Pular para o conteúdo
  • IPÊ
    • Sobre o IPÊ
    • Missão
    • Nosso Credo
    • Governança
    • Staff Senior
    • Ipeanos
    • Estratégias
    • Apoiadores e Parceiros
    • Prêmios
    • Imprensa
    • Onde Estamos
    • Nossos Resultados
    • Relatórios Anuais
    • Seja nosso Parceiro
  • Doe Agora
    • Doe Florestas
    • Por que doar?
    • Arredonde Suas Compras
    • Doe com PayPal ou Conta Corrente
    • Doações internacionais
    • Adote uma Espécie
    • Proteja o Sistema Cantareira
  • Notícias
    • Últimas Notícias
  • Projetos
    • Baixo Rio Negro
    • Nazaré Paulista
    • Pantanal e Cerrado
    • Sul da Bahia
    • Pontal do Paranapanema
    • Projetos Temáticos
      • Voluntariado para Conservação
      • Pesquisa e Desenvolvimento / P&D
      • Áreas Protegidas
      • Integração Escola e Comunidade
      • Projeto Escolas Climáticas
      • Paisagens climáticas
      • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • Negócios Sustentáveis
    • Marketing Relacionado a Causas
    • Cases de MRC
    • Modelos de Parcerias
    • Iniciativas para Doação
  • Soluções em Educação
    • Escas
    • Mestrado Profissional
    • Pós-graduação
    • Cursos de Curta Duração
  • Publicações
    • Flora Regional
    • Boas Práticas em UCs
    • Atlas Cantareira
    • Artigos Científicos
    • Séries Técnicas, Guias e Outros Materiais
  • Estatuto
  • Código de Ética
  • Parcerias Públicas
  • Fale Conosco
  • Português

Novo ciclo de educação ambiental em escolas de Nazaré Paulista com projeto Semeando Água, do IPÊ

10 de novembro de 202223 de agosto de 2021 Por Paula Piccin

::cck::842::/cck::
::introtext::

Horta semeando agua2Em breve, mais uma escola pública localizada na região do Sistema Cantareira contará com horta. Os canteiros já estão prontos na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monsenhor Afonso, localizada em Nazaré Paulista (SP). Agora, os próximos passos incluem a mobilização de alunos, da equipe escolar e da comunidade, por meio de uma parceria entre o Projeto Semeando Água, do IPÊ, e o Projeto Semear, da prefeitura de Nazaré Paulista. 

Na segunda-feira (23/08), Andrea Pupo, coordenadora de educação ambiental do Projeto Semeando Água apresentou aos educadores do município a proposta da Trilha de Aprendizagem, durante o HTPC – Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo. “Desenvolvemos um material que mostra as conexões entre água, floresta, alimento e produção sustentável. O objetivo é apoiarmos os professores, por meio de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Acreditamos que mostrar na prática aos alunos a aplicação do conhecimento contribui com o aprendizado”.  

Roseli Novais, diretora da Escola Monsenhor Afonso, destaca o potencial de mobilização de ações como essa. No ciclo anterior do Projeto Semeando Água, Roseli estava à frente da Escola Municipal Faustino Penalva, que implementou uma série de ações propostas pelo projeto, por meio de atividades pedagógicas e acompanhadas de perto pela equipe do IPÊ.  “Dessa vez estou à frente da Escola Monsenhor Afonso e além da equipe escolar e dos alunos, a expectativa é envolvermos também a comunidade. Os alimentos cultivados na horta serão incluídos na merenda. Vamos convidar todos esses públicos para plantar, regar, colher os alimentos, participar dessas ações”. 

As equipes do Projeto e da escola adiantaram juntas a implementação dos canteiros que em breve vão receber as sementes e os cuidados de mais pessoas. “À medida que avançarmos com os educadores com a Trilha de Aprendizagem contaremos com mais práticas sustentáveis no município”, antecipa Pupo.  

Multiplicar boas práticas

Em 2019, duas escolas receberam a visita de Marcos Vinícius da Silva Almeida, Gestor de Projetos Ambientais / Responsabilidade Social / Programas Ambientais da Petrobras, patrocinador do Projeto Semeando Água, entre elas a Escola Municipal Faustino Penalva, sob a direção de Roseli Novais. 

“Quando assumi como diretora a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monsenhor Afonso liguei logo para a Andrea Pupo, do Projeto Semeando Água/IPÊ e dessa forma já conseguimos preparar os canteiros. A experiência que tive com toda a equipe do projeto na Escola Faustino foi ótima, de parceria! Com a divulgação da Trilha da Aprendizagem terá início um novo ciclo de trabalho, é um desafio, mas sou otimista por tudo o que conquistamos na Escola Faustino”, revela a diretora. 

O Projeto Semeando Água, do IPÊ, conta com apoio da Caterpillar Foundation, da Tree Nation, da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. São parceiros do projeto: a UFLA – Universidade Federal de Lavras, a UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos, Unifesp – Universidade Federal de São Paulo (São José dos Campos), Instituto Florestal, entre outros.

Saiba mais sobre as ações de educação ambiental em andamento em Nazaré Paulista (SP)

Projeto Semeando Água lança Trilha de Aprendizagem para educadores e Revista para jovens sobre o Sistema Cantareira

Rede pública de ensino em Nazaré Paulista terá Escolas Climáticas gratuitamente por meio do IPÊ

::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::842::/cck::

Categorias Notícias
Projeto Semeando Água lança Trilha de Aprendizagem para educadores e Revista para jovens sobre o Sistema Cantareira
Relatório de Atividades 2020

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts Recentes

  • Com dois anos de safra interrompida, cacau silvestre renasce na Reserva Chico Mendes
  • Projeto REFLORA conclui primeira etapa de plantio de mudas de árvores na Amazônia  
  • Programa de Mestrado Profissional da ESCAS-IPÊ abre processo seletivo para bolsas de estudo
  • Em ano de revisão da situação da anta brasileira na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção do ICMBio, projeto ressalta a importância da espécie para a biodiversidade  
  • Vaga: assistente administrativo-financeiro para Projeto GEF Territórios da Vida Silvestre

Publicações

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013

Categorias

  • Áreas Protegidas
  • Baixo Rio Negro
  • Boas Práticas
  • Cases de MRC
  • COP-16 Agenda
  • COP16
  • Cursos
  • Depoimentos
  • Doe
  • Home
  • Iniciativas para Doação
  • IPÊ
  • IPÊ
  • Não categorizado
  • Negócios Sustentáveis
  • Notícias
  • Paisagens Climáticas
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Pontal do Paranapanema
  • Projetos
  • Projetos Temáticos
  • publicacoes
  • ra.2022
  • Relatórios Anuais
  • Uncategorised

Onde Estamos

Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041

Mapa para o IPÊ
Escritórios

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin

Política de Privacidade
Ouvidoria

Termos de Uso | Estatuto
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: [email protected]

plugins premium WordPress
  • Português