Na foto: Sabrina Weber, assistente administrativo no IPÊ Bahia, apresenta a candidatura do IPÊ como instituição sede do Fórum Florestal
A partir de março de 2025, o IPÊ será oficialmente a instituição responsável pela gestão administrativa e financeira do Fórum Florestal da Bahia. As representantes do IPÊ no Fórum serão: Maria Otávia Crepaldi, coordenadora de projetos e Sabrina Weber, assistente administrativo.
Ficamos felizes com essa oportunidade de contribuir com o Fórum Florestal da Bahia. A restauração de paisagens é uma estratégia fundamental para a conservação da biodiversidade, a proteção dos recursos hídricos, a garantia do uso sustentável dos recursos naturais, manutenção da regulação climática e a promoção do bem-estar das comunidades locais. Assumir esse compromisso também via Fórum na reta final da Década da Restauração 2021 a 2030 é, sem dúvida, uma oportunidade de reforçar o trabalho conjunto das instituições e de promover as pautas de conservação do bioma e de negócios sustentáveis como centrais para o desenvolvimento sustentável na região.
O IPÊ está na Bahia desde 2009, quando a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, frente de educação do IPÊ com sede em Nazaré Paulista (SP), passou a oferecer o seu Mestrado Profissional também em Serra Grande, no município de Uruçuca (BA). Ali, o Mestrado teve apoio do Instituto Arapyaú e, desde 2015, da Veracel Celulose. Em 2019, ainda em parceira com a Veracel, o Mestrado Profissional passa a ser realizado em Porto Seguro (BA) e o IPÊ inicia alguns projetos socioambientais na região junto com iniciativas e instituições locais, construindo uma rede de apoio para o desenvolvimento de ações sustentáveis na região.