De 28 a 31 de maio de 2025, a ESCAS-IPÊ, em Nazaré Paulista, Brasil, sediou a oficina internacional “Sociobioeconomias e Finanças para a Conservação na Amazônia.” The event marked the official launch of the project, The Power of Connections: Harvesting Lessons and Strengthening Coalitions for Amazonian Conservation, led by the Tropical Conservation and Development Program (TCD) at the University of Florida and supported by the Gordon and Betty Moore Foundation.
Ao longo de quatro dias, lideranças indígenas, pesquisadores, representantes de organizações de base, ONGs, setor privado e universidades representando os países Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Suriname e Estados Unidos se reuniram para compartilhar experiências, estratégias e desafios de seus respectivos territórios e países. O evento teve como objetivo fomentar alianças intersetoriais e transfronteiriças, construir uma agenda compartilhada de conservação pan-amazônica e avançar soluções sociobioeconômicas baseadas no conhecimento e na diversidade das experiências vividas.
Suzana Padua, presidente e cofundadora do IPÊ, enfatizou que o valor do evento esteve na disposição dos participantes em ir além das histórias de sucesso. “Foi um encontro inspirador. As pessoas estavam dispostas não apenas a compartilhar suas vitórias, mas também a falar com honestidade sobre os desafios e lições que aprenderam ao longo do caminho”, disse ela.
Este foi o primeiro de vários encontros planejados que aprofundarão colaborações e ajudarão a definir prioridades compartilhadas entre lideranças amazônicas. O processo de um ano culminará na Conferência Amazônica da UF, prevista para acontecer em 2026 na Universidade da Flórida. Mais do que uma oficina, O Poder das Conexões se consolidou como um espaço vivo de escuta, colaboração e esperança, onde pontes foram construídas não apenas entre países, mas também entre formas de saber, viver e imaginar o futuro da Amazônia.
Texto de Analu Melo Ferreira. Matéria completa aqui.