Em fevereiro, nos dias 14 e 15, gestores e analistas de órgãos governamentais, além de pesquisadores e representantes de duas concessionárias de manejo florestal estarão reunidos na Oficina de Monitoramento da Biodiversidade em Concessão Florestal, que será realizada na sede do Ibama, em Brasília/DF. A Oficina é uma ação do Projeto Estratégia Brasileira de Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo, uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas com apoio do Serviço Florestal dos Estados Unidos.
Encontro presencial no ICMBIo realizado em outubro de 2022 com a presença de representantes do IPÊ, ICMBio, Ibama e SFB e USFS, que deu início ao componente de Monitoramento da Biodiversidade em Concessão Florestal do Projeto Estratégia Brasileira de Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo/IPÊ
A Oficina tem como objetivo definir o desenho amostral dos protocolos de monitoramento da biodiversidade na Flona de Caxiuanã, no Pará, e articular o arranjo interinstitucional e intersetorial. O evento conta com a parceria do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, do Serviço Florestal Brasileiro e também do Serviço Florestal dos Estados Unidos, que além do apoio financeiro também participa tecnicamente.
Débora Lehmann, que coordena o componente Monitoramento da Biodiversidade em Concessão Florestal do Projeto Estratégia Brasileira de Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo/IPÊ, antecipa a importância dessa Oficina. “Temos a perspectiva de que o projeto demonstrativo que será realizado na Flona de Caxiuanã/PA, a partir de alinhamentos na Oficina, nos dará a experiência necessária para subsidiar a elaboração de instrumentos de gestão e políticas públicas conjuntas entre as instituições governamentais e as concessionárias que possam viabilizar a implementação do Programa Monitora nas Florestas Nacionais. O IPÊ mais uma vez, ao apoiar os órgãos gestores no cumprimento de seus objetivos, atua como grande facilitador de um processo extremamente importante para a conservação da biodiversidade no Brasil”.