Patrocinado pela Petrobras, projeto é desenvolvido no Sistema Cantareira com objetivo de conservar os recursos hídricos
Quando a ideia é boa, gera frutos. Depois de aplicar em sua propriedade em Piracaia (SP) o modelo de pastagem ecológica proposto pelo projeto “Semeando Água”, o casal de produtores rurais João Roberto e Patrícia Sampaio decidiu desenvolver o mesmo sistema em outra fazenda da família, desta vez, no município de Urutaí, Goiás. A iniciativa teve origem após os proprietários adotarem as práticas de melhoria no uso do solo da fazenda Cravorana, no interior paulista, após capacitação e intervenção na propriedade pelo projeto, que é patrocinado pela Petrobras. Hoje, a propriedade em Piracaia é uma unidade demonstrativa do projeto no Sistema Cantareira.
Animados e confiantes que o modelo renderá bons frutos econômicos e ambientais também em outras regiões, os proprietários apostam agora na aplicação da técnica em 74 hectares de pasto na fazenda goiana e querem passar o conhecimento sobre o modelo a mais proprietários locais. Para isso, contaram com a consultoria do professor Jurandir Melado, responsável por ministrar dois cursos de Manejo de Pastagem Ecológica para o projeto “Semeando Água”. Durante sua passagem por Goiás, o professor pôde implantar e ensinar o passo a passo do modelo para os funcionários da fazenda, vizinhos, alunos do Instituto Federal Goiano e da Universidade Estadual de Goiás. O modelo desenvolvido é o sistema Voisin, que basicamente implementa um rodízio do gado, favorecendo a dinâmica da pastagem de modo a beneficiar a recuperação de pastos degradados, a infiltração de água no solo, a produção animal em si, por conta da oferta de melhor forragem, aumento progressivo da fertilidade do solo e a diminuição do uso de pesticidas e medicamentos para os animais.
“É uma sensação boa trazer uma nova tecnologia para a fazenda aqui de Goiás e poder compartilhar com nossos empregados, vizinhos e alunos de Agronomia e Zootecnia. Estamos iniciando uma nova etapa na região! Nossa expectativa é tornar nossas pastagens sustentáveis e nossas Áreas de Preservação Permanentes protegidas e reflorestadas”, comenta a proprietária Patrícia Sampaio.
Em abril, o projeto “Semeando Água” iniciou as intervenções na fazenda da família em Piracaia, por lá foram convertidos cinco hectares de pasto convencional para o pastoreio ecológico. Segundo o João Roberto, medidas vieram ao encontro da sua vontade de adotar modelos mais sustentáveis de produção. “Sempre tivemos a preocupação de conservar os recursos que temos aqui, como as 30 nascentes, mas o pasto era o mais complicado, devido ao relevo acidentado sofríamos com as chuvas. Estamos ansiosos para ver os primeiros resultados, mas sabemos que com o manejo correto da pastagem os animais terão o melhor alimento, o solo voltará a reabsorver a água e ainda economizaremos com produtos que combatem parasitas nos animais e solo.”, afirma o proprietário parceiro.
Com o patrocínio da Petrobras, o projeto “Semeando Água” vem desenvolvendo ações em outras cinco propriedades rurais representativas de diferentes condições e locais do Sistema Cantareira. O intuito é que essas propriedades se tornem catalisadoras de uma mudança em maior escala, dentro e fora da região do projeto, subsidiando programas/política de adequação ambiental que visem à conservação do solo e da água.
Saiba mais sobre o projeto