Na região do Sistema Cantareira, mais de 580 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas pelo IPÊ em parceria com a iniciativa privada. Desse total, 200 mil em parceria com a farmacêutica União Química, entre 2022 e 2024. Neste mês, profissionais da empresa, incluindo lideranças da área de Sustentabilidade – ESG, estiveram na sede do IPÊ, em Nazaré Paulista, para um dia de avaliação de resultados.
A coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis, Andrea Peçanha, recebeu o grupo e destacou o potencial das parcerias. “Temos o conhecimento das áreas prioritárias para restauração, sabemos como fazer e plantamos, mas apenas com parceiros conseguimos dar escala à restauração na região. A partir dos plantios contribuímos com a conectividade entre os fragmentos, o que é fundamental para a biodiversidade, por conta do fluxo genético. Na região do Sistema Cantareira, a restauração florestal também é estratégica para aumentar a segurança hídrica do Sistema, responsável pelo abastecimento de água de mais de 7,6 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo”.
O engenheiro florestal do IPÊ, Paulo Roberto Ferro, compartilhou dados sobre a evolução dos primeiros plantios realizados pela parceria em 2022 e reforçou como encontros como esse são estratégicos. “É muito importante aproximar os financiadores da realidade do campo, que eles possam vivenciar e entender mais sobre o desafio da região”. No Sistema Cantareira, o déficit é de 35 milhões de árvores. Na sequência, o grupo visitou uma das áreas de plantio no entorno do reservatório Atibainha, que integra o Sistema Cantareira.
“A especialista de Sustentabilidade – ESG da União Química, Ana Luiza Vega, reforçou a importância do IPÊ dentro do programa Raízes da União. “Essa é uma parceria que temos muito orgulho e carinho. Foi a primeira parceria que firmamos no âmbito do programa Raízes da União, em São Paulo. O IPÊ, desde o começo, esteve de portas abertas. A equipe técnica é o principal diferencial dessa instituição, além dos relatórios com resultados e da transparência, o que nos dá muita confiança e segurança. Já ter conseguido realizar o plantio de 200 mil mudas de árvores na região do Sistema Cantareira é algo muito significativo para a gente. Para os próximos passos, esperamos manter essa parceria, afinal, ao todo, o programa tem o objetivo de plantar 1 milhão de árvores”.