O Projeto Centro de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA-Clima) atua na criação de uma rede agroecológica para o fortalecimento da agricultura familiar em uma região classificada como Área Suscetível a Desertificação (AsD). Conheça os parceiros que estão construindo o CECSA-Clima para a promoção da educação ambiental, sucessão rural, desenvolvimento rural sustentável e redução dos impactos das Mudanças Climáticas.
Escola Municipal Comunitária Agroecológica Fazenda Lacerda
A escola localizada na zona rural de Água Branca atende cerca de 190 alunos, moradores de sete comunidades do entorno, com ensino infantil e fundamental. Fundada em 2000, a escola conta com um currículo próprio de Ciências Agropecuárias, que é o componente de diversificação do período integral. Nesse contexto, os estudantes aplicam seus conhecimentos na prática, como, por exemplo, no cuidado com a horta escolar, cujos alimentos integram a alimentação fornecida pela escola. Dessa forma, a escola não apenas promove uma educação contextualizada, mas também fortalece o vínculo dos alunos com o meio rural e a sustentabilidade.

“Tem educação para a família, que trabalha as ferramentas da pedagogia da alternância dentro da realidade local. Tudo é voltado para essa questão da agroecologia. Através do plano de estudos, os pais refletem como que está o clima, como que está a terra. Nas aulas de Ciências Agropecuárias tivemos uma eletiva sobre o plantio de hortaliças. Tivemos outra sobre o conhecimento das plantas, em que os alunos foram conhecer a diversidade de espécies no parque natural de Santa Tereza. Trabalhamos a agroecologia de várias formas.” compartilha Edvane Costa, diretora da escola.
Currículo integrado através da agroecologia
Os temas geradores trimestrais integram todas as disciplinas, promovendo uma abordagem interdisciplinar. Além disso, a escola trabalha um subtema comum do pré ao nono ano, garantindo continuidade no aprendizado, e também seleciona subtemas específicos para cada ano a partir do sexto, adaptando-se às necessidades pedagógicas. No segundo trimestre de 2024, por exemplo, a região enfrentou um período de seca intenso. Diante dessa realidade, os temas geradores abordaram a questão, aproximando o ensino do cotidiano dos estudantes. Dessa forma, o conteúdo tornou-se mais significativo e contextualizado.
No ano passado a escola agroecológica foi a vencedora do concurso municipal de hortas. Agora, em 2025, o concurso terá como tema a conservação de nascentes. Segundo Edvane “é algo que movimenta bastante a nossa escola nessa linha de sustentabilidade.”
A Fazenda Lacerda não apenas realiza atividades em parceira com o Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER), como visitas pedagógicas, mas também através do alinhamento dos temas geradores trimestrais. Ao integrar o CECSA-Clima a escola compartilha suas experiências e contribui com o conhecimento que possui sobre as famílias e realidade dos estudantes. “A proposta de trabalhar a não desertificação casa muito com o que está sendo trabalhado aqui.” complementa Edvane.
O Projeto Centro de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA-Clima) é financiado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).