Novo ciclo de educação ambiental em escolas de Nazaré Paulista com projeto Semeando Água, do IPÊ

Horta semeando agua2Em breve, mais uma escola pública localizada na região do Sistema Cantareira contará com horta. Os canteiros já estão prontos na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monsenhor Afonso, localizada em Nazaré Paulista (SP). Agora, os próximos passos incluem a mobilização de alunos, da equipe escolar e da comunidade, por meio de uma parceria entre o Projeto Semeando Água, do IPÊ, e o Projeto Semear, da prefeitura de Nazaré Paulista. 

Na segunda-feira (23/08), Andrea Pupo, coordenadora de educação ambiental do Projeto Semeando Água apresentou aos educadores do município a proposta da Trilha de Aprendizagem, durante o HTPC - Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo. “Desenvolvemos um material que mostra as conexões entre água, floresta, alimento e produção sustentável. O objetivo é apoiarmos os professores, por meio de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Acreditamos que mostrar na prática aos alunos a aplicação do conhecimento contribui com o aprendizado”.  

Roseli Novais, diretora da Escola Monsenhor Afonso, destaca o potencial de mobilização de ações como essa. No ciclo anterior do Projeto Semeando Água, Roseli estava à frente da Escola Municipal Faustino Penalva, que implementou uma série de ações propostas pelo projeto, por meio de atividades pedagógicas e acompanhadas de perto pela equipe do IPÊ.  “Dessa vez estou à frente da Escola Monsenhor Afonso e além da equipe escolar e dos alunos, a expectativa é envolvermos também a comunidade. Os alimentos cultivados na horta serão incluídos na merenda. Vamos convidar todos esses públicos para plantar, regar, colher os alimentos, participar dessas ações”. 

As equipes do Projeto e da escola adiantaram juntas a implementação dos canteiros que em breve vão receber as sementes e os cuidados de mais pessoas. “À medida que avançarmos com os educadores com a Trilha de Aprendizagem contaremos com mais práticas sustentáveis no município”, antecipa Pupo.  

Multiplicar boas práticas

Em 2019, duas escolas receberam a visita de Marcos Vinícius da Silva Almeida, Gestor de Projetos Ambientais / Responsabilidade Social / Programas Ambientais da Petrobras, patrocinador do Projeto Semeando Água, entre elas a Escola Municipal Faustino Penalva, sob a direção de Roseli Novais. 

“Quando assumi como diretora a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monsenhor Afonso liguei logo para a Andrea Pupo, do Projeto Semeando Água/IPÊ e dessa forma já conseguimos preparar os canteiros. A experiência que tive com toda a equipe do projeto na Escola Faustino foi ótima, de parceria! Com a divulgação da Trilha da Aprendizagem terá início um novo ciclo de trabalho, é um desafio, mas sou otimista por tudo o que conquistamos na Escola Faustino”, revela a diretora. 

O Projeto Semeando Água, do IPÊ, conta com apoio da Caterpillar Foundation, da Tree Nation, da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. São parceiros do projeto: a UFLA - Universidade Federal de Lavras, a UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos, Unifesp – Universidade Federal de São Paulo (São José dos Campos), Instituto Florestal, entre outros.

Saiba mais sobre as ações de educação ambiental em andamento em Nazaré Paulista (SP)

Projeto Semeando Água lança Trilha de Aprendizagem para educadores e Revista para jovens sobre o Sistema Cantareira

Rede pública de ensino em Nazaré Paulista terá Escolas Climáticas gratuitamente por meio do IPÊ