A ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade está com inscrições abertas para novos cursos de Curta Duração:
Produção e Comercialização de Plantas Medicinais
09 e 10/06
Aprendizagem teórica sobre o cultivo e o processamento pós colheita de plantas medicinais e aromáticas dentro de critérios de boas práticas agrícolas e conforme a legislação vigente. Os tópicos do curso abrangem o processo produtivo desde a semeadura até o armazenamento, envolvendo aspectos da pesquisa agrícola, da produção e da comercialização. Trata também das etapas essenciais da cadeia produtiva dos fitomedicamentos e/ou produtos naturais de origem vegetal. O produtor de plantas medicinais e aromáticas é assim inserido num contexto exigente de responsabilidades normatizadas, requerendo conhecimentos específicos para que seus investimentos sejam bem sucedidos.
Biomimética
12 a 14/06
A busca por inovação é prática crescente no mundo corporativo, nas ONGs e nos órgão governamentais e ,cada vez mais, o sucesso desta busca se torna um fator determinante para o sucesso dessas entidades. Como prática de inovação, a Biomimética é uma ciência nova, que se propõe a buscar respostas que vão além da “esperteza humana”, acessando as soluções encontradas pela Natureza nos seus 3,8 bilhões de anos de evolução da Vida no Planeta Terra.
As soluções encontradas por meio da biomimética deixam para trás as melhorias contínuas e abrem espaço para os chamados “blue oceans” de inovação. A FORBES MAGAZINE apontou a biomimética como “n˚ 1 entre as ‘Five Tech Trends That Can Drive Company Success’”e cita a biomimética como “talvez a melhor ideia da qual você ainda não ouviu falar”. A revista TIMES publicou um artigo sobre biomimética onde diz que “o 1% das espécies que sobreviveram no processo de seleção natural tem poderosas lições a nos ensinar sobre como construir coisas para durar”.
Planejamento Territorial Ambiental
18 a 21/06
O Curso de Planejamento Territorial Ambiental vem, de forma didática, contribuir para que um público abrangente – incluindo servidores públicos, empresários, técnicos, gestores, docentes, estudantes e demais representantes da sociedade civil com atuação na área ambiental – possa tomar contato e aprofundar seus conhecimentos com relação à estrutura, às escalas e recortes de abrangência, aos métodos utilizados e à articulação entre os diversos tipos de instrumentos de planejamento territorial ambiental.