Onde Estamos
Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041
Biólogo formado pelo Instituto de Biociências da USP, Mestre e Doutor em Ecologia pela mesma universidade. Sua pesquisa se concentra na ecologia da paisagem, conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos, além da priorização de áreas para conservação e restauração. Ele já publicou mais de 30 artigos em veículos nacionais e internacionais. É revisor de várias revistas científicas internacionais e, em 2008, seu artigo figurou entre os 50 mais citados na revista Biological Conservation. É professor permanente na ESCAS e ministrou dezenas de cursos sobre Sistemas de Informação Geográfica e Ecologia da Paisagem para mais de 600 estudantes e profissionais em biologia da conservação.
Bióloga e professora formada em Ciências Ambientais pela Universidade de São Francisco (Estado de São Paulo) e possui MBA em Gestão e Empoderamento Social pela Fundação Instituto de Administração. Ela trabalha no IPÊ desde 1998 e tem se dedicado a questões relacionadas ao desenvolvimento institucional. Coordena a Unidade de Negócios Sustentáveis com o apoio da Fundação Avina e gerencia parcerias estratégicas com o setor privado. Isso aumenta a visibilidade do Instituto e promove a criação, desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços que levam a uma renda alternativa nas comunidades onde o IPÊ está presente.
Bióloga pela UFPR, Especialista em Biologia da Conservação pela UEMS e Doutora em Engenharia Ambiental pela USP. Ela concentra suas experiências profissionais e produções acadêmicas principalmente em áreas protegidas, gestão de áreas protegidas e ferramentas de gestão ambiental.
s "Hero for the Planet" for his actions in biodiversity conservation. Between 1997 and 2007 he received three Claudio possui Mestrado em Estudos Latino-Americanos e Doutorado em Ecologia pela Universidade da Flórida (EUA). Ele é professor aposentado da Universidade de Brasília. Atualmente, Claudio é reitor da ESCAS e Vice-Presidente do IPÊ. Ele também é associado sênior do Centro de Pesquisa Ambiental e Conservação da Universidade Columbia e diretor internacional de conservação da Wildlife Trust Alliance (EUA). Atualmente, ele é conselheiro da FUNBIO e do WWF-Brasil. Ele recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Latino-Americano de Empoderamento Social (2010) e o Prêmio Brasileiro de Empoderamento Social (2009). Em 2002, juntamente com Suzana Pádua, foi considerado pela revista Time como "Herói do Planeta" por suas ações na conservação da biodiversidade. Entre 1997 e 2007, ele recebeu três prêmios nacionais e três prêmios internacionais de conservação. Ele publicou dois livros e mais de trinta artigos de pesquisa e divulgação em revistas nacionais e internacionais.
Christiana formou-se em 1987 pela UFRuRJ. Ela possui Mestrado e Doutorado em Ecologia pela Unicamp e especialização em Manejo de Vida Selvagem pelo Smithsonian Institution. Ela trabalha no IPÊ desde a sua fundação em 1992, com gestão de espécies ameaçadas e comportamento animal. Atualmente, Christiana coordena o Programa de Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.
(Sem Informações)
Eduardo é Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", possui Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Pesquisa Ambiental pelo Imperial College London. Ele faz parte do IPÊ desde 1992 e participa de diversas iniciativas relacionadas à pesquisa e conservação na Mata Atlântica e na Amazônia, com foco em serviços ecossistêmicos e projetos de sequestro de carbono. É autor do livro "Fragmentos Florestais do Pontal do Paranapanema". Ele é bolsista de várias organizações, incluindo: Lead - Programa de Liderança para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o Programa de Educação para a Natureza Russel E. Train e o Programa de Bolsas de Conservação e Sustentabilidade da Fundação Alcoa. Desde 2008, ele é diretor executivo do IPÊ e gerente de conteúdo da Arvorar Forestry Solutions.
Bióloga, Mestre em Ciências Biológicas - Zoologia, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Ela concentra suas pesquisas na gestão de áreas protegidas, monitoramento da biodiversidade e envolvimento da comunidade.
Graduado em Comunicação Social pela FAAP - Fundação Armando Alvarez Penteado e em Administração de Empresas pela FAAT - Faculdades Atibaia. Ele está envolvido no IPÊ desde 1995. Em 2000, participou do início das atividades do IPÊ no Baixo Rio Negro como coordenador financeiro de projetos com recursos do FNMA - Fundo Nacional do Meio Ambiente, PCE - Projeto Corredores Ecológicos, USAID Brasil, ARPA - Áreas Protegidas da Amazônia e uma iniciativa de capacitação para gestores públicos de áreas protegidas na Amazônia. Desde 2009, ele é o coordenador administrativo e financeiro da ESCAS.
osé possui Mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Amazonas. Ele trabalha no IPÊ desde 1995, quando participou da "Agenda Conhecer", uma iniciativa do IPÊ em Nazaré Paulista para redefinir alternativas de desenvolvimento sustentável na região. Em 2000, ele começou a trabalhar com o IPÊ no Baixo Rio Negro, no Estado do Amazonas, onde permaneceu até 2008. Aqui, o IPÊ mantém cooperação técnica com entidades federais, estaduais e municipais para apoiar a gestão das unidades de conservação da região. Hoje, José coordena o Centro Brasileiro de Biologia da Conservação.
Laury é Engenheiro Florestal formado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Ele possui Mestrado em Biologia da Conservação pela Universidade da Flórida (EUA) e Doutorado pela Universidade de Kent (Reino Unido). Ele concentrou sua pesquisa na ecologia de grandes mamíferos, conservação e restauração de paisagens fragmentadas e no empoderamento da comunidade. Ele já publicou mais de quarenta artigos em publicações nacionais e internacionais. Ele é membro da Ashoka Fellow para o empoderamento social e recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Whitley Gold (2002) da Princesa Anne da Inglaterra, um prêmio considerado o Oscar da conservação.
Maria é formada pela Unesp de Assis-SP, possui Mestrado em Educação Ambiental pela USP de São Carlos e especialização em Biologia da Conservação pela Universidade Columbia (EUA). Ela coordena o programa de Educação Ambiental do IPÊ desde 1992. Ela desenvolve programas de educação para a conservação, proteção e valorização de áreas naturais protegidas e biodiversidade local. Os programas socioeducativos que ela coordena são voltados para a formação contínua de professores, diretores de escola e administradores de educação, além de estudantes, mulheres em comunidades de assentamento, tomadores de decisão e comunidades locais. Durante três anos, ela integrou e treinou jovens de áreas urbanas e assentamentos de reforma agrária em educação e sustentabilidade socioambiental. Ela é autora de vários artigos publicados no Brasil e no exterior e de materiais de ensino em Educação Ambiental.
Patrícia é engenheira florestal com graduação pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Selvagem pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Gestão da Biodiversidade pelo Instituto Durrell de Conservação e Ecologia da Universidade de Kent (Reino Unido). Ela desenvolve programas de pesquisa e conservação da anta brasileira na Mata Atlântica e no Pantanal. Patrícia é presidente do Grupo de Especialistas em Anta da IUCN/SSC desde 2000 e membro da rede brasileira do Grupo de Especialistas em Criação de Conservação da IUCN/SSC desde 2004, além de ser membro da Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN. Ela recebeu três prêmios internacionais, incluindo o Prêmio Harry Messel de Liderança em Conservação da Comissão de Sobrevivência de Espécies em 2004, o Prêmio Golden Ark da Fundação Golden Ark na Holanda em 2008 e o Prêmio Whitley da Whitley Fund for Nature (Reino Unido) em 2008.
Jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo, com especialização em Meio Ambiente e Sociedade pela FESP/SP e MBA em Comunicação Corporativa pela Aberje/SP. Ela possui experiência em veículos de mídia como TV Cultura, Companhia de Notícias, Jornal da Grande ABC e Notícias Populares, além de comunicação institucional para ONGs. Ela trabalha no IPÊ desde 2003 e coordena o departamento de comunicação desde 2011.
Suzana Machado Padua possui doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília e mestrado em Educação Ambiental pela Universidade da Flórida. Ela começou a trabalhar com Educação Ambiental em 1988, quando fundou e coordenou um programa no Parque Estadual Morro do Diabo, no Pontal do Paranapanema, por três anos. Ela realizou pesquisas em Educação Ambiental e publicou vários trabalhos no Brasil e no exterior. Suzana ministra cursos de Educação Ambiental para professores e profissionais no Brasil e no exterior. Ela é membro ativo da Wildlife Trust Alliance no Brasil, fellow da Ashoka, líder da Avina e representante da Comissão de Educação e Comunicação da IUCN para a América do Sul. Suzana ajudou a fundar o Centro Brasileiro de Biologia da Conservação (CBBC), que oferece cursos em diversas áreas socioambientais, muitos em parceria com agências brasileiras e internacionais. Suzana contribui para cursos na ESCAS; Ela recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Prêmio Latino-Americano de Empoderamento Social (2010) e o Prêmio Brasileiro de Empoderamento Social (2009), o Prêmio de Cidadania Global Décimo (2007), o Prêmio da Sede Nacional Bahá'í do Brasil, o Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental (2006), o Prêmio Forbes das Mulheres Mais Influentes do Brasil, o Prêmio Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil (2005), o Prêmio Claudia Magazine (2002) e o Prêmio Conde Nast Traveler.
Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041
Termos de Uso | Estatuto
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: [email protected]