Nos dias 14 e 15 de abril, o Clube de Mães Maria de Nazaré recebeu a visita do Consulado da Mulher, com o objetivo de dar início a uma parceria com o IPÊ na assessoria a empreendimentos de mulheres na região do Baixo Rio Negro (AM). Formado por mulheres ribeirinhas e agricultoras da Comunidade São Sebastião, o Clube existe há 13 anos. Desde 2009, segundo Maria de Jesus Pascoal, 49, que é uma das fundadoras, elas trabalham na produção de doces, biscoitos, geleias e balas com frutas regionais e contam com a parceria e apoio do IPÊ.
Representante do IPÊ no encontro, Mariana Semeghini, ressaltou que isso significa o primeiro passo da parceria com o consulado. “A ideia é que com a concretização da parceria e todo o conhecimento e experiência do consulado na assessoria de empreendimentos femininos, nós possamos melhorar nossa atuação com os grupos de mulheres da região do Baixo Rio Negro, na gestão e aprimoramento da produção. Além disso, os empreendimentos serão monitorados pela metodologia de gestão de empreendimentos solidários por meio de indicadores desenvolvida pelo consulado”, ressaltou.
A experiência da visita serviu também para o consulado ter um diagnóstico do grupo, conforme destacou Aldaci Sousa, educadora do consulado. “O momento foi de conhecer o grupo, ver como tudo funciona e apontar alguns indicadores da vigilância sanitária, por exemplo”, disse Aldaci ao resumir a experiência do primeiro dia.
No segundo dia, três integrantes do clube participaram de uma atividade com mulheres do Sabores do Tarumã, que trabalham com sorvetes e já são assessoradas pelo consulado. “Tivemos uma troca de experiências para que de alguma forma as experiências dessas mulheres ajudem nas atividades do clube”. Ainda segundo Aldaci, atuar em conjunto com o IPÊ para o clube será importante também devido a dificuldade de acesso a comercialização delas.
Quem gostou e aprendeu com o que foi falado durante os encontros foi a própria Maria de Jesus. “Se tudo que foi falado aqui der certo vai ser maravilhoso pra gente. Gostamos muito e estamos animadas para ver o resultado”. Hoje, após a parceria com IPÊ, o grupo já leva os produtos para feiras e eventos que valorizam o trabalho delas.
“Já vendemos nosso produtos em feiras no Rio de Janeiro e isso é muito gratificante. Então, sentimos que essa melhoria só vai nos ajudar a crescer”, finalizou Maria de Jesus.
Retirado de: Blog Eco-Polos