::cck::940::/cck::
::introtext::
O projeto Educação, Paisagem e Comunidade trabalha junto com os moradores de quatro assentamentos rurais nos municípios de Alto Rio Novo e Águia Branca, Estado do Espírito Santo. Uma das propostas mais importantes do projeto é a implantação dos PIPs (Projeto Individual de Propriedades).
Toda propriedade pode ter o seu planejamento, mas é extremamente importante – para o assentado e para o meio ambiente – que esse plano contemple a restauração florestal de paisagens rurais e a produção rural sustentável na agricultura familiar.
Os PIPs que serão implementados via IPÊ priorizam a elaboração de estratégias e alternativas para o desenvolvimento rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade local, em harmonia com a restauração de paisagens, a conservação dos recursos naturais e com a participação e envolvimento de parceiros regionais.
Atualmente, todas as propriedades mobilizadas estão sendo convidadas a participar da elaboração dos projetos individuais da propriedade (PIP) com desenho das unidades agroecológicas de referência (quintais agroflorestais, café com floresta, agrosilvicultura, sistemas silvipastoris, intercropping, viveiros agroflorestais, etc.) e elaboração de respectivos projetos executivos.
O projeto tem financiamento da Fundação Renova.
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::940::/cck::