Na primeira semana de abril, Nailza Porto, coordenadora do Projeto Navegando Educação Empreendedora na Amazônia, veio a São Paulo para a cerimônia do 3º Prêmio Turismo Sustentável, uma iniciativa da WTM Latin America, que reconheceu como prata o projeto Navegando Educação Empreendedora, do IPÊ, na categoria Melhores Conexões Significativas. O prêmio é uma iniciativa da WTM Latin America, evento B2B de viagens e turismo da América Latina.
Nesta edição, o prêmio contou com 66 inscritos em seis categorias: Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos, Melhores conexões significativas, Melhores modelos de compras locais, artesanato e alimentação, Abordando as mudanças climáticas, Melhores soluções para a promoção da diversidade e inclusão e Melhores iniciativas para a conservação da natureza.
O prêmio busca ao mesmo tempo reconhecer e inspirar para que mais iniciativas sigam no caminho do turismo sustentável. A categoria Melhores Conexões Significativas valoriza a construção de uma relação entre os turistas e as comunidades, criando conexões significativas, beneficiando tanto o anfitrião quanto o hóspede.
Nailza Porto, coordenadora do Projeto Navegando Educação Empreendedora na Amazônia do IPÊ, destaca que prêmio é sem dúvida um reconhecimento com potencial de dar visibilidade em como é possível conciliar desenvolvimento com sustentabilidade. “É com muita gratidão que recebi esse prêmio, como Amazônida e como coordenadora do Projeto Navegando Educação Empreendedora na Amazônia do IPÊ. A busca por um turismo mais sustentável compatibilizando conservação, visitação e geração de renda mais justa têm sido uma das estratégias mais almejadas de muitas Áreas Protegidas no Brasil e na Amazônia. A valorização do saber fazer dos povos da floresta sempre será uma experiência transformadora para o visitante e para o visitado. Que sejamos cada vez mais o número de multiplicadores de conexões de impacto no mundo”.
Nailza recebeu o prêmio de Bruno Wendling, diretor presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, parceiro do Prêmio.
Nailza destaca que esse é o resultado de um trabalho coletivo. “Nossos agradecimentos, em especial às Comunidades do Rio Negro do estado do Amazonas fundamentais nesse processo. A equipe do projeto, sem a qual não seria possível executar as atividades em campo com tanta maestria e sucesso, aos mentores voluntários, que trocam experiências e que aprimoraram cada vez mais a nossa metodologia, aos parceiros governamentais e não governamentais locais e aos nossos financiadores LinkedIn, Projeto Lira, Global Giving, Grupo Martins que acreditam e investem no nosso propósito na Amazônia!
Os premiados nas seis categorias, jurados e a equipe da organização do prêmio
Nailza também foi convidada para compartilhar a experiência no painel Cadeias de fornecedores do turismo e conservação ambiental na quarta 05 de abril durante a WTM Latin America.