Há um ano, Gabriel Oliveira, aluno do Mestrado Profissional da ESCAS, vem atuando como gerente de educação ambiental e pesca, da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, vinculada à Secretaria Municipal de Governo de Corumbá/MS. “Eu esperava que sensibilizar e conscientizar as pessoas fosse um trabalho desafiador de levar informação, mas vai muito além, é algo contínuo que você precisa estar ali batalhando todos os dias”.
Entre as ações realizadas, Gabriel destaca a aliança entre as frentes de resíduos sólidos e da observação de aves. “Como a fauna em Corumbá é muito presente na área urbana, utilizamos a observação de aves como ponte para sensibilizar as pessoas quanto ao meio ambiente. Promovemos a observação de aves como ferramenta de educação ambiental, levando as pessoas para conhecer as aves – que estão em diversos pontos da cidade. Com essa abordagem, as pessoas visitam áreas verdes e ficam sensibilizadas quanto ao lixo descartado de forma irregular no local. Afinal, como um lugar tão bonito, com aves tão belas pode estar cheio de lixo?”. Em 2021, Corumbá também avançou na coleta seletiva. “Conseguimos implementar a coleta de vidro”, pontua Oliveira. O município já realizava a coleta de plástico, papel e alumínio.
Na esfera da capacitação, Corumbá passou a contar com 13 condutores de observação de aves. “A ideia é que esses condutores sejam multiplicadores desse conhecimento”, destaca Oliveira. O perfil de interessados é diversificado. “Participaram da primeira edição dois moradores de unidades de conservação, pessoas que trabalham com turismo, fotógrafos de natureza, além de profissionais da marinha”, completa o gerente de educação ambiental. Em 2022, novas capacitações devem ser realizadas.
O ano também marcou a instalação da primeira placa com espécies de aves presentes no município. “Essa é uma forma de envolver as pessoas no processo. Observadores e munícipes escolheram as espécies a partir de uma pré-seleção daquelas que ocorrem em Corumbá/MS”, explica Oliveira. A instalação da placa no Porto Geral de Corumbá – ponto turístico – integrou as comemorações do aniversário de 243 anos do município (21 de setembro).
Mais três placas serão instaladas no início de 2022 no Parque Municipal Piraputangas, na Praça da Independência e na área verde Parque Marina Gatass. “A inauguração das placas contará também com evento de observação aberto ao público. Em cada implementação de placa organizaremos observação de aves para já observadores e demais interessados em conhecer mais sobre a fauna”, completa o gerente de educação ambiental.
A observação de aves e as capacitações em Corumbá são iniciativas da prefeitura por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal em parceria com o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo.
Futuro próximo
Gabriel antecipa que no segundo semestre está prevista a realização do 1º Festival Internacional de Aves do Pantanal. “A expectativa é sensibilizar as pessoas para a nossa fauna, a nossa biodiversidade e também promover o turismo sustentável em Corumbá. O turismo de pesca é muito forte no município e queremos mostrar que Corumbá vai muito além da pesca, com o turismo de vida selvagem, por exemplo. A iniciativa é da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.