Cantareira” também fortalecerá mais uma frente já trabalhada pelo IPÊ: o desenvolvimento de materiais específicos para educadores. “No IPÊ acreditamos no potencial de compartilharmos conhecimento construído em conjunto por pesquisadores e comunidades. No projeto Semeando Água, por exemplo, realizado no Sistema Cantareira em oito municípios, incluindo Nazaré Paulista, disponibilizamos uma série de materiais gratuitos no site do projeto. Com as Escolas Climáticas do Cantareira vamos dar sequência a esses materiais e incluiremos também boletins exclusivos para as empresas que aderirem ao voluntariado.”.

A equipe do projeto já está em contato com as equipes escolares. Inicialmente, o projeto será realizado de julho de 2021 até junho de 2023.

Há mais de 20 anos, o IPÊ realiza ações na área de educação ambiental em Nazaré Paulista. As atividades já chegaram gratuitamente a 100% das escolas municipais de Nazaré Paulista e, desde 2013, as ações foram ampliadas para outros sete municípios do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 7,6 milhões de pessoas apenas na região metropolitana de São Paulo, além de Campinas e de Piracicaba.

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Grupo de Teatro se mobiliza e doa mais de 800 km para o IPÊ via Km Solidário

17 de junho de 2021 Por Paula Piccin

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Captura de Tela 769Em tempos de pandemia, o sedentarismo tem preocupado educadores. Silvia Masulo, coordenadora do Grupo de Teatro Fazendo Arte Fazendo Parte – projeto de inclusão de pessoas com deficiência intelectual, de Atibaia/SP, está entre eles. “Com o isolamento social, as aulas de teatro têm acontecido de forma 100% online. Como as pessoas têm permanecido mais tempo em frente ao computador, comecei a pensar em uma forma das pessoas realizarem alguma atividade física regular ao ar livre, que tivesse um incentivo a mais, valor agregado”.

No início de junho, Silvia conta que lançou para a turma de cerca de 20 alunos, entre 14 e 65 anos, a Gincana Fazendo Arte e Fazendo Bem, utilizando como gancho as festas juninas. “Em ano de pandemia, os alunos foram estimulados a realizar atividade física com o uso do aplicativo Km Solidário com doações feitas ao IPÊ.  A ideia é o quanto nós, como grupo, conseguimos realizar. Minha expectativa inicial era de contabilizarmos 40 km, fiquei muito surpresa quando descobri que superamos os 830 km”. 

Silvia comenta que a adesão da turma superou as expectativas. “Eles se apaixonaram e comentaram que vão continuar depois do período da gincana. A doação para o IPÊ é sem dúvida um estímulo à atividade física.  O pessoal realmente se envolveu porque nos primeiros dias cada família postava 3 km, 5 km, depois começaram a postar 7 km, 12 km. Algumas pessoas com dificuldade de mobilidade caminham 1 km ou menos, mas está valendo o importante é o coletivo. Um dos alunos pediu inclusive uma bicicleta emprestada para contribuir com o IPÊ, uma graça. O que começou como uma gincana virou a atividade da família. Essa é uma atividade possível na pandemia que deve continuar depois que esse período passar.”

Durante as aulas de teatro os alunos compartilham as experiências. “Pela diversidade da faixa etária houve também uma troca de experiência, um suporte dos mais jovens às pessoas que não têm tanta familiaridade com o uso de aplicativos”, pontua a educadora. “O grupo também está estimulando que familiares e amigos incorporem a atividade física no dia a dia. Indiretamente, a gincana já impactou mais de 60 pessoas”, complementa a educadora.

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Conheça os depoimentos de quem escolheu a ESCAS

16 de junho de 2021 Por Paula Piccin

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“O mestrado da ESCAS tem três pontos-chave. O primeiro é o networking, você tem de fato contato com os principais especialistas da área do Brasil. A parte dos Seminários é fantástica! O networking é muito forte também entre os alunos. Outro ponto é o da sustentabilidade na prática. Tive experiência em outras instituições de ensino e na maioria das vezes é um conhecimento muito acadêmico, a teoria. Na ESCAS é o lado prático, você tem um trabalho direcionado para aplicação, para aquilo com que você está trabalhando e isso é muito forte. O mestrado da ESCAS mudou muito a minha visão, a forma com que eu consigo atuar com base na experiência que eu tive na ESCAS”, Jeilly Viviane Ribeiro, engenheira agrônoma, diretora da Polímata Soluções Ambientais – egressa da Turma Bahia.

“O mestrado da ESCAS era algo que já há muitos anos eu estava aguardando a oportunidade de fazer. Era algo que eu queria muito pensando em um curso voltado para a conservação e superou as minhas expectativas. Eu lia sempre os depoimentos, conversava com algumas pessoas, mas só fazendo mesmo o mestrado para saber”, Flávia Balderi, uma das fundadoras e secretária executiva da Associação Ambientalista Copaíba – egressa da Turma São Paulo. 

“Captura de Tela 2017 07 20 as 14.32.35O mestrado profissional simplesmente me deu a possibilidade e pensar fora da caixa. Durante o estudo tive a oportunidade de fazer estágio em Londres (junto ao criador da sustentabilidade (John Elkington) e escrever um livro como tese. Hoje o livro é utilizado como referência bibliográfica de concurso público”, Rafael Chiaravalloti (foto), egresso e atualmente professor da ESCAS, pesquisador do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, do Smithsonian Conservation Biology (Estados Unidos) e diretor científico da Ecoa – Ecologia e Ação – egresso da Turma São Paulo.

“Fiquei muito feliz com o mestrado, me senti em casa por conta da proposta, por ser um mestrado interdisciplinar e que buscava colocar em prática a transdisciplinaridade, o fazer acadêmico. O mestrado me deu solidez, me fez reconhecer que posso fomentar projetos nesse caminho de tecer redes de produção e consumo, economia solidária e consumo responsável”. Juca Ulhôa Cintra Paes da Cunha, economista que está entre os fundadores e atuais conselheiros da SER – egresso da Turma Bahia. 

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Inscrições prorrogadas até 07 de agosto para o Mestrado Profissional ESCAS-IPÊ

10 de novembro de 202216 de junho de 2021 Por Paula Piccin

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Interessados têm até 07 de agosto às 17:00 para realizar a inscrição e concorrer a uma vaga no Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. A ESCAS/IPÊ abre edital para duas turmas: Nazaré Paulista/SP e Porto Seguro/BA. 

O conhecimento estratégico obtido durante o curso proporciona ao aluno articular a ciência como aliada das melhores decisões no dia a dia profissional, a partir da análise crítica.

Profissionais que atuam nas esferas governamental, na iniciativa privada e no terceiro setor encontrarão uma jornada de aprendizado inovadora com sólidos conhecimentos científicos, múltiplas vivências relacionadas aos principais temas do Desenvolvimento Sustentável, além de governança e resolução de desafios reais. 

Por conta da pandemia, o processo seletivo será realizado a distância. 

As aulas das duas turmas terão início em  setembro de 2021. Importante destacar que o Mestrado conta com formato híbrido, com aulas online e presenciais. Para a turma São Paulo as aulas presenciais serão realizadas na sede da ESCAS, em Nazaré Paulista. Já para a turma Bahia as aulas serão ministradas na RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel, em Porto Seguro. A ESCAS segue as orientações científicas e a partir delas toma decisões no contexto da pandemia quanto ao formato de cada módulo, se online ou presencial.

Com duas linhas de Pesquisa: Conservação da Biodiversidade /  Meio Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade, o mestrado profissional atrai o interesse de profissionais de diversas formações, como biólogos, engenheiros agrônomos e florestais, gestores socioambientais, coordenadores e diretores da área de Responsabilidade Socioambiental que têm em comum o objetivo de transformar realidades, criar/aperfeiçoar processos, ampliar o diálogo com os diferentes atores sociais e assim promover o Desenvolvimento Sustentável.

No corpo docente estão profissionais que são referência em suas áreas de atuação, eles estão na ponta da inovação socioambiental, tanto em projetos no terceiro setor, quanto na iniciativa privada e na esfera governamental. Assim o aluno tem acesso ao conhecimento prático, com direito ao compartilhamento dos desafios enfrentados por esses profissionais, com todos os aprendizados inerente à superação. Entre os propósitos do Mestrado ESCAS/IPÊ está a formação de profissionais capazes de transformar desafios em oportunidades.

O Mestrado Profissional da ESCAS na Bahia é subsidiado parcialmente pelos parceiros: Instituto Arapyaú e Veracel; o que também contribui para valores mais acessíveis na mensalidade. Para a turma de 2021, a mensalidade tem o valor de R$ 350,00. Importante: cada aluno selecionado assinará um contrato com o programa, se comprometendo a reembolsar o investimento feito pelos parceiros caso abandone o curso ou descumpra as cláusulas de contrato e regimento do curso.

Bolsas de Estudo

Para a Turma 2021 ESCAS São Paulo são oferecidas duas bolsas de estudo do WWF/EUA – Programa Russel Train/Education For Nature (EFN). Uma das bolsas cobre 100% do valor do curso e é destinada a um candidato proveniente dos estados da Amazônia Legal, ou países da Amazônia Andina. Já a segunda bolsa de estudo, subsidia 40% do valor da mensalidade, é destinada a quem desenvolverá o Trabalho de Conclusão sobre os temas relacionados no edital, como Conservação de ecossistemas e restauração para proteger, restaurar e evitar a degradação da biodiversidade; Justiça socioambiental para promover o respeito aos direitos socioambientais; Envolvimento da sociedade em estilos de vida sustentáveis e Economia verde para desenvolver soluções que demonstrem que é possível atingir desenvolvimento econômico sem impactos ao meio ambiente e respeitando os direitos das pessoas. 

Na turma de 2019, a bolsa de estudo da mesma instituição foi destinada a José Palahv Gavião, o primeiro aluno indígena do Mestrado Profissional da ESCAS. “Procurei onde eu iria me encaixar melhor em um Mestrado, que tivesse a ver comigo e com a minha cultura. Fiquei sabendo sobre a ESCAS e que a escola tinha uma bolsa. Decidi que era a hora” comenta. 

“O projeto que estou desenvolvendo no Mestrado é justamente para criar uma cadeia de valor para a castanha coletada no nosso território. Para que seja vendida pelos indígenas, diretamente, sem atravessadores, com um preço mais adequado. Já ajudei a construir uma cooperativa e estamos buscando melhorar a coleta, modernizar o que conseguimos. Quero aprender mais sobre como fazer isso e estou conseguindo com apoio do curso e das pessoas que estou tendo contato.”, conta o egresso.

Confira os editais e inscreva-se:  

https://conteudo.escas.org.br/mestrado-da-bahia-2021

https://conteudo.escas.org.br/mestrado-nazare-paulista

Conheça os depoimentos de quem já fez essa escolha!

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Artigos sobre Tatu-Canastra: confira uma lista!

15 de junho de 2021 Por Paula Piccin

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Publicamos diversos artigos em 2020. Muitos com temas inéditos.

Maturidade sexual do tatu-canastra. Avaliamos que agora ela varia de 7 a 8 anos em vez de 12 meses. Isso é de importância fundamental para a conservação, pois o tempo de geração listado anteriormente em 21 meses é agora de 33. https://doi.org/10.4404/hystrix-00375-2020

Primeiro artigo abrangente sobre ecologia espacial do tatu-canastra publicado: https://doi.org/10.1093/jmammal/gyz172

Primeiro artigo sobre nosso projeto de grade de armadilhas fotográficas de 6 meses e estudo de telemetria de 8 anos, com resultados aceitos para publicação
https://doi.org/10.31687/saremMN.20.27.2.0.08

Primeiro artigo sobre anestesia e cirurgia de quatro espécies de tatu selvagens:
https://doi.org/10.1638/2017-0194

Primeiro artigo descrevendo parasitas zoonóticos no tatu-canastra e em outras espécies de tatu no pantanal e no Cerrado:
https://doi.org/10.1111/tbed.13839

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