Voluntariado em áreas protegidas: iniciativas do IPÊ para você começar a acompanhar já!

A partir do dia 28 de agosto, o IPÊ participa de uma série de iniciativas que reforçam a importância do voluntariado para a conservação das áreas protegidas. Em setembro, vamos levar o tema para o Congresso Internacional da IUCN e, em outubro, o IPÊ realiza o I Fórum Brasileiro de Voluntariado em Unidades de Conservação. Confira a agenda.

Agosto

  1. Participação do IPÊ no Desabraçando Árvores 

No dia 28 de agosto - Dia do Voluntariado, a pesquisadora do IPÊ Angela Pellin e os os voluntários Renan Dias, Adarquia Monteiro e Cristiano Nascimento estarão no podcast Desabraçando Árvores - edição especial sobre Voluntariado em Unidades de Conservação. O episódio conta com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e Projeto LIRA - IPÊ.

Setembro

         2. IUCN World Conservation Congress

Entre 3 e 11 de setembro, as pesquisadoras do IPÊ Angela Pellin e Simone Tenório estarão no IUCN World Conservation Congress, o maior evento sobre conservação da natureza, em Marseille/França. 

Angela, que também é vice-presidente do secretariado do comitê brasileiro da IUCN para o triênio 2021-2024, vai compartilhar a experiência do IPÊ no apoio ao Programa de Voluntariado do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Já Simone Tenório apresentará os resultados do POC - Plano Operacional de Conectividade entre Unidades de Conservação e Áreas Protegidas no Oeste Paulista. 

A partir de 02 de setembro, as pesquisadoras, direto de Marseille/França, vão compartilhar nos stories do IPÊ os destaques do evento, além dos bastidores. Acompanhe @institutoipe

        3. Live sobre Voluntariado e lançamento do I Fórum Brasileiro de Voluntariado em UCs – Canal do IPÊ no Youtube

No dia 16 de setembro, o IPÊ promove uma Live no Youtube para bate-papo sobre Voluntariado em UCs e áreas protegidas. 


Outubro

           4. I Forum Brasileiro de Voluntariado em Unidades de Conservação

Em outubro, nos dias 14 e  28, Angela Pellin estará à frente da organização do I Fórum Brasileiro sobre Voluntariado em Unidades de Conservação, uma realização do IPÊ. O evento 100% online e gratuito conta com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e Projeto LIRA - IPÊ.

“O Fórum terá início com uma programação voltada a pessoas dos mais diversos perfis. Com o evento queremos mostrar para toda a sociedade como o voluntariado é estratégico para a conservação da biodiversidade a curto, médio e longo prazo, tanto para áreas protegidas municipais, estaduais e federais”, explica Angela Pellin. 

            5. I Encontro de Boas Práticas em Voluntariado em UCs

Nos dias 20 e 21, o IPÊ realizará o I Encontro de Boas Práticas em Voluntariado em UCs que terá como público-alvo gestores, profissionais de órgãos ambientais das diferentes esferas; parceiros dos programas/iniciativas de voluntariado.  “Essa será uma oportunidade para compartilharmos boas práticas de Voluntariado que já são realidade em uma série de Unidades de Conservação. A expectativa é trocarmos experiências e insights sobre o potencial do voluntariado também para áreas protegidas estaduais e municipais”, pontua Angela Pellin. O encerramento oficial será em 28 de outubro com balanço sobre o evento e os próximos passos. 

 

Expertise em gestão de áreas protegidas e engajamento social

Desde 2015, o IPÊ é parceiro do Programa de Voluntariado do ICMBio, por meio do projeto Motivação e Sucesso na Gestão de Unidade de Conservação.  Nesses cinco anos, estão entre os resultados: 

- reestruturação do Programa de Voluntariado para Unidades de Conservação federais, que incluiu o desenvolvimento de uma plataforma de cadastro e a gestão dos voluntários e das atividades

- adesão de mais de 30 mil voluntários ao Programa.

- publicação de Guias de Orientação do Programa nas versões Gestão e Voluntariado

- eventos de fortalecimento do Programa, como o Seminário de Voluntariado do ICMBio – Experiências Internacionais de Voluntariado em Áreas Protegidas” e da “Oficina de Boas Práticas em Voluntariado no ICMBio”