O projeto “Educação, Paisagem e Comunidade” realiza desde 2021 um trabalho para apoiar o melhor uso do solo e práticas sustentáveis junto a assentados rurais dos municípios de Águia Branca e Alto Rio Novo, no Espírito Santo. A região é de grande importância não só para a produção local de alimentos e geração de renda, como para a produção da água que chega à bacia do Rio Doce.
Após uma a fase de Diagnóstico Rural Participativo, do mapeamento e do piqueteamento das Unidades de Trabalho dentro dos assentamentos que participam da iniciativa, os técnicos do projeto começaram a distribuição dos materiais que já estão sendo utilizados nas intervenções das áreas que receberão algumas ações com vistas à melhoria do solo, como os Sistemas Agroflorestais e Restauração Florestal. Estacas, arames e grampos fazem parte disso.
“Vamos terminar de distribuir esse material em nove assentados nessa primeira remessa. A ideia é que as áreas sejam cercadas para evitar pisoteamento de gado e passe a implementar ações de plantio de culturas consorciadas com árvores nativas. Começamos com os nove assentados e já solicitamos para mais quinze deles. A ideia é expandir conforme os resultados”, afirma Edmilson Teixeira Jr, técnico do IPÊ.
Três propriedades do assentamento Laje, duas do Beija-Flor e duas de Boa Esperança, em Alto Rio Novo, mais duas áreas do assentamento Rosa de Saron, em Águia Branca, receberam o material.
O projeto é uma iniciativa da ESCAS/IPÊ e tem financiamento da Fundação Renova.