Patrocinado pela Petrobras, projeto é desenvolvido no Sistema Cantareira com objetivo de conservar os recursos hídricos
Na última sexta-feira, 23 de outubro, a cidade de Piracaia-SP recebeu o Encontro Participativo do projeto “Semeando Água” na Câmara Municipal. A Equipe de educação ambiental e o técnico florestal do projeto apresentaram as principais ações realizadas no município e os benefícios para o meio ambiente e para os proprietários parceiros do projeto.
O evento contou com a presença de alunos e professores das escolas Augusta do Amaral Peçanha e João de Moraes Goes, representantes da Secretaria de Educação, população em geral e a Prefeita Terezinha das Graças da Silveira Peçanha, que em meio a seus compromissos fez questão de prestigiar o momento. “Eventos como esse que o projeto “Semeando Água” promove vem ao encontro do que propomos no município. Contribui na formação de nossos jovens fazendo com que eles se tornem multiplicadores das lições aprendidas sobre a importância e a urgência de conservar o meio ambiente. Somos todos responsáveis por uma mudança!” finaliza ela.
A iniciativa está prevista nas atividades de educação ambiental do “Semeando Água” e tem como objetivo disseminar as informações do projeto e a importância de conservar os recursos hídricos e a biodiversidade da região, que compõe o Sistema Cantareira de abastecimento de água. Durante sua explanação, a educadora Andrea Pupo explica que o Cantareira não é apenas água, existe todo um ecossistema ali formado por floresta e espécies de animais e plantas, inclusive com algum grau de ameaça de extinção. “O sistema é muito mais do que água, aqui vivem espécies que só encontramos aqui, e muitas dessas, correm risco de sumir se não conservarmos as florestas em pé. Outro fator importante são as nascentes, que abastecem os rios que por sua vez alimentam os reservatórios que compõe o Sistema Cantareira, elas estão secando. Por isso, é de extrema importância conservar esses locais e a floresta, para que eles cumpram suas funções de garantir a qualidade e quantidade de água”, diz. O Técnico Florestal do projeto, Rogério Lourenção apresentou ainda os inúmeros serviços ambientais prestados pela floresta, como: controle de erosão do solo, produção e qualidade da água, regulação do clima e outros.
Outros projetos
O Encontro Participativo fomentou também a apresentação de outras ações voltadas à conservação do meio ambiente que acontecem no município, como: Projeto Piracaia Água e Ambiente, representado pela professora Margareth Martins Miranda e por alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Augusta do Amaral Peçanha . A iniciativa é da Prefeitura de Piracaia em parceira com a ONG Terceira Via e apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, e visa à formação de 500 agentes socioambientais, que mapeiam prioridades e riscos ambientais e propõem soluções para os problemas identificados em suas comunidades. “Poder participar dessa formação foi muito transformador, não somente nas questões ambientais como também nas relações como um todo. Como dizem, para todo fim existe um começo, nós estamos tendo a oportunidade de recomeçar!”, comenta Marília Gabriela, uma das agentes formada pelo projeto.
Outra iniciativa apresentada foi o projeto Água, que há 20 anos acontece na rede municipal de ensino, onde os alunos desenvolvem trabalhos com a temática Meio Ambiente durante o ano letivo. O professor de geografia, Joaquim Santana Neto, contou aos participantes do Encontro sobre uma das iniciativas que a escola João de Moraes Goes adotou na tentativa de economizar água. Lá, o telhado da quadra foi adaptado para captar água da chuva para armazenamento.
Com o patrocínio da Petrobras, o projeto “Semeando Água” vem desenvolvendo ações em outros sete municípios, propondo melhores utilizações de uso de solo, restauração florestal em propriedades rurais de diferentes condições e locais do Sistema Cantareira. O intuito é que essas elas se tornem catalisadoras de uma mudança em maior escala, dentro e fora da região do projeto, subsidiando programas/política de adequação ambiental que visem à conservação do solo e da água.