Pular para o conteúdo
  • IPÊ
    • Sobre o IPÊ
    • Missão e Visão
    • Nosso Credo
    • Governança
    • Staff Senior
    • Ipeanos
    • Estratégias
    • Apoiadores e Parceiros
    • Prêmios
    • Imprensa
    • Onde Estamos
    • Nossos Resultados
    • Relatórios Anuais
    • Seja nosso Parceiro
  • Doe Agora
    • Proteja o Sistema Cantareira
    • Por que doar?
    • Doe Florestas
    • Arredonde Suas Compras
    • Doe por App e Clube de Vantagens
    • Doe em Conta Corrente
    • Adote uma Espécie
  • Notícias
    • Últimas Notícias
  • Projetos
    • Baixo Rio Negro
    • Nazaré Paulista
    • Pantanal e Cerrado
    • Pontal do Paranapanema
    • Projetos Temáticos
      • Voluntariado para Conservação
      • Pesquisa e Desenvolvimento / P&D
      • Áreas Protegidas
      • Áreas Urbanas
      • Análise de Serviços Ecossistêmicos
      • Integração Escola e Comunidade
      • Projeto Escolas Climáticas
  • Negócios Sustentáveis
    • Marketing Relacionado a Causas
    • Cases de MRC
    • Modelos de Parcerias
    • Iniciativas para Doação
  • Soluções em Educação
    • Escas
    • Mestrado Profissional
    • Pós-graduação
    • Cursos de Curta Duração
  • Publicações
    • Flora Regional
    • Boas Práticas em UCs
    • Atlas Cantareira
    • Artigos Científicos
    • Séries Técnicas, Guias e Outros Materiais
  • Estatuto
  • Código de Ética
  • Parcerias Públicas
  • Fale Conosco
  • Português

IPÊ participa da maior conferência internacional de incêndios florestais

6 de junho de 202316 de maio de 2023 Por IPE

As experiências e resultados do Projeto Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo, do IPÊ, estão sendo compartilhadas na 8a edição da International Wildland Fire Conference – Wildfire,  realizada entre os dias 16 e 19 de maio, na cidade de Porto, em Portugal. No evento, representantes de entidades governamentais, ongs, brigadistas voluntários e instituições privadas de diversos países debatem temas como gestão integrada do fogo, boas práticas e os desafios do voluntariado no MIF em várias partes do mundo.

O IPÊ é responsável pela organização de um Workshop específico sobre o Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo, que faz parte da programação oficial do evento, e tem o objetivo de compartilhar experiências de vários países sobre o tema. Além disso, será apresentado um pôster científico sobre a estratégia federal do voluntariado no MIF no Brasil, destacando os resultados parciais obtidos até o momento e os próximos passos do projeto. 

Para Angela Pellin, coordenadora do projeto Voluntariado no MIF, a conferência é uma excelente oportunidade para mostrar ao público internacional os avanços relacionados ao voluntariado no manejo integrado do fogo no Brasil, e ao mesmo tempo, conhecer instituições e atores sociais que estão atuando com o tema mundo afora. “Além do IPÊ, representantes dos parceiros do Projeto participarão do evento, ampliando o intercâmbio e aprendizados que fortalecerão as etapas seguintes da construção da estratégia federal de voluntariado no MIF”.  

Dentro dessa perspectiva o projeto está apoiando a participação da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias na Conferência. “É a primeira vez que a gente tem notícias que um grupo de voluntariado do Brasil está indo para um evento desse segmento fora do país. Isso é muito significativo. A nossa expectativa é que a participação nessa conferência alavanque a capacidade e a capilaridade da rede nacional de brigadas voluntárias, pois ela certamente nos ajudará e repercutir e ampliar o relacionamento com outras instituições e organizações internacionais que também atuam com voluntariado em manejo integrado do fogo”, destaca Rafael Gava, presidente da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias. 

Realizada a cada quatro anos, a conferência Wildfire  já ajudou organizações e profissionais de mais de 70 nações a desenvolver um vocabulário de fogo comum, doutrinas, manuais de formação, técnicas e normas operacionais. Ao longo de sete edições, o evento conseguiu avançar no encaminhamento de diversas ações de prevenção, deteção e extinção de incêndios florestais, dominando um portfólio de soluções tecnológicas. 

“Nesta 8a edição vamos reforçar ainda mais essas iniciativas para garantir uma melhor governança dos incêndios florestais para proteger a biodiversidade, promover o sequestro de carbono e certificar que as florestas saudáveis forneçam bens e serviços que não desapareçam com os incêndios florestais”, afirma Tiago Martins de Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), organização responsável pela conferência.  

Fernando Rodovalho, especialista em MIF do IPÊ, que participa pela segunda vez do evento comenta que “é inspirador ver o aumento gradual do protagonismo do voluntariado e da sociedade civil como atores chaves do manejo integrado do fogo em contexto global. A participação cada vez mais ativa da sociedade civil é fundamental na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo para a conservação ambiental”.

O projeto  é realizado pelo IPÊ em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Coordenação de Manejo Integrado do Fogo (CMIF) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. 

8ª International Wildland Fire Conference 

Data: 16 a 19 de maio/2023

Local: Porto, Portugal 

Mais informações em: www.wildfire2023.pt

Categorias Notícias
INCAB-IPÊ aciona ouvidoria do Estado do Mato Grosso do Sul sobre declaração de tenente-coronel da Polícia Militar Ambiental (PMA)
Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo é tema de workshop na Wildfire 2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts Recentes

  • IPÊ lança 1º vídeo da série sobre voluntariado no Manejo Integrado do Fogo
  • Educador do Programa de Conservação do Mico-leão-preto realiza ciclo de palestras em escolas públicas de Teodoro Sampaio 
  • Staff Senior
  • Pesquisador do IPÊ participa de Curso de Translocação para Conservação da União Internacional de Conservação da Natureza 
  • Sustentabilidade no campo: IPÊ apoia a produção de mudas nativas em ecopotes no Pontal do Paranapanema

Publicações

  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013

Categorias

  • Áreas Protegidas
  • Baixo Rio Negro
  • Boas Práticas
  • Cases de MRC
  • Cursos
  • Depoimentos
  • Doe
  • Home
  • IPÊ
  • IPÊ
  • Não categorizado
  • Notícias
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Pontal do Paranapanema
  • Projetos
  • Projetos Temáticos
  • publicacoes
  • ra.2022
  • Relatórios Anuais
  • Uncategorised

Onde Estamos

Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041

Mapa para o IPÊ
Escritórios

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin

Termos de Uso | Política de Privacidade | Ouvidoria
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: [email protected]

plugins premium WordPress
  • Português