::cck::623::/cck::
::introtext::
O SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação completa 20 anos em julho. É uma lei bastante avançada em termos de proteção e integração dos nossos parques nacionais, estaduais e municipais, das reservas biológicas, das reservas particulares do patrimônio natural, entre outros tipos de Unidades de Conservação da natureza no Brasil. Saiba tudo aqui.
Com o SNUC, foi reforçada a importância da participação social na proteção desses ambientes tão importantes para todos nós. Afinal, é possível mantermos uma convivência harmônica com as áreas naturais, sejam elas em ambientes naturais isolados, sejam elas em ambientes urbanos ou ainda utilizando seus recursos com finalidade econômica e de geração de recursos, mas de uma maneira sustentável.
A sociedade tem papel fundamental no estabelecimento e na manutenção dessas áreas. Comunidades que vivem próximas a essas áreas, turistas, voluntários, gestores, empresas, universidades e organizações da sociedade civil, quando engajadas, têm o poder de ajudar no desenvolvimento dessas áreas que são nosso bem comum. Afinal essas áreas pertencem a todos nós!
As Unidades de Conservação da Natureza, no Brasil, são as melhores estratégias de conservar nossas riquezas naturais e socioculturais – são áreas que muitas vezes guardam espécies de fauna e flora raras, salvando-as do desaparecimento; áreas com ativos econômicos importantes para a sobrevivência de comunidades, que nos proporcionam um ambiente equilibrado em termos de saúde, clima, alimentos, água e muitos outros serviços da natureza.
10 dicas sobre como apoiar nossas Unidades de Conservação
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::623::/cck::