Mais de 20 profissionais entre gestores ambientais, professores e técnicos desenvolvedores de projetos socioambientais na região Sul da Bahia e que integram o Fórum Florestal da Bahia, além de instituições parceiras do IPÊ participaram do curso de Introdução a Mercados de Carbono desenvolvido pela ESCAS/IPÊ e oferecido de forma gratuita em parceria com a ELTI/YALE – Environmental Leadership Training Initiative da Yale School of the Environment, o Programa de Liderança (Leadership Program). Os participantes contaram com 50 horas de conteúdo ministradas em oito semanas, de março a maio, no formato online
A iniciativa, segundo Maria Otávia Crepaldi, pesquisadora e coordenadora local da parceria, teve como objetivo ampliar o conhecimento teórico e prático sobre o mercado de carbono, incluindo contexto, modalidades, gestão e monitoramento de projetos de redução de emissões (REDD+) e de restauração florestal (ARR). “A expectativa é a de que a partir do conteúdo do curso, os participantes possam contribuir com a expansão desse mercado no Sul da Bahia, região que apresenta um dos maiores índices de incremento florestal do mundo”.
Para Virginia Londe de Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental da Veracel Celulose, o curso ofereceu um panorama desse mercado em crescimento. “A Veracel está entrando no Mercado de Carbono e precisávamos entender mais sobre o processo como um todo. Metodologias, certificação, regulação e forma prática de aplicação. A iniciativa atendeu muito a minha expectativa, pois trouxe uma base do que se tem discutido sobre o mercado de carbono. Nosso interesse não é elaborar projetos de carbono, mas sim estar atualizado sobre como tem se discutido no mercado internacional e a possibilidade de projetos visando venda de crédito”.
O curso contou com sessões ao vivo que possibilitaram a interação entre os participantes, a coordenação e os palestrantes convidados, como o engenheiro florestal Daniel Pioto, também professor da UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia; Roberta Guimarães, bióloga da empresa Carbonext; e Cínthia Caetano, VP Corporate na Future Carbon que trouxeram aspectos práticos do contexto atual do crédito de carbono no Brasil.
Para Thiago Guedes Viana, assessor especial do Gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia, o curso trouxe um panorama do setor com conhecimento prático da agenda de crédito de carbono no Brasil. “Foi um curso de excelência que superou demais as minhas expectativas, por conta da profundidade técnica. Os palestrantes apresentaram a realidade dos projetos de crédito de mercado de carbono do país, como eles podem ser desenvolvidos, os principais gargalos, além de etapas e passos para que o projeto possa ser implementado. O material disponibilizado é de alta qualidade e funciona como fonte de consulta. O networking possibilitado por essa edição também é destaque”.
Ao final, o Programa de Liderança da ELTI abriu chamada de projetos, para que os participantes do curso pudessem submeter propostas para receber apoio financeiro e/ou mentoria. O objetivo da ELTI é identificar e apoiar projetos de pesquisa, treinamento, intervenção rural e/ou produção de materiais educativos desenvolvidos no Sul da Bahia por alunos. Três propostas foram submetidas e o resultado será divulgado no final deste mês.