Na última fase da expedição realizada durante o mês de março, a equipe da INCAB/IPÊ – Iniciativa Nacional para Conservação da Anta Brasileira seguiu do Boqueirão da Onça/BA para três parques nacionais no Piauí: Parque Nacional da Serra da Capivara, Parque Nacional da Serra das Confusões e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. “Desde o início da expedição estamos entrevistando as pessoas no entorno das Unidades de Conservação, conversando com os gestores, conhecendo a realidade de conservação dessas áreas e buscando informações sobre as antas. Até o Parque Nacional (Parna) da Serra da Capivara continuávamos na realidade de não existir a anta na atualidade. No Parna Capivara conseguimos algumas informações, indícios do pessoal mais antigo sobre a presença histórica do animal, particularmente ao longo de alguns grandes rios que passam na região, em especial do rio Piauí, potencialmente conseguimos alguns registros históricos. Na Serra da Capivara tem aquela pintura rupestre bem nítida da anta com o filhote”, conta Patricia Medici, coordenadora da INCAB/IPÊ e pesquisadora à frente da expedição.
Do Parna Serra da Capivara a equipe seguiu para o Parque Nacional da Serra das Confusões. “A partir de Confusões a gente teve relatos de pessoas que já viram no passado, veem na atualidade, já caçaram, mataram, comeram; enfim, aqui em Confusões tem anta. Essa é uma área de transição de Caatinga arbórea para Cerrado, muito verde, floresta com bastante água, brejões e grotas”, explica Patricia Medici.
Já no Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, a maior Unidade de Proteção ao Cerrado com enclaves de Mata Atlântica e de campo rupestre, a equipe também encontrou indícios. “Em Confusões e Nascentes temos a anta e as pesquisas foram bem ricas, conseguimos bastante evidência da presença, localizações, coordenadas geográficas, locais de habitat mais propício, tem muita água na região, indícios e registros de caça”, destaca a pesquisadora.
Nas próximas semanas, a equipe trabalhará nos dados coletados.
Equipe da INCAB identifica presença histórica da anta em região conhecida como Boqueirão da Onça/BA
Equipe da expedição encontra registros históricos da anta brasileira na Chapada Diamantina