Pelo aplicativo do IPÊ no Facebook, é possível fazer doações que irão se transformar em árvores nas áreas de mananciais do Sistema Cantareira, um dos maiores sistemas de abastecimento de água do mundo e que vive a pior seca da sua história.
Com sede localizada em Nazaré Paulista (SP), um área de Mata Atlântica estratégica em produção de água, o IPÊ já plantou 300 mil árvores nas áreas de abrangência do Sistema Cantareira e pretende somar 700 mil com essa campanha – que começa no Dia de Doar (2 de dezembro de 2014) e segue ao longo dos próximos meses. Assim, a meta é chegar a 1 milhão de árvores, com o objetivo de proteger rios, represas e córregos que fazem parte desse sistema que abastece 14 milhões de pessoas em São Paulo, sua região metropolitana, e cidades do interior.
“A recomposição de matas ciliares é de extrema importância para a conservação dos recursos hídricos porque elas ajudam a absorver água das chuvas de maneira adequada, infiltrando-se no solo e alimentando o lençol freático. Com a vegetação também reduzimos o risco de assoreamento desses rios e represas, um impacto extremamente grave para o armazenamento dessas águas”, conta Andrea Peçanha gerente de desenvolvimento institucional do IPÊ.
O reflorestamento da região do Sistema Cantareira é uma das medidas principais para a recuperação da capacidade de produção de água na região. Estudos indicam que 45% das Áreas de Preservação Permanente (APPs) que, por lei, deveriam ser coberta de árvores nativas, estão ocupadas por pastagem ou monoculturas como o eucalipto. Desta forma, as áreas não estão cumprindo com suas funções ecológicas.
Cada pessoa pode doar quantas árvores quiser. O valor inicial da doação é de R$20,00 para 1 árvore e chega a R$100,00 para 5 árvores. Para doar mais, basta dobrar ou triplicar o valor doado, no momento da operação, realizada via Moip. O IPÊ fica responsável pelo plantio das mudas nativas da Mata Atlântica e seu acompanhamento até que cresçam e formem uma floresta.
Para doar, clique AQUI.