De 22 a 24 de novembro, 400 convidados estarão reunidos no Legado Amazônico: Tecendo Redes na Gestão de Áreas Protegidas, que será realizado no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília/DF. O evento promovido pelo LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica marca os cinco anos do projeto idealizado pelo IPÊ, Fundo Amazônia/BNDES e Fundação Gordon and Betty Moore, parceiros financiadores.
Os participantes do evento são representantes das Rede LIRA formada por 77 associações de base local indígenas e extrativistas, 40 organizações da sociedade civil, 10 empresas e 15 universidades que executam ações no LIRA, além de gestores das unidades de conservação, coordenadores regionais de Unidades de Conservação e Terras Indígenas, profissionais que atuam nos Ministérios do Meio Ambiente, dos Povos Indígenas, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Agricultura e Educação, além de representantes de outras organizações da sociedade civil, universidades, empresas, instituições de fomento/financiadores, coletivos e redes.
O Legado Amazônico tem como objetivo discutir a implementação da política ambiental considerando cenários da crise climática, conjuntura política do Brasil e geopolítica internacional. Gestão territorial, Governança, Bioeconomia, Adaptação e Mitigação de Mudanças Climáticas, Gênero e geração serão questões orientadoras da programação. O evento será presencial, mas contará com a transmissão online da mesa de abertura e das palestras das mesas redondas. Para saber mais acesse Legado Amazônico e inscreva-se.
A dinâmica do Seminário contribuirá para que organizações da sociedade civil e organizações locais de base dos povos e comunidades tradicionais compartilhem sua atuação. Discutir e divulgar fundos de apoio a projetos na Amazônia também estão na programação.
O evento contará com: abertura com Espaço Integração, plenárias com mesas temáticas, Salas Lego (temáticas), espaço interativo (divulgação, articulação e lançamentos de pesquisas, publicações, aplicativos e/ou plataformas), espaço expositivo de produtos amazônicos, além de momentos para reuniões paralelas visando a articulação entre os participantes. Os aprendizados da Rede LIRA estarão presentes em todos os espaços como catalisadores para discussões.