Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba mais

Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Pular para o conteúdo
  • IPÊ
    • Sobre o IPÊ
    • Missão
    • Nosso Credo
    • Governança
    • Staff Senior
    • Ipeanos
    • Estratégias
    • Apoiadores e Parceiros
    • Prêmios
    • Imprensa
    • Onde Estamos
    • Nossos Resultados
    • Relatórios Anuais
    • Seja nosso Parceiro
  • Doe Agora
    • Doe Florestas
    • Por que doar?
    • Arredonde Suas Compras
    • Doe com PayPal ou Conta Corrente
    • Doações internacionais
    • Adote uma Espécie
    • Proteja o Sistema Cantareira
  • Notícias
    • Últimas Notícias
  • Projetos
    • Baixo Rio Negro
    • Nazaré Paulista
    • Pantanal e Cerrado
    • Sul da Bahia
    • Pontal do Paranapanema
    • Projetos Temáticos
      • Voluntariado para Conservação
      • Pesquisa e Desenvolvimento / P&D
      • Áreas Protegidas
      • Integração Escola e Comunidade
      • Projeto Escolas Climáticas
      • Paisagens climáticas
      • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • Negócios Sustentáveis
    • Marketing Relacionado a Causas
    • Cases de MRC
    • Modelos de Parcerias
    • Iniciativas para Doação
  • Soluções em Educação
    • Escas
    • Mestrado Profissional
    • Pós-graduação
    • Cursos de Curta Duração
  • Publicações
    • Flora Regional
    • Boas Práticas em UCs
    • Atlas Cantareira
    • Artigos Científicos
    • Séries Técnicas, Guias e Outros Materiais
  • Estatuto
  • Código de Ética
  • Parcerias Públicas
  • Fale Conosco
  • Português

COP do Clima de Nazaré Paulista fortalece Coletivos Socioambientais de escolas públicas do município

14 de novembro de 202310 de novembro de 2023 Por Cibele Quirino

Fotos: Ilana Bar/ Estúdio Garagem

Cerca de 100 jovens estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que participam dos Coletivos Socioambientais de cinco escolas estaduais de Nazaré Paulista/SP, compartilharam aprendizados e aprofundaram conhecimentos sobre questões climáticas, durante a I COP do Clima Local realizada na sede do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, também em Nazaré Paulista/SP.

A iniciativa é do projeto Escolas Climáticas, do IPÊ, em parceria com o IAMAR – Instituto Alair Martins, AWS (Amazon Web Services) e que integra o Projeto Semeando Água, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O evento integra a agenda do movimento It’s Now! (É Agora!).

Andrea Pupo, coordenadora do Projeto, destaca que o evento trouxe uma série de insights para os próximos passos dos Coletivos Socioambientais nas escolas. “Os alunos estão com ainda mais ideias para contribuir com a conservação do meio ambiente e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”.


Programação

Durante o evento, todos os alunos tiveram a oportunidade de participar de cinco oficinas: Soluções para Regeneração do Planeta, com Fabiano Porto, do Instituto Regeneração Global; Experiência Circular, com Cinthia Maciel, do Instituto Orizon; Bioeconomia, com Lídia Duarte, do IPÊ; Casológica, com Rafael Greco da Casológica; e Ativismo Climático, com Paulo Galvão, do Engajamundo.

Na Oficina Regeneração do Planeta, Fabiano Porto, que está à frente do Instituto Regeneração Global, propôs uma dinâmica em que os alunos foram divididos em pequenos grupos. Cada grupo recebeu três cartas com soluções para regenerar o planeta e foi provocado a escolher uma. “Especialmente depois do ápice da pandemia temos um novo campo se abrindo”, destacou Fabiano em referências às iniciativas que apresentam soluções para regenerar o planeta. Cada grupo foi provocado a compartilhar porque escolheu determinada solução. Na sequência, Fabiano contou aos alunos mais detalhes sobre a iniciativa que atua naquela direção.


Na Oficina Experiência Circular, Cinthia Maciel destacou que a reciclagem deve ser considerada a última instância. “A gente pode partir para o desmonte das peças do celular, por exemplo, para que seja utilizado por outros equipamentos, em outro celular, por último vamos pensar na reciclagem que é esse processo de triturar, derreter os materiais e transformá-los em matéria para o desenvolvimento de outro produto”. O destaque ficou por conta da aplicação de um jogo em que os alunos discutiram os impactos da destinação incorreta dos materiais e qual seria o destino correto de cada um deles.


Na tenda de Bioeconomia, Lídia Duarte, do IPÊ, mostrou como é possível unir valorização da biodiversidade com geração de renda.  “A partir de exemplos de negócios de Bioeconomia já existentes na região, mostramos que essa também é uma área com potencial de crescimento, incluindo, por exemplo, além da identificação e do trabalho realizado com produtos da biodiversidade da Mata Atlântica também a construção de espaços de turismo para valorização dos produtos da sociobiodiversidade. Para N. S. da S., aluna do 6º ano da Escola Estadual Profa Clélia de Barros Leite da Silva o evento correspondeu às expectativas. “Esse evento foi tudo o que eu esperava, aprendi bastante coisa, eu já sabia sobre alguns temas, mas durante o evento consegui me aprofundar no assunto. A Oficina de Bioeconomia sobre valorizar a natureza e assim ganhar dinheiro foi muito interessante”.


Rafael Greco, da Casológica, tratou do tema da compostagem. “No Brasil, apenas 1% dos resíduos orgânicos são compostados e precisamos mudar isso”, revelou Rafael o facilitador.  Para a dinâmica com as turmas, Rafael promoveu uma conversa com direito a amostras de material compostado há 15 dias.  “Gosto muito quando a equipe do projeto Escolas Climáticas visita a escola e realiza ações relacionadas à horta. Durante o evento, aprendi muito sobre compostagem”” C. H. de M. S., aluno do 8o ano, da Escola Estadual Profa Maria Eloíza Pinheiro Ramos.


Paulo Galvão, do Engajamundo, destacou a importância da juventude se apropriar de conhecimento e de se mobilizar. “Quando eu me movo, o mundo se move junto. Precisamos ser como um carro de som e ir passando a informação. Não estamos todos no mesmo barco. Quando a gente fala de justiça climática, a gente precisa falar de justiça social. Mais pessoas podem e precisam estar nos lugares de decisão”.


Vanessa Sette, professora especialista em currículo da Diretoria de Ensino de Bragança Paulista, enfatiza que os resultados do projeto e do evento também chegam às comunidades. “A melhor parte é essa troca entre alunos de diferentes escolas, já que cada escola se identifica com uma parte do projeto. Aqui eles também estão percebendo os resultados obtidos por escolas que realizam ações em diferentes frentes. O conhecimento obtido nas escolas também é levado para dentro de casa pelos alunos e assim acabam mudando hábitos familiares e da comunidade em que eles residem”.

Até o fim do mês, a equipe do projeto publicará um documento com as principais demandas levantadas pelos estudantes no evento que serão encaminhadas aos tomadores de decisão responsáveis por cada esfera: diretores de escola, prefeito e conselhos locais, por exemplo.

Doe para o IPÊ e contribua com nossas ações pelo clima

Categorias Notícias Tags COP do Clima Local, Escolas Climáticas
Termo de Referência com 04 vagas de técnicos de campo para atuação na bacia do Rio Doce
Restauração florestal no combate à crise do clima

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts Recentes

  • Com votação do público, projeto Biosample é selecionado para Festival MATE, em Portugal
  • IPÊ divulga termo de referência para contratação de pessoa jurídica na área de apicultura e meliponicultura em projeto realizado em Manaus (AM)  
  • Nosso excesso está sobrecarregando a Terra
  •  IPÊ debate evolução da Educação Ambiental e práticas em diferentes territórios de atuação em Manaus 
  • Educação ambiental climática é tema de simpósio na Amazônia 

Publicações

  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013

Categorias

  • Áreas Protegidas
  • Baixo Rio Negro
  • Boas Práticas
  • Cases de MRC
  • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • COP-16 Agenda
  • COP16
  • Cursos
  • Depoimentos
  • Doe
  • Home
  • Iniciativas para Doação
  • IPÊ
  • IPÊ
  • Não categorizado
  • Negócios Sustentáveis
  • Notícias
  • Paisagens Climáticas
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Pontal do Paranapanema
  • Projetos
  • Projetos Temáticos
  • publicacoes
  • ra.2022
  • Relatórios Anuais
  • Uncategorised

Onde Estamos

Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041

Mapa para o IPÊ
Escritórios

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin

Política de Privacidade
Ouvidoria

Termos de Uso | Estatuto
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: ipe@ipe.org.br

plugins premium WordPress
  • Português