Pela primeira vez, em oito edições, a International Wildland Fire Conference – Wildfire, a maior conferência internacional de incêndios florestais, promoveu um espaço dentro da programação oficial do evento para falar sobre Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo. O assunto foi pauta de um workshop realizado nesta quinta-feira, 18/05, na cidade de Porto, em Portugal. A atividade, mediada pela coordenadora do projeto Voluntariado no MIF, do IPÊ, Angela Pellin, recebeu representantes do Brasil, Portugal e África do Sul para discutir as experiências e os desafios de cada país sobre o tema.
“Cada país convidado apresentou o cenário atual do voluntariado no Manejo Integrado do Fogo. Foram relatados os desafios, os aprendizados e as dificuldades comuns entre eles como a sustentabilidade financeira, a integração com o governo e a necessidade de maior valorização e reconhecimento dos voluntários, especialmente nesse contexto de mudanças climáticas que estamos passando e que cada vez mais precisa agregar o esforço de toda a sociedade pela conservação”, explica Angela Pellin.
Além da coordenadora do projeto Voluntariado no MIF, participaram da mesa de debate do workshop o especialista em MIF do IPÊ, Fernando Rodovalho; o presidente da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias do Brasil, Rafael Gava; a representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Luciana de Oliveira Machado; os representantes da Liga dos Bombeiros Portugueses, Luis Araújo e Luis Elias; e a CEO do grupo Serviços Voluntários de Incêndios Florestais, da África do Sul, Claire Lotter.
Para Fernando Rodovalho, que participa pela segunda vez do evento, a conferência é uma oportunidade para mostrar ao público em geral a importância das diversas iniciativas de voluntariado no combate à incêndios florestais. “É inspirador ver o aumento gradual do protagonismo do voluntariado e da sociedade civil como atores chaves do manejo integrado do fogo em contexto global. A participação cada vez mais ativa da sociedade civil é fundamental na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo para a conservação ambiental”.
Wildfire 2023
Realizada a cada quatro anos, a conferência Wildfire já ajudou organizações e profissionais de mais de 70 nações a desenvolver um vocabulário de fogo comum, doutrinas, manuais de formação, técnicas e normas operacionais. Ao longo de sete edições, o evento conseguiu avançar no encaminhamento de diversas ações de prevenção, deteção e extinção de incêndios florestais, dominando um portfólio de soluções tecnológicas.
Voluntariado no MIF
O projeto Voluntariado no MIF é realizado pelo IPÊ em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Coordenação de Manejo Integrado do Fogo (CMIF) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.