::cck::275::/cck::
::introtext::
Durante a Virada Sustentável 2017 de São Paulo, o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a sua escola ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade realizarão o evento “Conservação da Biodiversidade: um ótimo negócio”. O encontro será composto por três palestras de pesquisadores e mestres em conservação, seguidas de um debate sobre como produções podem ser lucrativas economicamente e benéficas à biodiversidade, se feitas de maneira sustentável e protegendo os serviços ecossistêmicos.
As palestras vão trazer dados atualizados sobre temas relevantes para quem se preocupa com o consumo mais consciente, que gere cada vez menos impacto social e ambiental. O debate será mediado pela coordenadora do Mestrado Profissional da ESCAS, Cristiana Martins.
Confira a programação
Serviços Ecossistêmicos no Sistema Cantareira
A proteção dos serviços ecossistêmicos do Sistema Cantareira deve ser foco de atenção de todos aqueles que se beneficiam direta ou indiretamente dele. De empresas a consumidores da água produzida ali, até mesmo os produtores rurais, que dependem de áreas que influenciam na qualidade do meio ambiente local. Pesquisa do IPÊ comprovou que é possível garantir melhoria na produção rural com benefício à biodiversidade, por meio de um melhor uso do solo. Na palestra, outros dados sobre a sobrevivência desse sistema que vive sob ameaça ambiental serão discutidos com o público.
Palestrante: Alexandre Uezu (foto), Doutor em Ecologia pelo Instituto de Biociências/USP. coordenador de projetos do IPÊ e professor da ESCAS.
Pecuária neutra: negócios, clima e ambiente em equilíbrio
Com o desafio de transformar a produção pecuária em um negócio mais amigável para o planeta, Leonardo Resende, Mestre pela ESCAS/IPÊ, propõe estimular nas fazendas brasileiras a iniciativa que ele aplica na propriedade da família: a pecuária “neutra em metano entérico”, a partir de um sistema de silvipastoril (integração da pecuária com florestas). O sistema produtivo é bom para a melhoria do clima, pois já consegue sequestrar carbono da atmosfera e é um negócio comprovadamente promissor para quem quer investir. Além disso, é uma saída ao consumidor do produto, preocupado em reduzir o seu impacto sobre os recursos naturais.
Palestrante: Leonardo Resende, Administrador de Empresas e Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pela ESCAS. Doutorando em Meio Ambiente.
Produção de orgânicos e certificação
Como a certificação afeta a produção e venda de orgânicos – uma reflexão sobre agricultores familiares do cinturão verde de São Paulo. Produzir alimentos de maneira orgânica, respeitando os ciclos da natureza e contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população, tem sido o negócio de pequenos agricultores de uma fundamental área verde de São Paulo. Débora Vendramin Otta, apresenta o resultado de sua pesquisa sobre o tema e nos convida a conhecer e compreender os fatores que influenciam a produção orgânica na cidade.
Palestrante: Débora Vendramin Otta, engenheira agrônoma e Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pela ESCAS.
Serviço:
“Conservação da Biodiversidade: um ótimo negócio” (IPÊ e ESCAS)
25 de agosto às 14H – Unibes Cultural – Biblioteca
Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré (ao lado do metrô Sumaré)
Contato IPÊ: (11) 3590-0041 –
GARANTA SUA VAGA
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::275::/cck::