Pular para o conteúdo
  • IPÊ
    • Sobre o IPÊ
    • Missão
    • Nosso Credo
    • Governança
    • Staff Senior
    • Ipeanos
    • Estratégias
    • Apoiadores e Parceiros
    • Prêmios
    • Imprensa
    • Onde Estamos
    • Nossos Resultados
    • Relatórios Anuais
    • Seja nosso Parceiro
  • Doe Agora
    • Doe Florestas
    • Por que doar?
    • Arredonde Suas Compras
    • Doe com PayPal ou Conta Corrente
    • Doações internacionais
    • Adote uma Espécie
    • Proteja o Sistema Cantareira
  • Notícias
    • Últimas Notícias
  • Projetos
    • Baixo Rio Negro
    • Nazaré Paulista
    • Pantanal e Cerrado
    • Sul da Bahia
    • Pontal do Paranapanema
    • Projetos Temáticos
      • Voluntariado para Conservação
      • Pesquisa e Desenvolvimento / P&D
      • Áreas Protegidas
      • Integração Escola e Comunidade
      • Projeto Escolas Climáticas
      • Paisagens climáticas
      • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • Negócios Sustentáveis
    • Marketing Relacionado a Causas
    • Cases de MRC
    • Modelos de Parcerias
    • Iniciativas para Doação
  • Soluções em Educação
    • Escas
    • Mestrado Profissional
    • Pós-graduação
    • Cursos de Curta Duração
  • Publicações
    • Flora Regional
    • Boas Práticas em UCs
    • Atlas Cantareira
    • Artigos Científicos
    • Séries Técnicas, Guias e Outros Materiais
  • Estatuto
  • Código de Ética
  • Parcerias Públicas
  • Fale Conosco
  • Português

Projeto Semeando Água lança Trilha de Aprendizagem para educadores e Revista para jovens sobre o Sistema Cantareira

23 de agosto de 2021 Por Paula Piccin

::cck::841::/cck::
::introtext::

Professores da rede pública de ensino de Nazaré Paulista (SP) vão receber gratuitamente materiais desenvolvidos pela equipe do Projeto Semeando Água que têm como proposta ampliar a discussão com alunos do 4º ao 9º ano na área socioambiental. “Vamos iniciar esse ciclo com dois materiais: a Trilha de Aprendizagem, referência didática, voltada aos educadores que lecionam para jovens do 4º ao 9º ano e a Revista do projeto para os estudantes”, afirma Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Semeando, uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, para aumentar a resiliência do Sistema Cantareira. 

Para educadores

A Trilha de Aprendizagem, uma parceria com a Baquara Educativa, será enviada por WhatsApp para os educadores de Nazaré Paulista a partir da segunda quinzena de agosto e também já está disponível gratuitamente no site do projeto. “O envio do material que está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) marca o início desse novo ciclo do Projeto Semeando Água. A expectativa é ampliarmos em breve esse trabalho para mais sete municípios da região do Sistema Cantareira: Bragança Paulista, Joanópolis, Mairiporã e Piracaia (SP), além de Camanducaia, Extrema e Itapeva (MG)”, antecipa Andrea. 

“Um dos pontos altos da Trilha é o aprendizado aplicado na prática nas escolas, mas com potencial de ser replicado nas casas dos alunos, dos educadores ou ainda em espaços públicos que vão além do ambiente escolar”, revela Andrea Pupo, que à frente da área de Educação Ambiental do Projeto Semeando, elabora materiais para educadores da região desde 2015. 

Para alunos

Cerca de 1.500 estudantes de Nazaré Paulista vão receber a Revista Novas formas de pensar podem resolver problemas antigos que também está disponível gratuitamente no site do projeto. Na publicação, a personagem Joana apresenta os principais desafios da região do Sistema Cantareira e as escolhas estratégicas para transformar esse cenário.  

“Esse conhecimento é essencial para quem vive na região do Sistema Cantareira, como os estudantes de Nazaré Paulista, mas também para os moradores da região metropolitana de São Paulo, que estão a cerca de 100 km do Sistema Cantareira, mas se beneficiam da água da região. Quanto mais as pessoas entenderem sobre a importância de formas de produção sustentável, mais próximos estaremos do aumento da resiliência do Sistema”, destaca Andrea Pupo.

O Projeto Semeando Água conta com apoio da Caterpillar Foundation, da Tree Nation, da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. São parceiros do projeto: a UFLA – Universidade Federal de Lavras, a UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos, Unifesp – Universidade Federal de São Paulo (São José dos Campos), Instituto Florestal, entre outros. 

::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::

::cck::841::/cck::

Categorias Notícias
Programe-se! Live sobre Os Grandes Programas de Conservação na Amazônia + Lançamento da Série Técnica
Novo ciclo de educação ambiental em escolas de Nazaré Paulista com projeto Semeando Água, do IPÊ

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts Recentes

  • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima organiza Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente de Alto Rio Novo 
  • Com dois anos de safra interrompida, cacau silvestre renasce na Reserva Chico Mendes
  • Projeto REFLORA conclui primeira etapa de plantio de mudas de árvores na Amazônia  
  • Programa de Mestrado Profissional da ESCAS-IPÊ abre processo seletivo para bolsas de estudo
  • Em ano de revisão da situação da anta brasileira na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção do ICMBio, projeto ressalta a importância da espécie para a biodiversidade  

Publicações

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013

Categorias

  • Áreas Protegidas
  • Baixo Rio Negro
  • Boas Práticas
  • Cases de MRC
  • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • COP-16 Agenda
  • COP16
  • Cursos
  • Depoimentos
  • Doe
  • Home
  • Iniciativas para Doação
  • IPÊ
  • IPÊ
  • Não categorizado
  • Negócios Sustentáveis
  • Notícias
  • Paisagens Climáticas
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Pontal do Paranapanema
  • Projetos
  • Projetos Temáticos
  • publicacoes
  • ra.2022
  • Relatórios Anuais
  • Uncategorised

Onde Estamos

Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041

Mapa para o IPÊ
Escritórios

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin

Política de Privacidade
Ouvidoria

Termos de Uso | Estatuto
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: [email protected]

plugins premium WordPress
  • Português