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Vaga para jornalista no projeto Semeando Água

29 de setembro de 2021 Por Paula Piccin

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O IPÊ abriu vaga para contratação de pessoa jurídica (jornalista) para a prestação de serviços em comunicação no Projeto Semeando Água, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental.

Para mais informações e candidatura, acesse o Edital:

EDITAL JORNALISTA
FICHA DE INSCRIÇÃO

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Projeto “Semeando Água” abre processo seletivo para duas vagas de estágio

29 de setembro de 2021 Por Paula Piccin

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O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas vem divulgar o presente edital para seleção e contratação dois estudantes dos cursos de Ciências Ambientais (Biologia, Ecologia, Engenharia Florestal e Ambiental, Agronomia, Zootecnia); no âmbito do projeto Semeando Água.

Os estudantes vão atuar nas áreas de planejamento da paisagem, produção rural sustentável, restauração florestal e educação ambiental do projeto. 

Acesse Edital – Estágio Semeando

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Educação e mobilização social para a mudança é foco de novo projeto no ES

29 de setembro de 2021 Por Paula Piccin

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Uma das abordagens mais importantes do projeto Educação, Paisagem e Comunidade é o envolvimento da sociedade para a transformação ambiental. Realizado atualmente nos municípios de Águia Branca e Alto Rio Novo (ES), esse trabalho do IPÊ utiliza como ferramentas a educação e a agroecologia.

Extensionista e pesquisadora nas áreas socioambientais e agroecologia, há 14 anos, Vanessa Silveira é a educadora ambiental responsável pelo projet. Ela dedica a sua carreira a projetos e pesquisas socioambientais, mais especificamente com comunidades tradicionais atingidas por conflitos ambientais. Graduada em Filosofia, foi membro do Núcleo de Investigação em Justiça Ambiental – NINJA, do Departamento de Ciências Sociais – UFSJ, e é mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Internacional de Andaluzia, Espanha. 

Aqui, Vanessa fala um pouco mais sobre as expectativas sobre esse trabalho que deve envolver mais de 140 famílias.

Qual é a sua ligação com projetos em áreas rurais?

Desde o início da minha atuação em campo, em 2006, tenho observado as tantas formas de desigualdade na apropriação de espaços e recursos, e vejo como um trabalho de assessoria técnica, de forma atenta e comprometida, pode intervir positivamente nessa realidade. Gosto de pensar na agroecologia como uma forma de se colocar no mundo, reconhecendo todo conhecimento e sabedoria ainda guardados por membros de comunidades rurais. Ao meu ver, é aí que está grande parte das respostas à crise socioambiental que vivemos hoje. E é no campo onde também me vejo como sujeito capaz de apoiar processos de transformação socioambiental.

Qual é a importância da mobilização social, participação comunitária na transformação socioambiental?

O processo de modernização da agricultura imposto nas últimas décadas tem causado diversos impactos negativos, tanto ambientais quanto sociais, e muitas vezes por não reconhecer a cultura e as necessidades específicas de cada agroecossistema, uniformizando as práticas agrícolas e ignorando os conhecimentos tradicionais. Acredito que a nossa missão é estarmos atentos à diversidade, tanto biológica quanto cultural e assim agirmos de forma local, no intuito de resgatar e muitas vezes ressignificar as formas de interação com a natureza. É importante observar como a cultura está intrinsecamente ligada ao território, o uso que se faz dele e como isso reflete na paisagem. E é nesse sentido que não consigo enxergar transformação socioambiental sem participação social.

Quais são os planos do projeto Educação, Paisagem e Comunidade para essa participação social?

A princípio, o Projeto Educação, Paisagem e Comunidade pretende conhecer as particularidades de cada um dos Assentamentos Rurais e a partir daí traçar estratégias de participação e envolvimento em consonância com a realidade local. A mobilização e organização social estão diretamente relacionadas ao fortalecimento das identidades, reconhecimento das características e necessidades específicas, autoestima e, claro, um diálogo assertivo. Nesse sentido, acredito que valorizar a cultura local, os saberes tradicionais e as práticas peculiares de subsistência é capaz de mobilizar e unir as pessoas em prol de um bem comum. Da mesma forma, a identificação e formação de núcleos dentre suas dimensões singulares como é o caso de mulheres, jovens e agricultores familiares, se mostra fundamental para as estratégias de engajamento. Isso está aliado a dois fatores fundamentais: o estabelecimento de relações de confiança e o olhar atento às necessidades subjetivas e peculiares entre si. O papel da educação se mostra imprescindível nesse processo, sempre no intuito de trocar conhecimentos e construir juntos alternativas sustentáveis de manejo, produção e conservação das áreas prioritárias, assim como no apoio a alternativas para geração de renda e melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas. 

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ESCAS-IPÊ inicia duas turmas de Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável

28 de setembro de 2021 Por Paula Piccin

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O ano letivo para os cerca de 30 profissionais que escolheram o Mestrado da ESCAS para aperfeiçoamento profissional começou em setembro. Por conta da pandemia, o curso terá formato híbrido com aulas presenciais e online síncronas, o que permite a interação via vídeo (ao vivo) com colegas e professores. 

A turma Nazaré Paulista que reúne profissionais de todas as regiões do país contou com aulas presenciais – seguindo todos os protocolos de segurança – na sede do IPÊ, em Nazaré.  A disciplina “Educação Ambiental, Ética e Aspectos humanos ligados à Sustentabilidade”, ministrada por Suzana Padua, fundadora e presidente, abriu a programação. Suzana trouxe à tona a importância da educação ambiental para quem atua com conservação da biodiversidade e compartilhou a própria experiência. “No início, o IPÊ era só ciência, mas logo percebemos a importância de transmitir o conhecimento, os valores, as nossas experiências para uma nova geração”, destaca Suzana.  

Como forma de mostrar múltiplas vivências contou nessa aula com a participação de duas educadoras ambientais do IPÊ: Andrea Pupo, à frente dos projetos do IPÊ, em Nazaré Paulista, e Maria das Graças de Souza (Gracinha), que lidera dos projetos do IPÊ na área de Educação Ambiental, na região do Pontal do Paranapanema. Suzana também convidou para essa aula a consultora e educadora Débora Ricardo Bastos.

Já a turma da Bahia, uma parceria entre a ESCAS/IPÊ, o Instituto Arapyaú e a Veracel, teve início com uma semana de apresentações à distância. “Priorizamos com a turma da Bahia a integração entre os alunos e também com a instituição que escolheram para cursar o Mestrado e o IPÊ, já que a ESCAS é a frente de Educação do instituto”, explica Cristiana Martins, coordenadora do Mestrado Profissional da ESCAS. Todos os alunos da turma da Bahia contam com 80% do valor da mensalidade subsidiado pelos parceiros. 

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o IPÊ e a ESCAS direto da fonte, com a apresentação “História de uma Jornada pela Conservação da Biodiversidade no Brasil” de Claudio Padua, fundador do IPÊ e reitor da ESCAS. Claudio trouxe a história do IPÊ, que se mistura com a própria trajetória, o modelo IPÊ de conservação, cases de projetos, além de tendências de mercado. O reitor contou aos alunos sobre as atuais atividades que vem desenvolvendo e os aprendizados nesses mais de 30 anos dedicados à biodiversidade. 

“Lá no início quando iniciamos, eu achava que se soubesse tudo tecnicamente, cientificamente sobre elementos da biodiversidade eu conseguiria fazer conservação. Mas em pouco tempo descobrimos que isso não era verdade, nem mesmo ser o expert da ciência seria o suficiente.  Conservação da biodiversidade envolve muitas variáveis (além da biodiversidade), como educação ambiental, conservação de habitat, envolvimento comunitário e desenvolvimento sustentável, conservação da paisagem e influenciar políticas públicas”, destaca Padua. 

Para Cristiana Martins, coordenadora do Mestrado Profissional, começar o curso com a apresentação do Claudio é sempre inspirador. “Ele conta os bastidores de como o IPÊ começou, os aprendizados que foram essenciais para que tanto o IPÊ como a ESCAS avançassem. Algo que fica muito evidente na aula do Claudio é a importância das diferentes formações e vivências em prol da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável, quanto mais pluralidade, melhor”. 

As aulas presenciais da turma Bahia serão realizadas RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel, em Porto Seguro. 

Bolsas de Estudo 

Neste ano, além das duas bolsas de estudo do WWF/EUA – Programa Russel Train/Education For Nature (EFN) mencionadas nos editais, a ESCAS conseguiu oferecer mais seis bolsas aos candidatos, confira!

  1. Bolsa 100%: WWF/EUA – Programa Russel Train/Education For Nature (EFN) destinada a candidato proveniente dos estados da Amazônia Legal, ou países da Amazônia Andina. 
  2. Bolsa 40%: WWF/EUA – Programa Russel Train/Education For Nature (EFN) destinada a quem desenvolver o Trabalho de Conclusão sobre os temas relacionados no edital.
  3. Bolsa 77%: Fundo de Bolsas
  4. Bolsa 50%: Fundo de Bolsas
  5. Bolsa 50% Fundo de Bolsas
  6. Bolsa 100%: ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
  7. Bolsa 50%: Grupo MIDAS
  8. Bolsa 50%: Projeto Semeando Água

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Relatório de Atividades traz o que de melhor fazemos pela conservação da biodiversidade

21 de setembro de 2021 Por Paula Piccin

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No Relatório de Atividades do IPÊ, você confere os resultados de um ano inteiro de dedicação à biodiversidade brasileira e os nossos avanços em pesquisa de fauna, educação e restauração florestal.

Além disso, também tem livre acesso aos números institucionais, nossos parceiros e apoiadores, já que a transparência de nossas ações é um compromisso com a sociedade.

Navegue em português e inglês, pelo smartphone ou computador. Você também pode compartilhar informações ambientais do relatório em suas redes sociais. Acesse e descubra como.

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ESG Na Prática: IPÊ e LinkedIn debatem o tema em evento online

20 de setembro de 2021 Por Paula Piccin

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ESG Na Prática
Lições de Parcerias e Negócios para um mundo em transformação
04 DE OUTUBRO

O IPÊ e o LinkedIn promovem, no dia 4 de outubro, encontro com convidados de OSCs, empresas e governo, para falar sobre os desafios da prática, os cases de sucesso e o futuro do ESG.

Profissionais que estão na linha de frente de projetos com foco em transformação socioambiental vão dividir com o público temas como implementação de parcerias, mensuração de resultados em ESG e os desafios enfrentados neste contexto. Como resultado, após o evento, os participantes receberão um e-book do evento com os cases detalhados, além do balanço dos debates, com o objetivo de somar conhecimento sobre como o ESG pode fazer parte dos negócios e sobre como os profissionais de vários setores podem contribuir para uma agenda mais do que positiva para a sociedade.

CONFIRA AS SESSÕES:

Sessão 1
9H00

Novos modelos de produção agropecuária
Como dar escala a projetos silvipastoris

Mediadora: Miriam Perilli, PhD – coordenadora de projetos IPÊ

Henrique Borges – Head of Milk and Dairy Ingredients – Danone

Caio Rivetti – proprietário da Fazenda Gordura

Leonardo Rezende – Fazenda Triqueda

Nabil Kadre – BNDES

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Sessão 2
10H30

Restauração com impacto socioambiental e econômico para a empresa: De que formas mensurar o investimento em florestas

Laury Cullen Jr. – Coordenador dos projetos de restauração do IPÊ

Taciana Abreu – Diretora de Marketing da FARM

Marcela Porto – Head de Comunicação da Suzano

Plinio Ribeiro – Co-fundador e CEO da Biofílica

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Sessão 3
14H00

Economia Verde: Habilidades e Profissões para um Mundo Sustentável

Mediador: Rudi Solon – Linkedin

Claudio Padua – ESCAS/IPÊ

Joaquim Levy – Diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercados no SAFRA

Fabio Alperowitch – Diretor da FAMA Investimentos

Carolina Santos Pecorari – Diretora de Sustentabilidade & ESG LATAM – Cervejaria AMBEV

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Sessão 4
15H30

Soluções aos consumidores: produtos e serviços para impacto socioambiental

Andrea Peçanha – Coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis do IPE

Fernanda Romano – Diretora de Marketing de Alpargatas

Bruna Sabóia – Gerente de Sustetanbilidade – Americanas

Adriana Barbosa – CEO da Aceleradora Preta Hub

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Sessão 5
17H00

Como evitar o ESG washing?
Boas práticas para parcerias intersetoriais e mensuração

Moderadora: Graziella Comini – professora associada da FEA/USP e vice-presidente do IPÊ

Selma Moreira – Diretora Executiva do Fundo Baobá

Adriana Machado – Fundadora do Briyah Institute

Ricardo Batista – CEO do Tribanco

Tarcila Ursini – EB Capital

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PANTANAL: 17 milhões de animais morreram nos incêndios de 2020

15 de setembro de 2021 Por Paula Piccin

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Um levantamento feito por um grupo de 30 cientistas, com participação do pesquisador do IPÊ, Rafael Chiaravalloti, revela que cerca de 17 milhões de animais vertebrados morreram nos incêndios no Pantanal, em 2020. Eles contabilizaram as carcaças por meio de amostragens nas áreas queimadas. O estudo foi liderado por Walfrido Tomas, da Embrapa Pantanal. 

O impacto dessa perda de biodiversidade é significativo, conforme aponta Rafael, que é também pesquisador da Imperial College London e professor do Mestrado Profissional da ESCAS IPÊ. Ele destaca que o número de 16.952 milhões de vertebrados se refere aos animais que morreram imediatamente por conta dos incêndios, mas os efeitos para a vida selvagem são ainda mais drásticos. “No estudo, destacamos que apesar de ser um número elevado não inclui os animais que morreram buscando refúgio em tocas e também não contabiliza os animais que morreram em consequência dos incêndios, como por exemplo pela dificuldade em encontrar recursos, como água e alimento”.

A pesquisa ressalta que a intensificação dos incêndios está entre as mais visíveis consequências das mudanças climáticas. Em 2020, por exemplo, o bioma registrou 40% de redução no volume de chuva e aumento na temperatura média de 2ºC, desde 1980; essa combinação criou as condições ideais para o cenário de destruição de 2020.  “Ações como desmatamento e uso inadequado do fogo aliado às mudanças climáticas tornam o Pantanal um bioma extremamente vulnerável às ações do homem”, destaca Chiaravalloti. 

Os resultados do estudo impressionam mesmo quem esteve no campo, contabilizando carcaças, como Gabriel Oliveira, mestrando em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS. “Sempre que havia um grande foco de incêndio, no dia seguinte estávamos no campo, fazíamos transectos – trilhas em linha reta na área queimada em que caminhávamos contabilizando as carcaças. Tinha que ser no dia seguinte porque a degradação da carcaça é muito rápida por conta de predadores como gaviões, por exemplo. No campo, a gente já tinha uma ideia de que pequenos mamíferos e répteis teriam sido muito atingidos, mas o número do estudo foi chocante”.

Plano estratégico para o Pantanal 

Como forma de evitar que futuros incêndios no Pantanal tenham o impacto observado em 2020, Rafael Chiaravalloti está à frente de um grupo de mais de 70 pesquisadores que busca avançar em uma agenda com potencial para a conservação do bioma.   

“Em junho, nos reunimos em dois Workshop Virtuais que avaliaram as bases de um planejamento estratégico para áreas protegidas no bioma. Junto com os participantes desenvolvemos dois Relatórios com diretrizes para a conservação: áreas protegidas, pecuária, pesca e ecoturismo no Pantanal (em português). Os documentos trazem a importância de trabalharmos com plano de manejo integrado das áreas protegidas, pensando na gestão da paisagem. Vale o destaque para os mecanismos alternativos de criação de áreas protegidas, como por exemplo por meio do Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS)”, como aponta o pesquisador.  O Pantanal, apesar de ser considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco, conta com uma pequena área protegida por Unidades de Conservação públicas ou privadas. 

Entre as medidas com potencial de aumentar o tamanho da área protegida no bioma está a criação de RPPNs – Reserva Particular do Patrimônio Natural. Atualmente, segundo o relatório, o Pantanal conta com 22 áreas protegidas nessa categoria. Dessas, 45% pertencem a proprietários privados e 55% a instituições. Entre os desafios está a atualização do Plano de Manejo, 36% das RPPNs possuem o plano, no entanto apenas uma RPPN (4%) atualizou o documento nos últimos cinco anos.

Os relatórios também apontaram a necessidade de expandir planos para promoção da produção de carne sustentável no Pantanal, o fortalecimento da cadeia da pesca e a profissionalização do turismo de base comunitária na região.

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IPÊ inicia novo projeto Educação, Paisagem e Comunidade, no Espírito Santo

10 de setembro de 2021 Por Paula Piccin

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Novo projeto educacao paisagem comunidadeDiante dos diversos desafios socioambientais enfrentados em áreas degradadas de preservação permanente (APPs) e de recarga hídrica na Bacia do Rio Doce (nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo), o IPÊ deu início ao projeto Educação, Paisagem e Comunidade, com o propósito de apoiar a regeneração do solo e conservação da água em áreas de influência da bacia, por meio do envolvimento comunitário e desenvolvimento de agroecologia.

Atuando pela primeira vez no Espírito Santo, o Instituto leva para assentamentos rurais nos municípios de Alto Rio Novo e Águia Branca (áreas de influência da Bacia do Rio Doce) a tecnologia social bem sucedida que desenvolveu há mais de 20 anos com agricultores do Pontal do Paranapanema, no extremo Oeste do estado de São Paulo. Dentre as ações estão educação ambiental, capacitação e extensão rural, com aplicação de produções sustentáveis como a agroecologia.

A iniciativa faz parte da linha de ação Integração Escola e Comunidade, realizada pelo IPÊ e sua escola, ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. Em sua edição no Espírito Santo, o projeto trabalha agora para beneficiar 143 pequenas propriedades em quatro assentamentos rurais selecionados devido ao potencial de escala e aplicabilidade das atividades.


“A Integração Escola e Comunidade é um meio muito interessante de implementação de uma agenda socioambiental para a transformação. Por meio da ESCAS, a escola do IPÊ, levamos instrumentos de educação para a população, unindo a nossa expertise em ciência e mobilização social para mudanças reais. Esse é o princípio adotado, inclusive, no Pontal do Paranapanema, onde desenvolvemos trabalhos com comunidades há quase 30 anos”, explica Eduardo Badialli, coordenador do projeto.

Dentre algumas das principais atividades do projeto está a implantação dos PIPs (Projeto Individual de Propriedades) que contemplem a restauração florestal de paisagens rurais e a produção rural sustentável na agricultura familiar.

As atividades de campo junto às comunidades iniciaram em agosto de 2021 e seguirão por dois anos. O trabalho tem parceria com a Fundação Renova.

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Projeto Educação, Paisagem e Comunidade (Espírito Santo).

10 de novembro de 202210 de setembro de 2021 Por IPE
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::cck::855::/cck::::introtext:: Projeto Educação, Paisagem e Comunidade (Espírito Santo) Em busca de incentivar processos mais sustentáveis de produção rural aliados à geração de renda e bem-estar da sociedade, o IPÊ tem como compromisso em seus projetos desenvolver educação e capacitação de forma gratuita a públicos diversos. Com o projeto Educação, Paisagem e Comunidade, o Instituto leva … Ler mais

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Integração Escola e Comunidade

10 de novembro de 20229 de setembro de 2021 Por IPE

::cck::854::/cck::::introtext:: Projetos Integração Escola Comunidade Projetos práticos, que transformam a realidade socioambiental do Brasil já são conhecidos como incentivados e aplicados pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. Aqui apresentamos as iniciativas que a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade desenvolve com parcerias, promovendo a conexão entre ações de campo do Instituto … Ler mais

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