::cck::962::/cck::
::introtext::
O IPÊ é um dos parceiros do novo programa Raízes da União, da União Química. Para celebrar 85 anos, a empresa se lançou ao desafio de plantar 1 milhão de árvores nos próximos cinco anos. As primeiras 100 mil serão plantadas pelo IPÊ no Sistema Cantareira, em São Paulo, local onde o instituto já restaurou quase 400 mil árvores para a conservação da água e da fauna da Mata Atlântica. O plantio das primeiras árvores acontecerá em Nazaré Paulista (SP), ao redor da represa Atibainha.
Pelo projeto, outras cidades do estado de São Paulo como Guarulhos, Taboão da Serra e Embu-Guaçu também participarão da iniciativa. Minas Gerais e Distrito Federal também receberão árvores em parceria com prefeituras e outras instituições. As árvores nativas escolhidas serão específicas dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, que ocorrem nos estados, e a restauração será conduzida em Unidades de Conservação e áreas degradadas que influenciam a produção de água como nascentes e entorno de represas. As árvores vão ajudar não só a água como na redução dos impactos da crise climática e para a restauração do habitat de animais ameaçados e vulneráveis.
O lançamento do programa aconteceu dia 13 de março, em um evento no Parque do Ibirapuera, com distribuição de 2000 mudas para os visitantes e frequentadores.
“Essa parceria tem um significado muito importante para nós, que estamos em um grande esforço para regenerar a Mata Atlântica do Sistema Cantareira. Serão 100 mil árvores que irão nos ajudar a melhorar a qualidade da água e também a recompor a biodiversidade em uma área estratégica ecologicamente, que abriga espécies ameaçadas e vulneráveis e que também é fonte de vida para milhares de pessoas. Esse é um movimento conjunto, em parceria, porque sabemos da importância da atuação em rede pela conservação da natureza”, diz Suzana Machado Padua, presidente do IPÊ.
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::962::/cck::