Entre os dias 11 e 14 de fevereiro, alunos do MBA Gestao de Negócios Socioambientais, da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade ( do IPÊ) participaram de uma visita técnica na região do Baixo Rio Negro, Amazonas. Ali, assistiram a apresentações sobre cadeias produtivas do artesanato e produtos da agrobiodiversidade, e tiveram oportunidade de vivenciar o dia a dia das famílias que praticam essas atividades. A ideia foi estimular o grupo a refletir sobre o contexto local e discutir sobre as ações socioambientais desenvolvidas pelo IPÊ no âmbito do projeto Eco-Polos Amazônia XXI.
Essa é a quarta viagem do Barco Maíra, do IPÊ, com intuito de promover o intercâmbio e troca de experiência entre profissionais de diversas áreas e as comunidades envolvidas nas ações do projeto do Instituto na Amazônia. As visitas técnicas são vistas com bons olhos pelos pesquisadores que atuam no projeto, pois além de fortalecerem a relação com as comunidades, também são uma forma de discutir e avaliar as ações e atividades desenvolvidas pelo projeto.
A oportunidade de conhecer um pouco do cotidiano das famílias no Baixo Rio Negro também impressiona os profissionais visitantes. “Essa experiência foi de fundamental importância para o entendimento das questões socioambientais na Amazônia, valeu muito mais que várias semanas em sala de aula” comenta Ornellas Guzzo Vilardo , uma das alunas do MBA que trabalha numa grande corporação em São Paulo.
Buscando dar continuidade a visita e sistematizar as impressões dos alunos do curso, um trabalho de reflexão e avaliação será desenvolvido com professores especializados em empreendedorismo socioambiental da USP e a equipe do IPÊ em março, na sede do Instituto em Nazaré Paulista (SP). O MBA Gestão de Negócios Socioambientais tem apoio pedagógico do CEATS/USP e Artemisia Negócios Sociais.
Saiba mais sobre o projeto Eco-Polos Amazônia XXI: www.ipe.org.br/blogecopolos