Os alunos do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Águia Branca estiveram no Rancho Maciel, no Assentamento Rosa de Saron, para um “Dia de Campo”. O Rancho Maciel é uma das Unidades Demonstrativas (UDs) do Projeto Paisagens Climáticas. A atividade faz parte do tema gerador dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental “Agroecologia: Solo e questão agrária, desafios e soluções para sustentabilidade no campo”. A escola agroecológica é um dos parceiros do Centro de Educação e Cooperação para o Clima (CECSA-Clima).
Os alunos puderam observar desde a conectividade da paisagem aos Sistemas Produtivos Sustentáveis. Na Unidade Demonstrativa viram como o solo está sendo trabalhado pela família e os desafios da sustentabilidade no campo. Ana Palmina, técnica extensionista do Projeto Paisagens Climáticas, apresentou o que está sendo realizado no Rancho Maciel.
As Unidades Demonstrativas passam por um processo de planejamento participativo, realização de oficinas com o público do entorno e implantação de Sistemas Produtivos Sustentáveis. Estas Soluções Baseadas na Natureza atendem às necessidades das agricultoras e ao mesmo tempo contribuem com a geração de Serviços Ecossistêmicos. Ademais, estarão adequadas à legislação ambiental vigente.
Sistema Silvipastoril
Em seguida Hudson, professor do CEIER, apresentou aos alunos o funcionamento do Sistema Silvipastoril. Este sistema une o piqueteamento da pastagem ao plantio de árvores. O professor explicou como a rotação dos animais reduz a degradação do solo e aumenta a produtividade das gramíneas.

Os alunos contribuíram com a implantação do Sistema Silvipastoril através do plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica nas linhas de árvores definidas no planejamento. Neste Sistema as árvores realizaram o trabalho de descompactação do solo através de suas raízes. Além disso, a vegetação fornece conforto térmico, tanto para quem trabalha na propriedade quanto para os animais. Os estudantes aprenderam sobre a seleção das espécies e a importância da variabilidade genética para a conservação da biodiversidade, que impulsionará a propagação de futuras árvores. Cada árvore plantada foi identificada com a espécie e nome do aluno que realizou o plantio.

Restauração Florestal
Logo após o plantio, os estudantes visitaram a nascente do Rancho Maciel. A nascente está passando por um processo de restauração, através do cercamento e plantio de árvores para a proteção do solo. Além disso, outras Áreas de Preservação Permanente hídricas estão sendo restauradas na propriedade. As áreas de cabeceira da microbacia contribuirão com a recarga hídrica dos lençóis freáticos. Por fim, puderam observar na prática o subtema gerador de seu ano: diferentes formas de recuperação de solo e áreas degradadas.
Essa ação é um dos resultados do fomento de redes agroecológicas na região, unindo as Unidades Demonstrativas do Projeto Paisagens Climáticas, que funcionam como salas de aula ao ar livre, e o CEIER de Águia Branca, que integra o Centro de Educação e Cooperação para o Clima na região dos Pontões Capixabas.

“Neste dia de campo os alunos puderam fazer este estudo do Tema Gerador. Aprenderam sobre essa possibilidade de Manejo de Pastagem, que é o Sistema Silvipastoril. Após consolidarem as lições aprendidas em um relatório, eles retornarão com uma proposta de ação para a propriedade. Assim, o aprendizado é trazido de volta para a comunidade.” explica Palmina.
O Projeto Paisagens Climáticas é financiado pelo Fundo Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).