O IPÊ é uma das organizações idealizadoras e participantes do Consórcio Águas do Cerrado, uma plataforma colaborativa entre organizações da sociedade civil, empresas e governos que tem como objetivo central conservar a água do bioma a partir de ações que promovam o desenvolvimento de paisagens sustentáveis, benefícios socioeconômicos e ambientais.
A ideia da plataforma nasceu após trabalho em parceria entre a Unidade de Negócios do IPÊ, a UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e a empresa Nespresso, em 2013, que identificou os impactos ecológicos e as dependências da cadeia produtiva de café da empresa, no Cerrado de Minas Gerais. Ainda naquele ano, em reunião com agricultores, empresas, uma agência do governo e ONGs, foram apresentadas as ameaças comuns à água e aos serviços ecossistêmicos do solo no bioma. Assim, para tentar solucionar os desafios de restauração da paisagem e manutenção desses serviços ambientais, foi criada a plataforma colaborativa, com o objetivo de fortalecer as ações individuais e realizar atividades conjuntas.
Uma das ações iniciais da plataforma foi a realização do “Workshop de Capacitação de Proprietários Rurais e Implementação do Produto Técnico”, dias 3 e 4 de dezembro, em Uberlândia, Indianópolis e Monte Carmelo (MG). O encontro capacitou produtores rurais cooperados à COOXUPÉ (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda) sobre o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) com a perspectiva de paisagens sustentáveis e seus benefícios sociais, ambientais e econômicos de longo prazo. A ideia central foi proporcionar troca de informações e experiências entre esses proprietários, que passarão a atuar como agentes multiplicadores de boas práticas com vistas à conservação dos serviços ecossistêmicos na região.
Para o encontro, foi formulada uma cartilha direcionada aos proprietários rurais, com explicações sobre “Paisagens produtivas e Sustentáveis na região de Indianópolis e Uberlândia”, em que são explicados temas como o Novo Código Florestal, sua importância, e as oportunidades que existem para o proprietário no cumprimento desta lei ambiental. A cartilha estará disponível para download em breve, aqui no site do IPÊ. Outro produto em conjunto do Consórcio é o calendário 2015, com informações sobre produção sustentável a cada mês, que já está sendo distribuido entre os produtores da região.
Além das organizações já citadas, participam do Consórcio Águas do Cerrado: COOXUPÉ, Tribanco, Imaflora, OPA! (Organização para Proteção Ambiental) e Associação dos Cafeicultores do Cerrado.