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Alunos do CEIER de Águia Branca em Dia de Campo no Rancho Maciel

Projeto Paisagens Climáticas une estudantes e agricultoras em Dia de Campo 

9 de maio de 202522 de abril de 2025 Por Carol Campos

Os alunos do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Águia Branca estiveram no Rancho Maciel, no Assentamento Rosa de Saron, para um “Dia de Campo”. O Rancho Maciel é uma das Unidades Demonstrativas (UDs) do Projeto Paisagens Climáticas. A atividade faz parte do tema gerador dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental “Agroecologia: Solo e questão agrária, desafios e soluções para sustentabilidade no campo”. A escola agroecológica é um dos parceiros do Centro de Educação e Cooperação para o Clima (CECSA-Clima). 

Os alunos puderam observar desde a conectividade da paisagem aos Sistemas Produtivos Sustentáveis. Na Unidade Demonstrativa viram como o solo está sendo trabalhado pela família e os desafios da sustentabilidade no campo. Ana Palmina, técnica extensionista do Projeto Paisagens Climáticas, apresentou o que está sendo realizado no Rancho Maciel.  

As Unidades Demonstrativas passam por um processo de planejamento participativo, realização de oficinas com o público do entorno e implantação de Sistemas Produtivos Sustentáveis. Estas Soluções Baseadas na Natureza atendem às necessidades das agricultoras e ao mesmo tempo contribuem com a geração de Serviços Ecossistêmicos. Ademais, estarão adequadas à legislação ambiental vigente. 

Sistema Silvipastoril

Em seguida Hudson, professor do CEIER, apresentou aos alunos o funcionamento do Sistema Silvipastoril. Este sistema une o piqueteamento da pastagem ao plantio de árvores. O professor explicou como a rotação dos animais reduz a degradação do solo e aumenta a produtividade das gramíneas.  

Alunos do CEIER em Unidade Demonstrativa do Projeto Paisagens Climáticas

Os alunos contribuíram com a implantação do Sistema Silvipastoril através do plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica nas linhas de árvores definidas no planejamento. Neste Sistema as árvores realizaram o trabalho de descompactação do solo através de suas raízes. Além disso, a vegetação fornece conforto térmico, tanto para quem trabalha na propriedade quanto para os animais. Os estudantes aprenderam sobre a seleção das espécies e a importância da variabilidade genética para a conservação da biodiversidade, que impulsionará a propagação de futuras árvores. Cada árvore plantada foi identificada com a espécie e nome do aluno que realizou o plantio.  

Nomes das árvores e dos alunos que realizaram o plantio

Restauração Florestal

Logo após o plantio, os estudantes visitaram a nascente do Rancho Maciel. A nascente está passando por um processo de restauração, através do cercamento e plantio de árvores para a proteção do solo. Além disso, outras Áreas de Preservação Permanente hídricas estão sendo restauradas na propriedade. As áreas de cabeceira da microbacia contribuirão com a recarga hídrica dos lençóis freáticos. Por fim, puderam observar na prática o subtema gerador de seu ano: diferentes formas de recuperação de solo e áreas degradadas. 

Essa ação é um dos resultados do fomento de redes agroecológicas na região, unindo as Unidades Demonstrativas do Projeto Paisagens Climáticas, que funcionam como salas de aula ao ar livre, e o CEIER de Águia Branca, que integra o Centro de Educação e Cooperação para o Clima na região dos Pontões Capixabas.  

Plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em Sistema Silvipastoril

“Neste dia de campo os alunos puderam fazer este estudo do Tema Gerador. Aprenderam sobre essa possibilidade de Manejo de Pastagem, que é o Sistema Silvipastoril. Após consolidarem as lições aprendidas em um relatório, eles retornarão com uma proposta de ação para a propriedade. Assim, o aprendizado é trazido de volta para a comunidade.”  explica Palmina. 

O Projeto Paisagens Climáticas é financiado pelo Fundo Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). 

Categorias Notícias, Paisagens Climáticas Tags Paisagens Climáticas
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