Nesta quinta-feira, 03 de agosto, cerca de 40 alunos do Ensino Fundamental I e II, da Escola Estadual Ribeirinhos, localizada no assentamento rural Gleba XV de novembro, setor 3, no município de Rosana, na região do Pontal do Paranapanema, no extremo Oeste Paulista, vão participar de ação que celebra os 39 anos do Programa de Conservação do Mico-leão-preto, trabalho que deu origem ao IPÊ.
A programação terá início na Trilha do Mico-leão-preto, no Parque Estadual Morro do Diabo, onde a turma fará um tour. Na sequência, os alunos seguirão para o Viveiro Alvorada, onde vão receber 300 mudas de árvores doadas pelo Viveiro Mata Nativa, além de sementes de algumas espécies, para plantio em área localizada a 20 metros da escola. “No viveiro Alvorada, os alunos vão assistir à apresentação do proprietário Valter Ribeiro Campos sobre como plantar as mudas e os cuidados necessários com elas. Como na área próxima à escola há uma nascente, com o plantio, a turma vai contribuir com a conservação dela”, pontua Vinícius Alves coordenador de Educação Ambiental do Programa. Os dois viveiros comunitários da região (Campos Alvorada e Mata Nativa) são acompanhados de perto pelo IPÊ.
Nesse plantio, todas as espécies de mudas de árvores integram a dieta do mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus). “Peito-de-pombo (Tapirira guianensis), Jerivá (Syagrus romanzoffiana), Jabuticaba (Plinia trunciflora), Erva-de-passarinho (Phoradendron quadrangulare), Pindaíba (Xylopia brasiliensis), Goiaba (Psidium guajava), Amarelinho (Trichilia catiguá), além de Guaçatonga (Casearia decandra).
Registro de ação realizada no Parque Estadual Morro do Diabo.