::cck::113::/cck::
::introtext::
Implementado pelo ICMBio em 2009, o Programa de Voluntariado é uma importante estratégia para a proteção das Unidades de Conservação brasileiras. A iniciativa passa por uma atualização em 2016 e conta amplamente com a parceria do IPÊ para o desenvolvimento de ações estruturantes, como planejamento estratégico, o desenho da identidade visual, a elaboração do Guia do Gestor e do Caderno do Voluntário, além de outros materiais para fortalecimento do programa e sua ampliação.
O estabelecimento de parcerias com outras instituições foi um dos avanços do programa ao longo dos anos. O Serviço Florestal Americano é parceiro da iniciativa desde 2012. Em 2016, além do IPÊ, o WWF-Brasil e o Banco do Brasil também aderiram. A proposta é que os parceiros apoiem na reestruturação do programa que deve levar no mínimo três anos.
“Este é um trabalho a várias mãos que tem forte relação com a missão do IPÊ, que é conservar a biodiversidade a partir de modelos inovadores. Colocamos nossa expertise de cerca de 25 anos de atividades de pesquisa, ciência e educação à disposição dos parceiros para que todos possamos chegar a um objetivo comum que é a conservação da biodiversidade brasileira. Isso acontece não só no programa de voluntariado, mas nos diversos outros programas que realizamos principalmente nas Unidades de Conservação da Amazônia”, explica a coordenadora de projetos do IPÊ Fabiana Prado.
“Com a reformulação do programa, vem a perspectiva de que as áreas naturais protegidas são importantes para a sociedade e que nós do Instituto Chico Mendes não conseguimos resolver e fazer tudo sozinhos. Por isso, estamos fazendo desde o início desse processo diversas parcerias”, ressaltou Cláudio Maretti, diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação.
Para 2017, o IPÊ e os parceiros do programa têm em vista o desenvolvimento de um sistema de dados que garanta mais visibilidade de seus números, além da realização de capacitações aos gestores e voluntários das Unidades de Conservação que aderirem ao programa.
Para a trabalhar na reestruturação do Programa de Voluntariado do ICMBio, o IPÊ conta com suporte financeiro da Gordon e Betty Moore Foundation, apoiadores de diversos projetos da organização realizados em áreas protegidas.
(Foto: ICMBio)
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::113::/cck::