No café da manhã, no almoço e no happy hour a Casa IPÊ tem como proposta debater os temas-chave para o enfrentamento da crise climática.
A apenas 1,5 km da Blue Zone, a Casa IPÊ, uma parceria do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas com Havaianas e a Fundação Sol de Janeiro, vai promover uma série de debates sobre temas que têm o potencial de contribuir com o enfrentamento dos desafios climáticos.
A expectativa é que a Casa IPÊ seja um ponto de encontro para conectar o público interessado ao que acontece na esfera das negociações globais e como isso deve refletir nas ações de cada grupo. “Profissionais do IPÊ estarão na BlueZone – assim como os de outras instituições – da sociedade civil, comunidades tradicionais e povos indígenas, representantes do governo e da iniciativa privada. Nos debates na Casa IPÊ, eles vão trazer o olhar de quem está acompanhando as discussões e a experiência de quem atua na ponta; então sabe o que é preciso, de fato, para que essa se torne a COP da implementação”, pontua Andrea Peçanha, coordenadora da Casa IPÊ na COP30.
A Casa IPÊ também é sua
A escolha por promover os debates no café da manhã, almoço e no happy hour tem como objetivo trazer as discussões mais atuais direto da BlueZone e ao mesmo tempo oferecer a possibilidade de ampliação do networking a todos os participantes, isso tudo em um ambiente acolhedor. “Sabemos da correria da BlueZone, por isso na Casa IPÊ, a ideia é que os participantes discutam os temas com base nas últimas atualizações, mas também troquem sobre o que já tem sido feito uma vez que atuam nessa agenda. A ideia é promover o networking, mas também um momento de pausa agradável”, pontua Andrea. Para participar, basta preencher o cadastro no link, selecionando as discussões que gostaria de acompanhar. A entrada é por ordem de chegada, sujeito a lotação.
Espaço plural para ficar por dentro das discussões
De 10 a 20 de novembro, a Casa IPÊ COP30 contará com cerca de 20 debates – desenvolvidos a partir de curadoria – sobre temas-chave que vão desde Mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade, Agendas de restauração e de compensação, Economia Circular: conectando atores para a construção de soluções circulares integradas (mesa organizada por Alpargatas/Havaianas), Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF): importância e impacto, Territórios Convergentes da Sociobioeconomia, Combate à Desinformação Climática: caminhos para Integridade da Informação para citar apenas alguns.A agenda completa pode ser conferida na página especial do IPÊ sobre a COP30: https://ipe.org.br/cop30.
Primeiros dias
A programação terá início na segunda 10/11 às 12:30 com o bate-papo Esperançar: verbo de ação. Quais as perspectivas para a COP e o nosso papel na construção de dias melhores, com Suzana Padua, presidente do IPÊ, e Lourenço Bustani, co-fundadora da Mandalah, primeira consultoria a pautar o propósito nos negócios, reconhecida pela revista americana Fast Company como uma das empresas mais inovadoras do mundo.
No segundo dia 11/11, terça-feira, a temperatura já esquenta no café-da-manhã com o debate O fogo e seus impactos na conservação da biodiversidade no Brasil, com mediação de Patricia Médici (INCAB-IPÊ) e participação de Ane Alencar (IPAM), Gabriel Chaskelmann (Brigada de Alter do Chão), Leonardo Gomes (SOS Pantanal) e Tainan Kumaruara (indígena do território Baixo Tapajós).
Já no almoço o tema será Desafios e oportunidades para uma relação “ganha-ganha” entre as agendas de restauração e de compensação, com Eduardo Ditt (IPÊ), Haroldo Borges Gomes (IPÊ), Talita Gobbi (AstraZeneca). O happy hour com início às 18:00 trará o debate Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade no Brasil Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade no Brasil com mediação de Aldem Bourscheit (O ECO) e participação de Ludmila Rattis (IPAM), Patricia Medici (INCAB-IPÊ), Julia Shimbo (MapBiomas).
Acesse a agenda completa e programe-se
Serviço:
Casa IPÊ na COP30
Programe-se com a Agenda:
Importante: Para participar da programação ou visitar a Casa IPÊ, basta preencher o cadastro no link, selecionando as discussões que gostaria de acompanhar. A entrada é por ordem de chegada, sujeito a lotação.
Localização: Acompanhe esse debate na Casa IPÊ. Faça seu cadastro para entrada na casa: https://forms.office.com/r/T9rTQpSCfH
Como chegar:
Há ônibus gratuitos oficiais da COP30 saindo da Blue Zone (para credenciados na BlueZone), que fazem parada na entrada do conjunto da Embrapa (Embrapa Oriental), bem próximo à casa.