::cck::624::/cck::
::introtext::
Na próxima terça-feira, 21 de julho, às 19h, a ESCAS/IPÊ – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade promove uma nova edição dos Diálogos da Conservação. Desta vez, totalmente online, o tema será “Participação Social nas Unidades de Conservação da Natureza do Brasil”, reunindo representantes da sociedade civil, da iniciativa privada e comunidade tradicional. A transmissão será no Canal do IPÊ no YouTube e na página oficial do Facebook.
No bate-papo, os convidados vão trazer à tona de que forma as Unidades de Conservação (UCs) podem apoiar o desenvolvimento socioeconômico do país, os desafios e as experiências inspiradoras de gestão mais participativa, com todos os benefícios que caracterizam essa conquista.
Durante a Live será possível conhecer a importância da participação efetiva das comunidades locais, Universidades e do cidadão comum – turista ou até o não turista – para o fortalecimento das Unidades de Conservação, incluindo aquelas localizadas em área urbana. Afinal, como essa atitude tem o potencial de gerar benefícios, como geração de renda e desenvolvimento socioeconômico, que vão inclusive além dos limites de cada área protegida. Os convidados também vão conversar sobre os 20 anos do SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação (LEI 9.985/2000) celebrado em 18 de julho.
Participantes:
Fabiana Prado (IPÊ)
Coordenadora de projetos e articulação institucional do IPÊ, Fabiana participou da construção de projetos que preconizavam a participação social na gestão das UCs do Brasil, como o MPB – Monitoramento Participativo da Biodiversidade; o MOSUC – Motivação e Sucesso na Gestão de Unidades de Conservação Federais e recentemente o LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica, todos pelo IPÊ.
Angela Pellin (IPÊ)
Pesquisadora e coordenadora de projetos no IPÊ é autora de vários livros sobre Unidades de Conservação, entre eles o “Unidades de Conservação – Fatos e Personagens que fizeram a História das categorias de Manejo”. Atualmente coordena o MOSUC – Motivação e Sucesso na Gestão de Unidades de Conservação Federais e projetos sobre planos de manejo de Unidades de Conservação (UCs).
Plinio Ribeiro (Biofílica/PARQUETUR)
Cofundador da PARQUETUR, empresa brasileira cuja atividade principal é a gestão e operação de parques e unidades de conservação da natureza. Por meio de um modelo de negócio mais eficiente, busca a melhoria da infraestrutura, do lazer e da prestação de serviços para o visitante destas áreas. Acredita em um modelo no qual a promoção do ecoturismo nas áreas protegidas gera recursos para a conservação e educação ambiental, além do crescimento sustentável do entorno.
Edel Moraes
Mestra em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UNB/CDS), vice-presidente do Memorial Chico Mendes, pesquisadora do CAUIM – Grupo de estudos e Pesquisa junto com Povos, Comunidades e Territórios Tradicionais, ex-vice-Presidente do CNS – Conselho Nacional das Populações Extrativistas.
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::624::/cck::