Pular para o conteúdo
  • IPÊ
    • Sobre o IPÊ
    • Missão
    • Nosso Credo
    • Governança
    • Estratégias
    • Apoiadores e Parceiros
    • Prêmios
    • Imprensa
    • Ipeanos
    • Onde Estamos
    • Nossos Resultados
    • Relatórios Anuais
    • Seja nosso Parceiro
  • Doe Agora
    • Doe Florestas
    • Por que doar?
    • Arredonde Suas Compras
    • Doe com PayPal ou Conta Corrente
    • Doações internacionais
    • Adote uma Espécie
    • Proteja o Sistema Cantareira
  • Notícias
    • Últimas Notícias
  • Projetos
    • Baixo Rio Negro
    • Nazaré Paulista
    • Pantanal e Cerrado
    • Sul da Bahia
    • Pontal do Paranapanema
    • Projetos Temáticos
      • Voluntariado para Conservação
      • Pesquisa e Desenvolvimento / P&D
      • Áreas Protegidas
      • Integração Escola e Comunidade
      • Projeto Escolas Climáticas
      • Paisagens climáticas
      • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
      • Fábrica de Soluções
      • Territórios da Vida Silvestre
  • Negócios Sustentáveis
    • Marketing Relacionado a Causas
    • Cases de MRC
    • Modelos de Parcerias
    • Iniciativas para Doação
  • Soluções em Educação
    • Escas
    • Mestrado Profissional
    • Pós-graduação
    • Cursos de Curta Duração
  • Publicações
    • Flora Regional
    • Boas Práticas em UCs
    • Atlas Cantareira
    • Artigos Científicos
    • Séries Técnicas, Guias e Outros Materiais
  • Estatuto
  • Código de Ética
  • Parcerias Públicas
  • Fale Conosco
  • Português
SOBREW FOTO OFICIAL IPE

IPÊ na SOBRE 2026: confira a opinião de nossos profissionais

31 de julho de 2026 Por IPE

Com público recorde, a SOBRE 2026 – VI Conferência Brasileira de Restauração Ecológica reuniu mais de 1.500 profissionais que atuam na cadeia da restauração, nesta semana de 27 a 31 de julho, em Brasília/DF.  Eduardo Ditt, diretor executivo do IPÊ, que também esteve no evento, reforçou o potencial de encontros como esse. “Cada um (cada instituição, profissional) tem uma forma de integrar pesquisa, criatividade, inovação para construir soluções. Essa troca é muito importante e isso casa muito com a forma como o IPÊ atua baseada em pesquisa, com a disseminação dos aprendizados, por meio da educação. Então para nós foi uma experiência muito boa”.

Esta edição também marcou a estreia do tema Comunicação na programação oficial do evento. “O IPÊ trouxe algumas experiências que talvez sejam novas para algumas pessoas, como por exemplo as estratégias de comunicação. A nossa equipe organizou um evento e a gente percebeu as reações dos participantes, como eles ficaram interessados em como se constrói uma agenda e uma estratégia de comunicação e como isso pode ser aplicado nos trabalhos de restauração”, destacou Ditt, diretor executivo do IPÊ. Confira logo abaixo.

Tecnologias como aliadas da conservação, envolvimento da comunidade, sistema produtivos sustentáveis, além de políticas públicas, como o Planaveg estão entre os destaques desta edição da SOBRE.  Confira os depoimentos dos pesquisadores do IPÊ que trazem temas-chave do evento relacionados ao trabalho de cada um na prática.

Restauração florestal

“Os trabalhos do IPÊ no Pontal refletem bem todas as discussões, como a de tecnologia e o envolvimento das comunidades, por exemplo. Na parte de tecnologia há um esforço tanto para mensurar estoque de carbono quanto para manutenção de áreas. A instituição também está engajada no desenvolvimento de pessoas para trabalhar com restauração. O IPÊ vem trabalhando a cadeia da restauração ecológica permeando vários segmentos, como o de produção de mudas e o de prestação de serviços”, Haroldo Borges, coordenador de campo do IPÊ no projeto Corredores de Vida.

Sistemas produtivos sustentáveis

“Tivemos a oportunidade de acompanhar uma mesa com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) discutindo restauração produtiva, recuperação produtiva no âmbito das grandes metas governamentais, tanto relacionadas ao Planaveg quanto com o Caminhos Verdes, um projeto do MAPA de transição de paisagens degradadas para sistemas produtivos sustentáveis. Acredito que estamos no caminho certo e com certeza o que estamos fazendo no sul da Bahia está completamente alinhado às políticas públicas e aos territórios que estão trabalhando com essa temática da recuperação produtiva”, Maria Otávia Crepaldi, pesquisadora à frente da atuação do IPÊ no Sul da Bahia.


Monitoramento da Biodiversidade

“Estamos bem alinhados com as práticas de monitoramento consolidadas. Apresentamos no espaço Banca de Exposições, da SOBRE, nosso Protocolo de Monitoramento, uma publicação de 2025 (em inglês que envolve comunidade, biodiversidade e clima. A publicação foi desenvolvida a partir de um material do WRI de alguns anos, adaptamos os indicadores a nossa realidade no Pontal e fizemos um estudo de caso sobre. Explicamos como fizemos essas adaptações dos indicadores e dessa forma é possível ajustá-lo a cada realidade”, Carolina Biscola, pesquisadora de monitoramento no projeto Corredores de Vida, realizado no Pontal do Paranapanema (SP). A publicação está disponível gratuitamente no site do IPÊ.


Rodadas de Conexões

Entre as novidades desta edição a SOBRE estavam as Rodadas de Conexões com a proposta reunir representantes de diferentes esferas – comunidade, terceiro setor, governo, iniciativa privada e universidade – com interesses no mesmo tema, em um momento que favoreceu a busca por soluções integradas frente aos desafios do setor. 

Para Jovenilson de Souza Corrêa, o ‘Tico’, comunitário ribeirinho da RDS Puranga Conquista (AM), a dinâmica baseada em um cadastro prévio de interesse trouxe, de fato, avanços. “Como comunitário, foi muito importante participar e entender a lógica dos órgãos ambientais que estavam presentes. Fizemos conexões e espero que dê certo”.

Gustavo Brichi, técnico extensionista nos projetos Semeando Água (SP e MG) e Reflora (AM), também aprovou a novidade. “Esse momento foi muito produtivo, a metodologia foi muito boa no sentido de promover interações entre as diversas instituições, os diversos setores: público, privado, órgãos ambientais e terceiro setor foi muito interessante. A união dessa diversidade é realmente um ponto-chave para pensar em soluções coletivas. Surgiram realmente conexões e oportunidade”.

Comunicação e projetos de restauração ecológica

As jornalistas Cibele Quirino e Paula Piccin levaram o tema Comunicação pela primeira vez à SOBRE, no workshop “Como elaborar um planejamento de comunicação estratégica para o seu projeto”. Cerca de 30 pessoas acompanharam a sessão, na UnB, em Brasília.

Cibele Quirino e Paula Picicn

“Os projetos de restauração ecológica têm um impacto relevante para o Brasil e seus profissionais precisam estar preparados para se comunicarem de maneira assertiva, transformando a ciência que exercem em campo e seus resultados em informação relevante para as pessoas. Trazer esse tema para esse ambiente de trocas e rico em experiências focadas em restauração foi bem importante.”, explica Cibele Quirino, coordenadora de conteúdo do IPÊ.

Como definir públicos, o papel de um bom storytelling e como medir resultados foram alguns temas debatidos, assim como as dificuldades de execução das ações de comunicação dos projetos. Profissionais da restauração de universidades, governo e ONGs estiveram presentes e saíram do encontro com dicas essenciais para desenvolverem planejamentos eficazes.

“O profissional da conservação socioambiental é uma fonte importante de informação para a sociedade, porque exerce a restauração florestal e a pesquisa científica na prática. Muitas vezes a informação gerada em campo se perde ou não alcança seus públicos por falta de um olhar mais objetivo para a comunicação. Saber comunicar de forma adequada ajuda não só a fortalecer a causa como a combater a desinformação climática e o negacionismo científico, utilizados de forma intencional para confundir a opinião pública e frear os avanços na área”, comenta Paula Piccin, coordenadora de comunicação institucional do IPÊ.


Categorias Notícias
Encontro IPÊ celebra 20 Anos do Programa ELTI

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts Recentes

  • IPÊ na SOBRE 2026: confira a opinião de nossos profissionais
  • Encontro IPÊ celebra 20 Anos do Programa ELTI
  • Agroecologia em Rede reúne agricultores para construção de plano de ação 
  • IPÊ divulga relatório de atividades 2025
  • Novo projeto no Pantanal impulsiona Turismo de Base Comunitária no bioma

Publicações

  • julho 2026
  • junho 2026
  • maio 2026
  • abril 2026
  • março 2026
  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013

Categorias

  • Áreas Protegidas
  • Baixo Rio Negro
  • Boas Práticas
  • Cases de MRC
  • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • COP-16 Agenda
  • COP16
  • COP30
  • Cursos
  • Depoimentos
  • Doe
  • Home
  • Iniciativas para Doação
  • IPÊ
  • IPÊ
  • ipe em movimento
  • Não categorizado
  • Negócios Sustentáveis
  • Notícias
  • Paisagens Climáticas
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Pontal do Paranapanema
  • Projetos
  • Projetos Temáticos
  • publicacoes
  • ra.2022
  • Relatórios Anuais
  • Uncategorised
A implementação do kmspico em sistemas educacionais ou corporativos permite uma utilização mais racional dos recursos e apoia iniciativas de proteção ambiental. Você pode download ativador kmspico com segurança agora mesmo.

Onde Estamos

Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12964-022
Tel: (11) 3590-0041

Mapa para o IPÊ
Escritórios
Ouvidoria

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin

Política de Privacidade
Programa de Privacidade
Políticas de Cookies

Termos de Uso | Estatuto
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: ipe@ipe.org.br

  • Português
kraken onion kraken darknet kraken tor
A implementação do kmspico sistemas educacionais ou corporativos permite uma utilização racional dos recursos e apoia iniciativas de proteção ambiental Você pode download ativador kmspico com segurança agora mesmo kmspico.lc.