TRUSS, marca do Grupo Boticário, lançou em junho a campanha Amazon Conservation Edition Truss, com o objetivo de contribuir com a conservação da Floresta Amazônica. Com a edição especial da linha Equilibrium, parte da renda revertida para projetos socioambientais do IPÊ, parceiro da marca desde 2021 e que atua na Amazônia há mais de duas décadas.
O recurso (80 mil reais) será investido no plano piloto de restauração ecológica, implementado pelo Instituto na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, localizada no Baixo Rio Negro (AM).
Para Andrea Peçanha, Coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ, esta parceria de Marketing Relacionado a Causas (MRC) com a TRUSS mostra que é possível aliar marcas e causas e contribui não apenas para a conservação da região amazônica como também para a comunidade que vive no território. “Nossos projetos são sempre construídos com a participação das comunidades e no Baixo Rio Negro não será diferente – toda dinâmica será realizada junto com as famílias locais que toparam participar dessa iniciativa. Queremos não apenas apoiar a população da região com insumos e infraestrutura, como também auxiliá-la com informações sobre o desenvolvimento de práticas para o cultivo de novas plantas, frutos e árvores de espécies nativas, sempre considerando a sabedoria ancestral e incentivando a troca de saberes entre nossos técnicos e os moradores locais”, comenta.
O trabalho inclui também orientação destes moradores sobre coleta de sementes, manejo de terra, além da implementação de um viveiro de mudas nativas com potencial de produção de, no mínimo, 2 mil mudas por ano.
“Consideramos este projeto como um passo importante para TRUSS, agora parte do Grupo Boticário, que tem como um de seus principais pilares a geração de impacto positivo para a sociedade. Com a ação em parceria com o IPÊ, que lidera projetos envolvendo pesquisa científica de espécies, educação ambiental e conservação de habitats, iremos beneficiar, em média, quinhentas famílias que dependem da preservação da Floresta Amazônica”, afirma Marcela de Masi, diretora executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário. Recentemente adquirida pelo Grupo Boticário, TRUSS passa a assumir, também, os 15 Compromissos para o Futuro que permeiam as marcas de um dos maiores ecossistemas de beleza do mundo, abordando ações afirmativas nas dimensões humanas, ambientais e dos processos produtivos – entre eles, a neutralização do impacto ambiental e a conversação da biodiversidade.