Pular para o conteúdo
  • IPÊ
    • Sobre o IPÊ
    • Missão
    • Nosso Credo
    • Governança
    • Staff Senior
    • Ipeanos
    • Estratégias
    • Apoiadores e Parceiros
    • Prêmios
    • Imprensa
    • Onde Estamos
    • Nossos Resultados
    • Relatórios Anuais
    • Seja nosso Parceiro
  • Doe Agora
    • Doe Florestas
    • Por que doar?
    • Arredonde Suas Compras
    • Doe com PayPal ou Conta Corrente
    • Doações internacionais
    • Adote uma Espécie
    • Proteja o Sistema Cantareira
  • Notícias
    • Últimas Notícias
  • Projetos
    • Baixo Rio Negro
    • Nazaré Paulista
    • Pantanal e Cerrado
    • Sul da Bahia
    • Pontal do Paranapanema
    • Projetos Temáticos
      • Voluntariado para Conservação
      • Pesquisa e Desenvolvimento / P&D
      • Áreas Protegidas
      • Integração Escola e Comunidade
      • Projeto Escolas Climáticas
      • Paisagens climáticas
      • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • Negócios Sustentáveis
    • Marketing Relacionado a Causas
    • Cases de MRC
    • Modelos de Parcerias
    • Iniciativas para Doação
  • Soluções em Educação
    • Escas
    • Mestrado Profissional
    • Pós-graduação
    • Cursos de Curta Duração
  • Publicações
    • Flora Regional
    • Boas Práticas em UCs
    • Atlas Cantareira
    • Artigos Científicos
    • Séries Técnicas, Guias e Outros Materiais
  • Estatuto
  • Código de Ética
  • Parcerias Públicas
  • Fale Conosco
  • Português

Trabalho de mestre pela ESCAS na Caatinga já chegou às cinco regiões do país

1 de junho de 2021 Por Paula Piccin

::cck::769::/cck::
::introtext::

Mais de 60 organizações do Nordeste do país estão entre as iniciativas fortalecidas diretamente pela SER – organização sem fins lucrativos – que tem entre seus fundadores o economista Juca Ulhôa Cintra Paes da Cunha. Em geral, as instituições beneficiadas são associações de base comunitária com foco em comunidades de baixa renda. Juca explica que a SER, desde 2014, tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento territorial. “A SER atua a partir da formação de lideranças e do fomento ao empreendedorismo. Nessa direção, o primeiro passo é a escuta ativa, seguida da formação, contamos o que temos a oferecer, um programa de formação institucional desenhado com as próprias organizações. E, finalmente, o terceiro passo com o monitoramento e avaliação. O objetivo é potencializar, fortalecer o que tem de bom, sem descartar o que precisamos colocar na mesa para discutir e melhorar”. 

Juca atuava há anos no sul da Bahia quando ingressou no Mestrado Profissional da ESCAS. Além de contribuir com projetos de monitoramento dos planos municipais de recuperação e conservação da Mata Atlântica, Juca também já estava envolvido com projetos na Caatinga. “Com a abertura das inscrições para o Mestrado vi a oportunidade de aprofundar o diálogo entre a ecologia e a economia com enfoque na região – algo que iniciei no Trabalho de Conclusão em Economia. Na academia, são ciências que historicamente não conversam e decidi que me dedicaria a essa dialética economia / ecologia.”

Direto da Caatinga

Juca conta que o trabalho do projeto Adapta Sertão, da Redeh – Rede de Desenvolvimento Humano, esteve presente em sua vida por oito anos. “Em um primeiro momento atuei como consultor individual, levei essa questão para o mestrado como pesquisador e em um terceiro momento o Projeto contratou a SER com o objetivo de avançar com as cooperativas”. 

Na tese do Mestrado Proposta de Caminho Metodológico ao Zoneamento Ecológico Econômico do Território Bacia do Jacuípe/Bahia, Juca apresenta os resultados obtidos a partir do Roteiro Metodológico da Oficina Mapa Ecológico Econômico. “O mestrado contribuiu com o desenvolvimento de uma ferramenta de mapeamento participativo da paisagem: o mapa falado. A partir do desenvolvimento da cartografia social trabalhamos o senso de pertencimento, o comprometimento com o território e o reconhecimento da interdependência – a construção de uma visão sistêmica, que vai além dos territórios. Enquanto grupo é possível entender, por exemplo, a função social de cada cooperativa, a partir da localização no mapa, no território”, explica o egresso do Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS. 

Três anos após conclusão do mestrado, a equipe do Adapta Sertão contratou a SER para desenvolver e implementar uma metodologia para modelagem e formação de uma rede de colaboração entre as cinco cooperativas participantes: Coopsertão, Coopaita, Coopofite, Cooap e Coopes. Segundo Juca, mais de 500 famílias participaram do projeto e mais de 800 agricultores familiares concluíram o processo de formação. A iniciativa desenvolveu 10 novos produtos de impacto socioambiental positivo e remodelou 06 produtos. 

“Com essas ações conseguimos aumentar a renda de cada família em cerca de meio salário mínimo. Trabalhamos, por exemplo, com o desenvolvimento de uma bebida vegetal de licuri (uma castanha da região), com carne de ovino e caprino, polpas de frutas como umbu, cajá, seriguela e também beneficiamos as produções de sequilhos e de requeijão. Tivemos também o aumento da produção de hortaliças e vegetais para comercialização nas feiras locais, a partir de um uma nova gestão do uso da água nas propriedades”, explica.   

Monitoramento de impacto 

Na esfera nacional, desde 2015, a SER já realizou ao menos três projetos em parceria com o Fundo Casa Socioambiental. Em um primeiro momento, a SER avaliou o Fortalecimento de Comunidades na Busca pela Sustentabilidade (2015-2016) sob o ponto de vista da inovação e do impacto de cerca de 110 projetos, nas cinco regiões do país. 

De 2018 a 2020, a SER desenvolveu o Observatório Casa Cidades – ferramenta utilizada para o monitoramento de 150 projetos. “Trata-se de uma plataforma para os projetos de 10 regiões metropolitanas apoiados pelo Fundo CASA com a criação de uma série de indicadores. Realizamos uma formação específica para que as equipes dos projetos passassem a utilizar a ferramenta, o que se transformou em um programa de fortalecimento. A criação do observatório facilitou muito o envio dos relatórios para o CASA”. 

De 2019 a abril de 2021, a SER elaborou o relatório interno de monitoramento de impacto dos 52 projetos apoiados pelo CASA Amazônia nas áreas de Defesa de Direitos, Consumo e produção sustentável, Impacto de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Participação Social, Soluções em energia, entre outras frentes.   

Conselheiro 

Desde novembro de 2019, Juca migrou da linha de frente da SER para o Conselho Diretor e revela como tem sido essa nova fase. “Me sinto muito bem em estar nesse novo lugar, tenho a segurança de que não preciso estar no dia a dia da SER. Tem gente tocando, outras pessoas podem e estão dando sequência. Reforço que elas devem ficar à vontade para tomar decisões, mas sobretudo para contar comigo diante de qualquer momento de tensão. Neste ano, as pessoas que estão na linha de frente contrataram uma facilitadora para ajudá-las na elaboração do planejamento estratégico. Essa facilitadora me perguntou se eu achava que a SER caminhou para onde deveria e respondi que nunca pensei nisso. De coração, a SER caminhou para onde tinha que caminhar e isso me deixa muito feliz, o que importa é o caminho, a trajetória e isso tem sido incrível”.

Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS até 19 de junho de 2021

Turma Porto Seguro/Bahia

Turma Nazaré Paulista/São Paulo 

Em breve, inscrições abertas para a Pós-Graduação em Gestão de Negócios Socioambientais

::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::769::/cck::

Categorias Notícias
Transição de carreira: com pós-graduação da ESCAS, Brenda mudou área de atuação e iniciou novo negócio
Resolução de Desafios: Mestrandos atualizam Plano de Manejo de Unidade de Conservação

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts Recentes

  • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima organiza Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente de Alto Rio Novo 
  • Com dois anos de safra interrompida, cacau silvestre renasce na Reserva Chico Mendes
  • Projeto REFLORA conclui primeira etapa de plantio de mudas de árvores na Amazônia  
  • Programa de Mestrado Profissional da ESCAS-IPÊ abre processo seletivo para bolsas de estudo
  • Em ano de revisão da situação da anta brasileira na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção do ICMBio, projeto ressalta a importância da espécie para a biodiversidade  

Publicações

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013

Categorias

  • Áreas Protegidas
  • Baixo Rio Negro
  • Boas Práticas
  • Cases de MRC
  • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • COP-16 Agenda
  • COP16
  • Cursos
  • Depoimentos
  • Doe
  • Home
  • Iniciativas para Doação
  • IPÊ
  • IPÊ
  • Não categorizado
  • Negócios Sustentáveis
  • Notícias
  • Paisagens Climáticas
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Pontal do Paranapanema
  • Projetos
  • Projetos Temáticos
  • publicacoes
  • ra.2022
  • Relatórios Anuais
  • Uncategorised

Onde Estamos

Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041

Mapa para o IPÊ
Escritórios

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin

Política de Privacidade
Ouvidoria

Termos de Uso | Estatuto
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: [email protected]

plugins premium WordPress
  • Português