Quinze pesquisadores, de 10 países da América Latina, reconhecidos com o Whitley Award pelo trabalho que realizam para a conservação da biodiversidade estiveram reunidos para um treinamento promovido pela WFN – Whitley Fund for Nature, na sede do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, em Nazaré Paulista, em agosto. Segundo Lisa Wheeler, diretora de Subsídios e Relacionamento, a ação teve como objetivo ampliar os esforços pela conservação em alguns dos locais que contam com a maior biodiversidade do planeta.
“Como grupo, os pesquisadores reconhecidos pela WFN têm solicitado mais oportunidades de formação e networking para partilharem e aprenderem uns com os outros. Ao facilitar oportunidades de aprendizagem presenciais lideradas por pares que trabalham na mesma região geográfica, queremos maximizar o impacto de conservação dos indivíduos, promovendo uma rede próspera, ativa e de apoio aos pesquisadores vencedores do prêmio WFN neste momento crítico na batalha para salvar a biodiversidade”, explica Lisa.
O grupo reuniu: Angela Maldonado (Entropika/ Colômbia), Susana Gonzalez (Instituto de Conservacion Neotropical/ Uruguai), Rosamira Guillen (Fundación Proyecto Tití/ Colômbia), Mauro Lucherini (Grupo de Ecología Comportamental de Mamíferos (GECM)/Argentina), Rachel Graham (Mar Alliance/ Belize), Michaela Camino (Asociacion Civil Red Agroforestal Chaco Argentina (REDAF)/ Argentina), Pablo Hoffmann (Sociedade Chaua/Brasil), José Sarasola (Centro para el Estudio y Conservacion de las Aves Rapaces en Argentina (CECARA)/ Argentina), Pilar Alexander Blanco Marquez (Asociacion Civil Fundacion Esfera/ Venezuela), Xime Velez-Liendo (Prometa/ Bolívia), Marta Marleny Rosales Meda (ORCONDECO/ Guatemala), Nicole Auil Gomez (Wildlife Conservation Society/Belize), Pedro Friedrich Fruet (Kaosa/ Brasil), Yuliana Rocío Bedolla Guzmán (Grupo de Ecología y Conservación de Islas, A.C./ México) e Monica Magdalena Gonzalez Pita (Foundation for the Conservation of the Tropical Andes/ Equador).
A diretora da WFN conta que a programação foi desenvolvida com base nas prioridades dos participantes. “Durante uma semana, os pesquisadores compartilharam lições de sucesso, soluções inovadoras e também fracassos. Ficamos emocionados com a participação de Claudio Padua, co-fundador do IPÊ reconhecido com o Whitley Award (1999) e o Continuation Fund Awards (2014), e Suzana Padua, co-fundadora e presidente do IPÊ, que abriram o evento e lideraram workshops revolucionários”.
Suzana destaca que esse encontro trouxe esperança e possibilitou, de fato, a troca de aprendizados. “As pessoas que participaram são vencedoras, obstinadas e já mostraram a que vieram, elas têm como bandeira salvar a biodiversidade de seus países. Durante a abertura do encontro contamos a história do IPÊ e tivemos a oportunidade de conversar com o grupo sobre dilemas e desafios das ONGs, como sucessão, captação de recurso institucional, o envolvimento dos mais diversos stakeholders nos projetos, além da importância do fortalecimento institucional e das auditorias. Afinal, quanto mais forte a instituição for, mais possibilidades o projeto terá”.
O encontro se tornou possível por conta de doações para a Whitley Fund for Nature. “Graças ao generoso apoio dos nossos doadores, incluindo a Fundação Hempel, conseguimos oferecer esta oportunidade de uma semana no Brasil, após a nossa primeira formação regional no Quênia, em 2022”, pontua Georgie White, responsável pelas parcerias no Whitley Fund for Nature.
A realização do encontro promovido por Whitley Fund for Nature na sede do IPÊ em Nazaré Paulista/SP tem ainda mais um significado, como explica Suzana. “As duas primeiras construções da sede do IPÊ foram viabilizadas com recursos doados pela família Whitley, antes mesmo de existir a premiação. O Edward (fundador da Whitley Fund for Nature) tinha, na época, uma fundação familiar quando conseguiu recurso para financiar a primeira construção em reconhecimento aos nossos esforços pela conservação. Quando ele veio inaugurar a construção, pedimos recurso para o segundo prédio e ele conseguiu novamente com a família. Vejo a vinda desse grupo à sede do IPÊ como mais um capítulo dessa história. Na verdade, o grupo de Whitley veio celebrar em um ambiente que o próprio Edward Whitley (fundador da Whitley Fund for Nature) proporcionou para IPÊ”.