::cck::950::/cck::
::introtext::
O entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, no município de Ladário (MS), é o local escolhido para a criação do Bosque Modelo no Pantanal – um conceito canadense de área protegida – que estimula a aplicação de soluções práticas em resposta a desafios reais a partir da gestão dos territórios. Essa é a primeira iniciativa deste tipo no bioma.
O Bosque Modelo Pantanal é um trabalho do projeto Paisagens Sustentáveis Pantanal, uma parceria entre IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Smithsonian Conservation Biology Institute (SCBI), Ecoa – Ecologia e Ação e a Embrapa Pantanal, com apoio do governo canadense.
“Escolhemos essa área tanto por conta das características ambientais, com regiões montanhosas e de inundação e também pela diversidade de atores sociais. Precisamos promover o diálogo e encontrar caminhos para atender os interesses de diversos atores sociais, como assentados, comunidades tradicionais, lideranças da mineradora e do parque”, destaca Rafael Chiaravalloti, professor e pesquisador da ESCAS-IPÊ e da SCBI (EUA) e diretor científico da Ecoa.
Reconhecido no final de 2021 pela Rede Ibero Americana de Bosques Modelos, a iniciativa prevê em 2022 a restauração de áreas degradadas, passando pela realização de estudos até a organização de encontros dos saberes/ econegociações que vão reunir os atores sociais presentes na região para que juntos encontrem soluções sustentáveis com o potencial de beneficiar todos os envolvidos.
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::950::/cck::