As escolas que estão formando filhos de agricultores são estratégicas para a sucessão rural. Neste cenário, a educação ambiental climática tem como papel a promoção de um desenvolvimento rural sustentável aliado a redução dos impactos das Mudanças Climáticas. O Projeto Centro de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA-Clima) atua na articulação de atores e instituições que influenciam o uso do solo nos Pontões Capixabas. Além disso, esta região está classificada como Área Suscetível a Desertificação (AsD).
Os parceiros que estão formando o CECSA-Clima o definiram como um “Centro Interinstitucional de Educação, Agroecologia e Sociobiodiversidade” que atenda às necessidades culturais, sociais e econômicas de quem vive e depende do campo. Ou seja, uma educação do campo e para o campo, que fortaleça o desenvolvimento do senso crítico e consciência política de estudantes e agricultores. Conheça os parceiros que estão construindo o CECSA-Clima.
Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Águia Branca

A Escola Pública Estadual localizada na zona rural do município é uma Escola do Campo. Oferece educação em tempo integral e formação técnica em Agropecuária para cerca de 250 filhos de camponeses. No CEIER os alunos vêm de famílias de agricultores familiares, como dos assentamentos 13 de maio e Rosa de Saron. Portanto, a mescla entre estudo e trabalho faz parte da realidade local.
Na escola as disciplinas se integram através de um tema gerador, selecionado a cada trimestre. O último temas gerador foi “Agroecologia: Solo e questão agrária, desafios e soluções para sustentabilidade no Campo”. A escola, ao direcionar sua prática pedagógica à realidade camponesa, promove a integração entre famílias, comunidade e espaço escolar.

“O CEIER possui uma educação focada na agroecologia. Quando o CEIER foi implantado aqui, trabalhava-se muito dentro dos moldes da agricultura convencional e foi um grupo de professores que trouxeram essa mudança. Uma das áreas da escola, que era um antigo cafezal foi reflorestada por esses professores. Desde então, trabalhamos muito essa parte ambiental. Trabalhamos através de temas geradores, que é uma ação freiriana. Selecionando temas centrais que passam por um trabalho de investigação por parte dos alunos, para que entendam todo o processo. No final, temos uma atividade de retorno, onde levamos uma ação para a comunidade.” explica Giliarde Reis, coordenador do curso técnico em agropecuária do CEIER.
Os Alunos do CEIER estiveram no Rancho Maciel, uma das Unidade Demonstrativas do Projeto Paisagens Climáticas, para o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em Sistema Silvipastoril. Esta atividade estava alinhada ao tema gerador do semestre e os alunos puderam observar na prática desafios e soluções para sustentabilidade no Campo.
Soluções Baseadas na Natureza para redução dos Impactos das Mudanças Climáticas
As práticas agroecológicas são transdisciplinares, mas estão especialmente presentes na preparação de biofertilizantes, na redução do uso de agrotóxicos para controle de pragas, doenças e plantas espontâneas, na reutilização de materiais, como a compostagem e no uso racional da água. Os Sistemas Agroflorestais (SAFs), por exemplo, estão integrados no currículo dentro das disciplinas de produção vegetal, ofertadas ao Ensino Médio.
Em 2016 a região passou por uma seca muito severa e, devido ao reflorestamento realizado, a escola foi único local que conseguia fornecer água para a comunidade entorno. “A gente discute com os alunos a importância de entenderem a defesa do meio ambiente, do reflorestamento, a redução do desmatamento, porque isso tem causado as alterações climáticas. Trazemos essa reflexão para que eles possam levar para a família que não dá para se trabalhar a agricultura como se trabalhava antigamente.” conta Giliarde. O currículo escolar trabalha as Mudanças Climáticas nas disciplinas de extensão rural, projeto empreendedor e irrigação e drenagem.
Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
Ao integrar o Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima o CEIER contribui através da experiência de seus profissionais em formações técnicas agroecológicas, divulgação de conhecimento e ações sustentáveis. Os alunos participaram de plantios de Restauração Ecológica e implantação de Sistema Silvipastoril em uma das Unidades Demonstrativas do Projeto Paisagens Climáticas.
A atividade mais recente realizada através desta parceria foi VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que reuniu alunos do 6º ao 9 º do Ensino Fundamental. Durante a conferência, os alunos contribuíram com a elaboração do projeto “Guardiões de Sementes”. O foco do projeto escolar é a importância das sementes crioulas para a segurança alimentar e conservação da biodiversidade. O retorno para a comunidade se dará através de um seminário sobre o tema, em que serão convidadas mais escolas do município.
Os professores estiveram presentes em todas as atividades de construção de CECSA-Clima, como Oficinas de Educomunicação, Diagnóstico Participativo e Planejamento Estratégico e atualmente integram o Grupo de Trabalho de Governança do Centro. Buscam, através da participação no CECSA-Clima, aprofundar o conhecimento sobre redução dos impactos das Mudanças Climáticas e agroecologia entre os novos profissionais e alunos que integram a escola, fortalecendo ainda mais a construção desta rede.
O Projeto Centro de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA-Clima) é financiado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).