Após 16 meses (fevereiro de 2023 a junho de 2024) com banners instalados na Trilha do Mico-leão-preto, o percurso recebeu na última semana (em 20 de junho) quatro placas definitivas, seguindo o modelo da Fundação Florestal que realiza a gestão do Parque Estadual Morro do Diabo.
As placas trazem informação sobre o mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) que tem a maior população no parque. Nesse período, ao menos 500 alunos de escolas da região percorreram o trajeto acompanhados da equipe de educação do Programa de Conservação do Mico-leão-preto.
“A instalação dos banners foi importante para testarmos o conteúdo apresentado na prática, durante uma trilha. Além da equipe que realiza a gestão do parque, alunos e professores que percorreram a trilha avaliaram de maneira positiva o conteúdo e por isso foi mantida a proposta original”, pontua Vinícius Alves, educador do Programa de Conservação do Mico-leão-preto.
“Com as placas conseguimos apresentar aos visitantes informações-chave sobre a espécie considerada símbolo do estado, além de curiosidades relacionadas à alimentação e aos ocos naturais e artificiais. Trazer esse conteúdo para o parque é estratégico também para mobilizarmos as pessoas quanto à importância da conservação da espécie”, destaca o educador ambiental do projeto.