No domingo 09 de novembro, o Ecoswim 2025 tomará conta da piscina do Pacaembu, em São Paulo, reunindo mais de 1.200 participantes, aumento de 56% % em relação à edição de 2024, em uma celebração que alia esporte e o apoio ao meio ambiente.
O Ecoswim é idealizado pela equipe de natação Wetrats , da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) e não possui fins lucrativos, parte do valor arrecadado com as inscrições é destinado ao IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas para o viveiro de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, localizado em Nazaré Paulista. A outra parte do recurso é utilizada para viabilizar o evento do próximo ano.
A parceria entre IPÊ e Ecoswim é fruto do trabalho realizado pela Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ e a partir deste ano passa a integrar o IPÊ em Movimento, frente de ação que une duas grandes causas: a conservação da biodiversidade e o cuidado com a saúde das pessoas. O valor repassado desde a primeira edição do Ecoswim, em 2007, é de cerca de R$ 180 mil. Em 2024, a arrecadação foi de R$ 27.500,00, aumento de 12% em relação a 2023.
Um marco na história da parceria
A edição de 2025 já entrou para a história com recorde de participantes, 30 dias antes do evento todos os horários das baterias já estavam lotados. Desde então, a única possibilidade de inscrição é nadar como Amigo do Ecoswim, bateria que nas edições anteriores viabilizava que interessados participassem de maneira independente, mas que nesta edição assumiu também o papel de reunir grupos de amigos.
O Ecoswim se consolida como uma iniciativa que inspira atitudes sustentáveis e reforça o poder transformador do esporte. Em 2025, a expectativa é de mais uma edição marcada por energia, engajamento e compromisso com o meio ambiente.
Serviço
Ecoswim 2025
09 de novembro – domingo
Piscina da Mercado Livre Arena Pacaembu
Mais informações: https://www.ecoswim.com.br/