As experiências e resultados do Projeto Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo, do IPÊ, estão sendo compartilhadas na 8a edição da International Wildland Fire Conference – Wildfire, realizada entre os dias 16 e 19 de maio, na cidade de Porto, em Portugal. No evento, representantes de entidades governamentais, ongs, brigadistas voluntários e instituições privadas de diversos países debatem temas como gestão integrada do fogo, boas práticas e os desafios do voluntariado no MIF em várias partes do mundo.
O IPÊ é responsável pela organização de um Workshop específico sobre o Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo, que faz parte da programação oficial do evento, e tem o objetivo de compartilhar experiências de vários países sobre o tema. Além disso, será apresentado um pôster científico sobre a estratégia federal do voluntariado no MIF no Brasil, destacando os resultados parciais obtidos até o momento e os próximos passos do projeto.
Para Angela Pellin, coordenadora do projeto Voluntariado no MIF, a conferência é uma excelente oportunidade para mostrar ao público internacional os avanços relacionados ao voluntariado no manejo integrado do fogo no Brasil, e ao mesmo tempo, conhecer instituições e atores sociais que estão atuando com o tema mundo afora. “Além do IPÊ, representantes dos parceiros do Projeto participarão do evento, ampliando o intercâmbio e aprendizados que fortalecerão as etapas seguintes da construção da estratégia federal de voluntariado no MIF”.
Dentro dessa perspectiva o projeto está apoiando a participação da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias na Conferência. “É a primeira vez que a gente tem notícias que um grupo de voluntariado do Brasil está indo para um evento desse segmento fora do país. Isso é muito significativo. A nossa expectativa é que a participação nessa conferência alavanque a capacidade e a capilaridade da rede nacional de brigadas voluntárias, pois ela certamente nos ajudará e repercutir e ampliar o relacionamento com outras instituições e organizações internacionais que também atuam com voluntariado em manejo integrado do fogo”, destaca Rafael Gava, presidente da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias.
Realizada a cada quatro anos, a conferência Wildfire já ajudou organizações e profissionais de mais de 70 nações a desenvolver um vocabulário de fogo comum, doutrinas, manuais de formação, técnicas e normas operacionais. Ao longo de sete edições, o evento conseguiu avançar no encaminhamento de diversas ações de prevenção, deteção e extinção de incêndios florestais, dominando um portfólio de soluções tecnológicas.
“Nesta 8a edição vamos reforçar ainda mais essas iniciativas para garantir uma melhor governança dos incêndios florestais para proteger a biodiversidade, promover o sequestro de carbono e certificar que as florestas saudáveis forneçam bens e serviços que não desapareçam com os incêndios florestais”, afirma Tiago Martins de Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), organização responsável pela conferência.
Fernando Rodovalho, especialista em MIF do IPÊ, que participa pela segunda vez do evento comenta que “é inspirador ver o aumento gradual do protagonismo do voluntariado e da sociedade civil como atores chaves do manejo integrado do fogo em contexto global. A participação cada vez mais ativa da sociedade civil é fundamental na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo para a conservação ambiental”.
O projeto é realizado pelo IPÊ em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Coordenação de Manejo Integrado do Fogo (CMIF) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
8ª International Wildland Fire Conference
Data: 16 a 19 de maio/2023
Local: Porto, Portugal
Mais informações em: www.wildfire2023.pt