Reconhecimento envolve ações de gestão, formação e apoio produtivo que fortalecem associações amazônicas
O LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica conquistou o 3º lugar na categoria Impacto Sustentável do Prêmio BRB de Impacto Social 2025, anunciado em cerimônia realizada em Brasília no dia 5 de dezembro. O reconhecimento destaca iniciativas que, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecem capacidades locais e contribuem para modelos de desenvolvimento sustentáveis no país.
No LIRA, esse trabalho se expressa no apoio contínuo a associações indígenas, extrativistas e ribeirinhas, por meio de ações que combinam formação de jovens e lideranças, qualificação da gestão administrativa e financeira e melhoria de processos internos fundamentais para o funcionamento das organizações. O objetivo é ampliar condições para que essas associações conduzam seus projetos com autonomia e solidez.
A iniciativa também atua no desenvolvimento de negócios comunitários sustentáveis, especialmente em cadeias da sociobiodiversidade como castanha, açaí, cacau e pirarucu. Na prática, o LIRA contribui com geração de renda, fortalecimento territorial e práticas de conservação e consolidação de economias comunitárias que refletem as dinâmicas e vocações de cada território.
As ações abrangem organizações presentes em 36 áreas protegidas da Amazônia, onde o LIRA apoia a estruturação de arranjos produtivos de base comunitária e a consolidação de mecanismos de governança que reforçam o protagonismo das associações locais.
O júri do Prêmio reconheceu no LIRA uma iniciativa capaz de fortalecer organizações amazônicas de forma estruturante e promover caminhos de desenvolvimento sustentáveis ancorados na gestão comunitária.