O ICMBio- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o IPÊ- Instituto de Pesquisas Ecológicas lançam hoje (11/12), em Brasília, uma plataforma online e uma revista impressa bilíngue sobre Práticas Inovadoras na Gestão de Áreas Protegidas. Ambos os produtos resultam do projeto “Motivação e Sucesso na Gestão de Unidades de Conservação (UCs)”, realizado pelas instituições. Iniciado em 2012, em parceria com o ICMBio e com o apoio financeiro da Fundação Gordon and Betty Moore e GIZ, o projeto pretende buscar soluções inovadoras e criativas para melhorar a gestão das UCs no Brasil, além de estimular as competências proativas em gestão e a motivação de equipes de áreas protegidas.
A plataforma online é uma mídia onde serão publicadas as principais iniciativas em gestão de Unidades de Conservação do Brasil, com atualização constante, e a revista impressa traz matérias sobre trabalhos de destaque apresentados no “I Seminário de Práticas Inovadoras na Gestão de Unidades de Conservação”, realizado no início deste ano, para divulgação das iniciativas inovadoras que foram mapeadas previamente pela equipe do projeto. A riqueza de ideias e práticas inovadoras levantadas ao longo de dois anos incentivou os parceiros a pensarem formas de compartilhar esse conhecimento mais amplamente.
“Com a plataforma e a revista, queremos mostrar às pessoas a capacidade desses gestores em buscar soluções criativas e inovadoras para desafios enfrentados diariamente na gestão das UCs. Ao mesmo tempo em que reconhecemos o trabalho desses profissionais, queremos também incentivar outros deles a entrarem nessa mesma energia. Esperamos que este seja apenas o começo de uma mudança de paradigma no intuito de incentivar ainda mais o empreendedorismo no manejo de Unidades de Conservação”, afirma Fabiana Prado coordenadora de projetos do IPÊ.
Tanto na plataforma como na revista é possível conhecer, por exemplo, como gestores de várias partes do Brasil lidam com desafios relacionados à conservação de espécies da fauna e flora em áreas que precisam ser amplamente protegidas. São soluções variadas para combater desde problemas relacionados a ações externas como fogo, invasão e caça ilegal até mesmo temas internos, ligados à administração e gestão de pessoas. Todas são inspirações e têm potencial para serem aplicadas em diferentes UCs, em suas devidas proporções e de acordo com cada realidade.
Para acessar a plataforma, clique no endereço: http://www.icmbio.gov.br/praticasinovadoras/
Para acessar a revista: http://issuu.com/institutoipe/docs/ip_022_14_icmbio_web/0