Na próxima semana, nos dias 06 e 07 de agosto (terça e quarta-feira), o Seminário Floresta Viva Amazonas, no Auditório do Bosque da Ciência, em Manaus/AM, reunirá interessados em conhecer mais sobre a iniciativa Floresta Viva Amazonas, do Funbio – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, os projetos contemplados pelo Fundo no edital que tem o mesmo nome do evento, além de ampliar o debate sobre o Plano Nacional de Vegetação Nativa e contribuir com as discussões das mesas-redondas.
As inscrições para participar do Seminário 100% presencial estão abertas, são gratuitas e devem ser realizadas pelo link até 05 de agosto de 2024. Nos dois dias, a programação terá início às 08:30 e seguirá até às 17:30.
O evento tem como objetivo fortalecer a restauração ecológica produtiva no estado do Amazonas a partir de discussões sobre como fomentar negócios sustentáveis alinhados a essa cadeia.
O Seminário é uma iniciativa do IPÊ e do Idesam, ambos com projetos contemplados pelo edital Floresta Viva Amazonas, do Funbio, além da UFAM – Universidade Federal do Amazonas, do INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e do PDBFF Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais.
Paulo Roberto Ferro, engenheiro florestal do IPÊ que integra a equipe do Reflora, projeto do IPÊ contemplado pelo Funbio, explica o potencial de fomentar negócios sustentáveis nessa direção. “A restauração ecológica no estado do Amazonas é recente e pode alinhar geração de renda para comunidades tradicionais com a conservação da biodiversidade”.
Saiba mais sobre o Reflora
O Projeto Reflora – Recuperação Ecológica e Implantação de Sistemas Agroflorestais Multifuncionais, do IPÊ, atua em cinco comunidades entre indígenas e ribeirinhas que vivem na RDS Puranga Conquista, localizada na região do Baixo Rio Negro. As ações valorizam a floresta em pé, contribuem com a segurança alimentar dessas comunidades, colaboram com a renda familiar, que, para 50% da população da Unidade de Conservação, é inferior a um salário mínimo, além de auxiliar na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.