Dia 22 de outubro, a aluna da ESCAS, Mônica Klein defendeu o produto final do Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável. Mônica discutiu a influência do trabalho na vida das pessoas e no seu comportamento de consumo durante o tempo livre, dentro do contexto da crise ambiental atual, vivida no planeta.
Com o título: “A redução da jornada de trabalho e seu impacto ambiental: reflexões sobre o uso do tempo, consumo e meio ambiente”, o objetivo do trabalho foi estabelecer um ponto de partida para discussões sobre a viabilidade e efetiva sustentabilidade das propostas de redução
de carga-horária sugeridas pelos Economistas Ecológicos, uma vez que até então a maior parte das discussões considera apenas a realidade e experiências de países desenvolvidos.
Neste sentido, as reflexões percorrem os aspectos sociais e ambientais que estão relacionados a um modo de vida centrado no trabalho, perpassando os conceitos fundamentais de trabalho, lazer, uso do tempo, tempo-livre, dentre outros relevantes para a discussão e compreensão do assunto.